segunda-feira, 26 de agosto de 2013

Sexualidade infantil

Até hoje, educadores e responsáveis acreditam que o tema é muito complexo para ser abordado com alunos e filhos. Entre os pais, existem aqueles que preferem não mencionar o assunto, pois se dizem despreparados para isso. Muitos ainda alegam não saber como responder as perguntas que são feitas pelas crianças. Já entre os educadores também há os que não se julgam preparados para falar sobre sexualidade com os alunos. No entanto, as crianças devem receber orientação sexual tanto da família quanto da escola. Logo, educadores e pais deveriam partir para um trabalho em conjunto, para elucidar as principais dúvidas infantis.
Dicas para abordar o tema na escola 
Leia mais:
http://revistaguiafundamental.uol.com.br/professores-atividades/109/sexualidade-infantil-alem-do-assunto-sempre-gerar-controversias-ele-292478-1.asp

Funarte realiza oficina de "teatro na sala de aula" em Cuiabá

De 9 a 25 de setembro, a Fundação Nacional de Artes – Funarte realiza a oficina “Teatro na sala de aula – Uma possibilidade em Arte / Educação”, com o ator e diretor teatral Carlos Ferreira.  Voltado a professores do ensino básico da rede pública e estudantes de pedagogia, letras e educação musical, o curso tem como objetivo desenvolver conteúdos e fazeres metodológicos arte-educativos que possibilitem ao educador transferir a seus alunos a alfabetização artístico-estética por meio do teatro na sala de aula. As inscrições podem ser feitas até 9 de setembro.
A oficina contará com exercícios corporais e vocais para a sensibilização do educador; jogos teatrais na percepção espaço/tempo/ritmo; construção de textos teatrais com a técnica do barbante; construção e manipulação da Caixa Cênica Pedagógica; expressão sonora como elemento de musicalização; leituras e interpretação de textos sobre o processo da arte-educação, entre outros.
Serviço
Oficina: Teatro na sala de aula – Uma possibilidade em Arte / Educação
Professor: Carlos Ferreira , ator, diretor teatral e arte-educador
Data: 9 a 25 de setembro 2013, às segundas, terças e quartas-feiras, das 8 às 12h
Local: Cine Teatro Cuiabá – Av. Getúlio Vargas, 161 – Centro Histórico – Cuiabá – MT
Vagas: 20
Inscrições até 9 de setembro: gestaocultural.ctc@gmail.com / (65) 3054-5840 / 3624-5845
http://www.funarte.gov.br/teatro/funarte-realiza-oficina-de-teatro-com-foco-em-arte-educacao-em-cuiaba-mt/

CNTE Retratos da Escola: Avaliação da Educação Básica

A CNTE lançou, neste mês de agosto, o volume 7, número 12 da revista Retratos da Escola, com o tema "Avaliação da Educação Básica". No editorial, o editor da publicação, Luiz Dourado, afirma: "As análises deste dossiê problematizam as políticas de avaliação da educação básica em curso no País e identificam suas características, limites e potencialidades, com perspectivas para sua maior organicidade, após a ampliação da educação básica obrigatória (quatro a 17 anos) e a definição de sua universalização até 2016, considerando, também, a educação de zero a três anos e as modalidades educativas."
No lançamento, realizado no auditório da CNTE em Brasília, Dourado celebrou o reconhecimento crescente da publicação: "A nossa revista está indexada em vários locais de referência e com periodicidade regular. Estamos na Biblioteca Brasileira de Educação, no Latindex, que é uma indexação internacional, na livraria do Congresso dos Estados Unidos, no periódico da CAPEX, na Unicamp e em processo avançado na Fundação Carlos Chagas, entre outros. Hoje somos uma revista de classificação B2 na Capes, que significa dizer que é o primeiro periódico do mundo sindical indexado e com uma avaliação que algumas revistas conseguem ter apenas depois de 15 anos. Nós estamos no quinto ano, sem perder a identidade da interlocução com os profissionais da educação, pesquisadores e interessados na temática, temos uma ótima participação do comitê editorial", afirmou.
Você pode acessar a publicação completa neste link.

http://www.cnte.org.br/index.php/publicacoes/revistas/12427-leia-a-atual-edicao-da-retratos-da-escola-avaliacao-da-educacao-basica.html

domingo, 25 de agosto de 2013

Multisseriação e a formação docente

No início de julho, o MEC instituiu a Escola da Terra, ação do Programa Nacional de Educação do Campo (Pronacampo) que oferece formação continuada aos professores que atuam em escolas no campo e em comunidades quilombolas. A ideia é oferecer um curso com carga mínima de 180 horas a docentes que lecionam nessas áreas, especificamente nos anos iniciais do ensino fundamental e, sobretudo, para as turmas multisseriadas. Essa descrição, publicada no Diário Oficial da União, faz perguntar o porquê desse foco. Do total de escolas do campo (76.229), 71,37% (54.405) têm salas com estudantes de diversas séries, que somam 22% (1.384.654) das matrículas totais do campo (6.293.885), segundo o Censo Escolar Inep 2011. O desafio hoje é similar ao de seis anos atrás, quando 70% dessas instituições eram multisseriadas.

Ainda de acordo com o Censo Escolar, atualmente existem 342.845 professores no campo. Desse total, apenas 53,23% (182.526) possuem o ensino superior. Mas, por enquanto, são 7,5 mil vagas de formação continuada do programa Escola da Terra previstas para 2013. Ou seja, a princípio, o projeto pode atender 4,1% do conjunto de docentes do campo com formação universitária.
Neste ano, as vagas serão distribuídas por sete universidades federais, segundo a Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização, Diversidade e Inclusão (Secadi) do MEC. E, para ser instituída em uma cidade ou estado, a formação continuada da Escola da Terra depende da adesão das secretarias estaduais ou municipais de Educação por meio do Sistema Integrado de Monitoramento Execução e Controle (Simec).
Leia mais>
http://revistaeducacao.uol.com.br/textos/196/campo-das-necessidades-293544-1.asp

Campus da UFMT Várzea Grande funcionará em 2014

Almeja-se que a partir de agosto de 2014, 300 alunos já estarão em aulas no campus da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) em Várzea Grande. A projeção é da pró-reitora Eliana Rondon, que encabeça os trâmites necessários para o início das obras da instituição. O processo licitatório para a construção será publicado até o final deste mês. Com o endereço já escolhido, o campus de Várzea Grande será localizado na avenida Projetada A do bairro Chapéu do Sol, na região do Pari.
 
“Uma vez licitadas as obras, é necessário também o aporte da infraestrutura pelo município de levar água, acesso e energia ao local. Até o momento, as autoridades têm me passado respostas positivas”, conta. A universidade disponibilizará inicialmente cinco cursos de engenharia e a proposta é que a médio prazo outros cinco sejam implantados. “Consideramos a possibilidade de no futuro centralizar no campus de Várzea Grande todas as faculdades de engenharia”.
leia mais:
http://www.24horasnews.com.br/m440093/ufmt_de_vrzea_grande_j_tem_data_para_funcionar.html

Crianças aprendem jogando

Com pontos e medalhas, exercícios passam por jogo e ganham atenção em aula de escola pública de São Paulo

Um texto ou figura, uma pergunta e as alternativas para resposta. Na prática, o jogo educacional Ludz segue o padrão mais tradicional de qualquer exercício escolar, no entanto, alunos do 5º ano da Escola Estadual Henrique Dumont Villares, em São Paulo, dizem gostar do teste online tanto quanto de educação física e, quem tem internet em casa, conta que prefere usar o tempo livre para responder mais questões a entrar em redes sociais.
Ao acompanhar uma aula, a diferença parece estar em elementos simples que fazem com que a atividade se pareça a um vídeo-game. “Tô lendo rápido porque daqui a pouco aparece a velha do tempo”, explica Arthur Sabbadini, de 10 anos, se referindo a um desenho que aparece antes do tempo limite para responder expirar. Ele também faz questão de clicar em um botão que pode gerar uma dica, eliminar uma alternativa errada ou apenas gerar um desenho de um estudante com um comentário sem utilidade para achar a resposta. “É o colega”, explica Arthur. “Às vezes ele dá uma dica, mas às vezes só fala qualquer coisa.”
http://ultimosegundo.ig.com.br/educacao/2013-08-18/alunos-preferem-jogo-que-e-bateria-de-testes-educacionais-a-facebook.html

Prêmio para os Professores

Foi aberta a chamada de candidaturas para a terceira edição do Prêmio UNESCO-Hamdan Bin Rashid Al-Maktoum para melhores práticas e desempenhos no aprimoramento da eficácia dos docentes.

O prêmio é concedido a cada dois anos em reconhecimento às iniciativas que contribuem para melhorar as práticas educacionais ao redor do mundo, preferencialmente em países em desenvolvimento e em comunidades marginalizadas ou desfavorecidas.
O Prêmio UNESCO-Hamdan tem como objetivo contribuir para a melhoria da qualidade do ensino por meio da capacitação de docentes. O Prêmio foi instituído em 2008 e é financiado pelo xeique Hamdan Bin Rashid Al-Maktoum, dos Emirados Árabes Unidos (EAU).
O valor total da premiação é de 270 mil dólares, que serão divididos entre os três primeiros lugares. Os projetos vencedores do prêmio serão aqueles que tenham contribuído de maneira notável para a qualidade do ensino e da aprendizagem, por meio de atividades relacionadas aos docentes.
O prazo para apresentação de candidaturas vai até 31 de outubro de 2013.
Para apresentar uma candidatura, consulte o guia (PDF, em inglês) e o formulário de candidatura (.DOC, em inglês).

Mais informações sobre o Prêmiowww.unesco.org/new/es/hamdan-prize (em espanhol)

http://www.unesco.org/new/pt/brasilia/about-this-office/single-view/news/nomination_call_for_unesco_hamdan_prize_2013_2014-6/#.Uhfm8dLVAZ4

sábado, 24 de agosto de 2013

UFMT Doutorado e Mestrado em Educação

Programa de Pós-graduação em Educação (PPGE) da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) oferece 47 vagas para o Mestrado em Educação nas seguintes linhas de pesquisa: Culturas Escolares e Linguagens; Educação em Ciências e Educação Matemática; Organização Escolar, Formação e Práticas Pedagógicas; Cultura, Memória e Teorias em Educação; Movimentos Sociais, Política e Educação Popular. Outras 11 vagas são abertas para o Doutorado em Educação nas linhas de pesquisa: Movimentos Sociais, Política e Educação Popular; Cultura, Memória e Teorias em Educação; Organização Escolar, Formação e Práticas Pedagógicas. 
As inscrições poderão ser feitas no período de 01 a 11 de outubro. Será cobrada uma taxa de R$132,64. Os interessados deverão procurar a secretaria do PPGE, no Instituto de Educação (IE), sala 69, das 8h às 11h e das 14h às 17h. Os candidatos deverão comprovar ou obter proficiência em um idioma estrangeiro (inglês, francês ou espanhol), para o Mestrado e dois, sendo o inglês obrigatório, para o Doutorado. O resultado das inscrições deferidas será divulgado no dia 23 de outubro.
O processo de seleção será realizado por meio de prova escrita (dia 04 de novembro) e arguição (25 a 29 de novembro). O resultado final será divulgado no dia 11 de dezembro e o início do período letivo no dia 17 de março de 2014.

Confira a íntegra do edital.
http://ufmt.br/

Muito antes do celular

Basta olhar com um pouquinho de atenção para o mundo à nossa volta e fica fácil perceber: as tecnologias de comunicação estão cada vez mais presentes em nossas vidas. Telefones celulares com mil e uma funções, internet rápida, tablets, conexão sem fio… Enviar e receber informações é o que está por trás de todas essas invenções.
Cerca de 400 anos atrás, para uma mensagem sair de um lugar e chegar a outro, ela precisava ser escrita em um papel, que era transportado por um mensageiro do lugar onde a coisa aconteceu até o lugar onde estava a pessoa que seria informada sobre aquilo. 
Leia mais: 
http://chc.cienciahoje.uol.com.br/muito-antes-do-celular/

Envolvimento de toda a escola determina sucesso de Um Computador por Aluno

As experiências bem-sucedidas do projeto Um Computador por Aluno têm, pelo menos, alguns pontos em comum. O primeiro é terem sido abraçadas por todos os envolvidos no processo: alunos, professores, coordenadores, diretores, secretários, prefeitos. Depois, a transformação do programa em política pública local aparece como ponto crucial para o sucesso da iniciativa nesses estados e municípios.
Na avaliação do professor Gilberto Lacerda, do Departamento de Métodos e Técnicas da Faculdade de Educação da Universidade de Brasília (UnB), só quando diferentes esferas administrativas são envolvidas em um processo como esse há chances de sucesso. “Se um novo prefeito não se interessa pelo projeto vai tudo por água abaixo. As experiências que funcionaram têm esse apoio”, comenta.
Leia mais:
http://ultimosegundo.ig.com.br/educacao/2013-08-24/envolvimento-de-toda-a-escola-determina-sucesso-de-um-computador-por-aluno.html

Queimadas em terras Xavantes

O fogo já destruiu um quinto da reserva xavante Marãiwatsédé, em Mato Grosso, no que algumas autoridades suspeitam que seja uma vingança de não-índios desalojados no ano passado dessa região produtora de soja e gado.
Imagens de satélite feitas na última semana mostraram que mais de 400 incêndios foram iniciados no território indígena, segundo a Funai (Fundação Nacional do Índio).
A reserva Marãiwatsédé se tornou um caso emblemático das crescentes tensões no Brasil entre índios e fazendeiros, que têm explorado novas áreas na esperança de lucrar com a crescente produção de milho, soja e outras commodities nos últimos anos.
leia mais: http://noticias.uol.com.br/meio-ambiente/ultimas-noticias/redacao/2013/08/23/incendios-queimam-terra-xavante-no-mt-funai-suspeita-de-retaliacao.htm

Educadores: orientem os pais a vacinarem seus filhos

As 86 unidades básicas de saúde de Cuiabá estarão abertas neste sábado (24) para realizar o dia “D” da Campanha de Atualização da Vacinação Infantil, lançada pelo Ministério da Saúde em todo o país, no período de 24 a 30 de agosto.

O objetivo é vacinar as crianças menores de cinco anos que não estiverem com a caderneta em dia. Por isso, é importante que os pais levem a caderneta de seus filhos para atualização.

Na campanha, serão oferecidas todas as vacinas do calendário básico infantil: BCG, hepatite B, penta, inativada poliomielite (VIP), oral poliomielite (VOP), rotavírus, pneumocócica 10 valente, meningocócica C conjugada, febre amarela, tríplice viral (sarampo, rubéola e caxumba) e DTP (difteria, tétano e coqueluche).
http://www.midianews.com.br/conteudo.php?sid=3&cid=170184

UNEMAT Mestrado em Educação

O programa de Pós-graduação em Educação da Universidade do Estado de Mato Grosso, oferecido no campus de Cáceres, divulgou dois editais de seleção para ingresso de novos alunos para início das aulas em 2014. As inscrições serão feitas no período de 02 a 30 de setembro deste ano. 
O primeiro edital oferta 20 vagas para novos alunos em duas linhas de pesquisa: “Educação e Diversidade” e “Formação de Professores, Políticas e Práticas Pedagógicas” e são abertas para qualquer candidato com nível superior.
leia mais: http://www.novoportal.unemat.br/index.php?pg=noticia/8240/Unemat%20abre%20processo%20seletivo%20para%20mestrado%20em%20Educa%E7%E3o#.UhgklpLVAZ4

Comissão da Câmara Federal aprova Passe Livre Estudantil

A Comissão de Viação e Transportes aprovou hoje projeto (PL 79/11) que cria o Programa Nacional do Passe Livre Estudantil. O programa beneficiará alunos dos ensinos público e privado com a isenção total do pagamento de transporte público coletivo. A tarifa zero para o transporte público tem sido o esteio das manifestações populares que começaram a ocorrer em junho deste ano.
Segundo a proposta, a União, por meio do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), vai conceder subvenção financeira, em caráter suplementar, ao Distrito Federal e aos municípios que aderirem ao programa.
O projeto determina que o repasse dos recursos financeiros será calculado com base no número de alunos beneficiados pelo programa, observada a contrapartida do município ou do Distrito Federal.
leia mais:
http://www2.camara.leg.br/camaranoticias/noticias/TRANSPORTE-E-TRANSITO/449887-COMISSAO-APROVA-PASSE-LIVRE-ESTUDANTIL.html

sexta-feira, 23 de agosto de 2013

Escola de Juara é finalista do Prêmio Gestão

Escola Luiza Nunes Bezerra
O Comitê Nacional de Avaliação do Prêmio Gestão Escolar 2013 esteve reunido nestes dois últimos dias (22 e 23), na sede do Consed, com a tarefa de escolher dentre as vinte e sete escolas destaques estaduais, as seis escolas finalistas ao título de Referência Brasil.
O Comitê foi composto pelas seguintes instituições parceiras do prêmio: a UNDIME; a Fundação Itaú-Social; a Fundação Roberto Marinho; o MEC; o Instituto Unibanco e o Instituto Natura. A seleção foi conduzida pela equipe técnica do Centro de Estudos e Pesquisas em Educação, Cultura e Ação Comunitária (Cenpec).
“Neste processo de escolha das escolas finalistas foi de fundamental importância a participação dos parceiros munidos de especialistas com conhecimento em gestão. Foi muito interessante os dois dias de trabalho para que pudéssemos conhecer melhor os 27 premiados nos estados” disse Yara Brandão, do Cenpec. Ela disse que ideia é tentar contemplar aquelas escolas que possam ser inspiradoras e referência para outras escolas publicas que tenham um perfil de escola pública comum e não um projeto piloto e tão diferenciada, pois elas são mais difíceis de serem seguidas. Todas as seis escolas que foram escolhidas seguem esse perfil: tem a cara da escola pública do Brasil.
Resultado
Depois de feita a avaliação da documentação de cada uma das escolas candidatas, foram apontadas as seis escolas finalistas desta edição do Prêmio: 
UF
Nome da escola
Município
MG
EE Deputado Patrús de Sousa
Carandaí
MS
Escola Estadual  Olinda Conceição Teixeira Bacha
Campo Grande
MT
Escola Estadual Luiza Nunes Bezerra
Juara
RN
EE Profª Terezinha Carolino de Souza
Jaçanã
RR
Escola Estadual Mario David Andreazza
Boa Vista
SP
Cesar Lacerda de Vergueiro Senador
Araras


http://consed.org.br/index.php/comunicacao/noticias/693-premio-gestao-escolar-2013-confira-as-escolas-finalistas-desta-edicao

Seduc convocará mais 1.039 classificados em Concurso

A Secretaria de Estado de Educação (Seduc) convocará até o novembro mais 1.039 profissionais da Educação classificados no último concurso público (edital 004/2009) realizado em 2010. Ao todo serão convocados 516 professores, 33 Técnicos Administrativos Educacionais (TAE) e 490 Apoios Administrativos Educacionais (AEE). Com a primeira convocação para 02 de setembro.
Em reunião realizada com Seduc/SAD e Sintep-MT, o secretário de Estado de Educação, Ságuas Moraes, e de Administração, Francisco Faiad, apresentaram o cronograma.
Dia 2 de setembro serão convocados 33 Técnicos Administrativos Educacionais; e 242 Apoio Administrativo Educacionais. Em 1º de Outubro será feito o chamamento de mais 248 Apoios Administrativos. E, em 18 de novembro, 516 professores.
“A convocação de professores será a última para não comprometer o trabalho já em andamento nas escolas. Pois, o processo de posse leva em média 30 dias podendo ser prorrogável por mais 30”, esclarece o secretário adjunto de Políticas Institucionais de Pessoal da Seduc, Edilson Spenthoff.
Ao todo a Seduc já convocou 8.540 profissionais da Educação que fizeram o certame de 2009. Desse total, 5.246 foram aprovados e 3.294 foram classificados. “O edital disponibilizava 5500 vagas. Já chamamos 8.540 com mais 1.039 serão 9579 convocados para trabalharem em nossas Escolas”, finalizou Edilson.
VOLNEY ALBANO Assessoria/Seduc-MT
http://www.seduc.mt.gov.br/conteudo.php?sid=20&cid=13688&parent=20

Prefeitura realiza mutirão de cirurgias para atender 50 crianças

Cerca de 50 crianças serão operadas neste sábado (24) por médicos da Associação Brasileira de Cirurgia Pediátrica (CIPE) em regime de mutirão. O objetivo é diminuir a fila de espera por cirurgias pediátricas do SUS (Sistema Único de Saúde). A ação é resultado de uma parceria entre a Secretaria Municipal de Saúde, Santa Casa e CIPE.

O presidente da CIPE em Mato Grosso, Augusto Aurélio Carvalho, disse que iniciativas como essa vêm sendo realizadas em todo o Brasil há cinco anos, mas só agora a CIPE encontrou apoio necessário para atender Cuiabá. “Trata-se de uma ação social da Associação Brasileira de Cirurgia Pediátrica que depende de parcerias para a sua realização. E pela primeira vez encontramos apoio aqui em Cuiabá, graças à determinação do secretário Kamil Fares e da diretoria da Santa Casa, que nos ofereceram a estrutura necessária”, disse o médico.
http://www.cuiaba.mt.gov.br/noticias?id=7350

Greve na rede municipal continua, afirma Sindicato

A greve dos professores da rede municipal de Cuiabá continua. Mesmo com a decisão da justiça proferida pelo desembargador Rubens de Oliveira Santos Filho, o Sintep Cuiabá decidiu pela manutenção do movimento paredista e sua assessoria juridica vai ingressar com agravo de instrumento para impedir o pagamento da multa de R$ 5 mil reais por dia de greve.
 
Na quinta-feira à tarde atendendo a um pedido de liminar da Prefeitura Municipal de Cuiabá, o desembargador decretou a ilegalidade da greve e deu prazo de 72 horas para que os profissionais da Educação retornem ao trabalho, além de aplicação de multa de R$ 5 mil por dia de greve.
 
Segundo o presidente do Sintep, Subsede de Cuiabá, João Custódio da Silva a categoria continua na luta e não vai desistir até conseguir o aumento salarial de 10,9%. “Continuamos firme e forte com a paralisação e a mobilização nas instituições continua” , ressaltou Custódio.
 
De acordo com o Sintep, Cuiabá conta atualmente com 84 escolas e 48 creches. São mais de 50 mil estudantes da rede municipal de ensino e 7,6 mil servidores entre professores e técnicos. O presidente João Custódio informou que 70% das escolas confirmaram a paralisação e esperam mais uma negociação com o prefeito Mauro Mendes.
 
“É um direito do prefeito pedir o fim da greve na justiça e é um direito nosso também recorrer dessa decisão, continuamos com a paralisação até uma nova negociação”, alegou o sindicalista
.
http://www.24horasnews.com.br/m440142/professores_de_cuiab_ignoram_deciso_da_justia_e_a_greve_continua.html

Inclusão de aluno exige apoio psicológico também ao professor

Especialista defende suporte a educadores que vão além da formação e material


Não basta fazer reforma física na escola, comprar materiais e oferecer vaga. A inclusão de alunos com deficiência exige também suporte e acolhimento do professor que lidará com as dificuldades. A defesa é da psicopedagoga e consultora de inclusão Patrícia Vieira, uma das palestrantes do 1º Congresso Internacional de Dificuldades de Ensino e Aprendizagem que ocorrerá em São Paulo na próxima semana.
Para ela, os educadores ainda estavam absorvendo o ciclo da inclusão social - quando a escola deixou de ser privilégio dos mais ricos e passou a receber público de todas as faixas de renda nos anos 1980 e 1990 – e foi atropelada pela inclusão também de pessoas com dificiência. “A inclusão é ótima para toda a sociedade, mas a lei chegou antes do preparo das equipes por isso muitas crianças estão na escola, apenas por estar. Sem função na vida dela.”
http://ultimosegundo.ig.com.br/educacao/2013-08-23/inclusao-de-aluno-exige-apoio-psicologico-tambem-ao-professor.html

Tecnologia avança na sala de aula, mas falta material didático adequado

O desenvolvimento de materiais didáticos digitais não tem acompanhado a criação e a adaptação de ferramentas tecnológicas para as salas de aula. Computadores deram lugar a notebooks, já em substituição por tablets, mas a disponibilidade de conteúdos didáticos não cresce na mesma velocidade, nem aproveita todo o potencial das ferramentas.
A carência de materiais adequados a todas essas ferramentas é considerada outro entrave para o aproveitamento total das tecnologias em sala de aula. A constatação, do próprio Ministério da Educação, fez com que o governo federal decidisse investir na produção de conteúdos educacionais digitais.
Segundo Mônica Gardelli Franco, diretora de Formulação de Conteúdos Educacionais do Ministério da Educação, responsável pela área, há um esforço para integrar todos os conteúdos já produzidos pelo ministério e outros ainda em produção a todas as ferramentas disponíveis. Nessa lista, está o conteúdo preparado para projetos como TV Escola, Portal do Professor, Revista Escola, e-Proinfo e Sala do Professor.
http://ultimosegundo.ig.com.br/educacao/2013-08-23/tecnologia-avanca-na-sala-de-aula-mas-falta-material-didatico-adequado.html

Professoras da rede pública gastam salário com equipamentos para aula

Se a escola pública oferece poucos recursos, a professora Verônica Eliane de Souza Batista, 42, não hesita em tirar dinheiro do bolso para tornar as aulas de biologia e química mais atrativas para os alunos. Sua lista de investimentos tem desde material em áudio sobre o corpo humano até um projetor multimídia e um microfone. 
O mini-projetor com controle remoto custou cerca de R$ 1.300 e teve que ser parcelado em cinco vezes. Com o microfone e o amplificador, foram gastos outros R$ 340 --o piso salarial nacional de um professor é de R$ 1.567.
leia mais:

Justiça determina ilegalidade da greve dos professores da rede municipal de Cuiabá

A Justiça considerou ilegal a greve dos professores da rede municipal de ensino e determinou o imediato retorno dos servidores às atividades no prazo de 72 horas, sob pena de multa diária de R$ 5 mil.
Em sua decisão, o desembargador Rubens de Oliveira Santos Filho ressaltou que o Município de Cuiabá já concedeu dois reajustes à categoria, sendo um por meio da Lei Complementar nº 303/2013, em que ficou estabelecido 2,9% incidente sobre o subsídio de fevereiro, e a mesma porcentagem em março, totalizando 5,8%.
O outro reajuste se refere à reposição das perdas salariais, instituída pelo Decreto nº 5.348/2013, de 6,97%, concedido em julho deste ano.

Clique aqui e confira a íntegra da decisão.

Fonte:  Secretaria de Comunicação
http://www.cuiaba.mt.gov.br/noticias?id=7343

quinta-feira, 22 de agosto de 2013

Senado confirma proibição da venda de refrigerantes na escola

A garantia de uma alimentação adequada nas escolas de ensino básico do país depende agora da aprovação dos deputados federais. Nesta quarta-feira, o Senado concluiu a votação do projeto de lei que proíbe cantinas e lanchonetes instaladas em escolas de vender bebidas com baixo teor nutricional, como os refrigerantes, ou alimentos com quantidades elevadas de açúcar, de gordura saturada, de gordura trans ou sal.
O montagem dos cardápios destes estabelecimentos é motivo de preocupação em alguns Estados, que definiram normas para os cardápios oferecidos aos alunos, mas, até hoje, não há regra que padronize a medida nacionalmente. O assunto é discutido no Congresso há quase oito anos.
Os senadores esperam uniformizar a qualidade dos alimentos e estimular ações de educação nutricional e sanitária nas escolas. O projeto havia sido aprovado no colegiado mas, como a decisão é terminativa, a medida precisou ser submetida a segundo turno de votação.

http://noticias.terra.com.br/educacao/senado-confirma-proibicao-da-venda-de-refrigerantes-na-escola,6c9cb03e260a0410VgnCLD2000000dc6eb0aRCRD.html

Professor é chave para o sucesso no uso de tecnologia na sala de aula

Programas do MEC focam na distribuição de ferramentas para docentes e cursos de formação para ajudá-los a adaptar tecnologias à rotina O uso das tecnologias em sala de aula – considerado um caminho sem volta por especialistas em educação – depende essencialmente dos professores para dar certo. Por isso, eles se tornaram o grande alvo dos programas atuais do Ministério da Educação para promover o aproveitamento de ferramentas tecnológicas nas escolas. Das primeiras experiências com a distribuição de laboratórios de informática à mudança de estratégia depois do projeto piloto do Um Computador por Aluno, a formação de professores para o tema não perdeu força. O Programa Nacional de Tecnologia Educacional (Proinfo), que centraliza as estratégias do governo federal na área, capacitou 644.983 docentes desde 2008.

Greve na rede municipal de educação de Cuiabá

O sindicato dos Profissionais da Educação (Sintep), subsede Cuiabá, irá à Câmara Municipal na manhã desta quinta (22) para expor suas reivindicações aos parlamentares, bem como tentar convencê-los a fazer o “meio-campo” com o Executivo e cobrar reajuste salarial. O ato dará início à greve anunciada na última sexta (16). O prefeito Mauro Mendes (PSB), no entanto, segue irredutível em tentar acabar com paralisação, que é a primeira de atual gestão. No período da tarde, a categoria se reunirá na Praça Alencastro às 14h para realizar um Ato Público. O presidente do Sintep João Custódio explana que a manifestação é para mostrar ao prefeito que o sindicato está unido e que a reivindicação é justa. Custódio explica que a categoria pede o cumprimento do reajuste total de 10,97%. Em junho deste ano, foi concedido o suplemento de 6,97%. O presidente, no entanto, alega que as negociações estão se arrastando e o acréscimo dos 4% não foi dado.

Falta infraestrutura para UCA

Uso de laptops nas escolas pelo programa Um Computador por Aluno falhou por falta de instalações físicas, elétricas e de internet adequadas

Quando a professora Marta Regina Resende pede para que as crianças do 3º ano peguem os laptops do programa Um Computador por Aluno no armário, a turma se anima. Em fase final de alfabetização, os estudantes vibram com a possibilidade de uma atividade diferente na sala de aula. Com os olhos brilhantes, eles explicam que aprendem muito com o computador.
Os professores e a direção da Escola Classe 1 do Guará, no Distrito Federal, lamentam que nem todos os alunos do colégio possam ter a mesma sensação das crianças da turma da professora Marta. A escola, selecionada para participar do projeto-piloto que começou em 2010, possui laptops suficientes, mas não tem infraestrutura para usá-los em todas as salas de aula.
leia mais:
http://ultimosegundo.ig.com.br/educacao/2013-08-21/falta-de-infraestrutura-travou-plano-de-levar-computadores-para-a-sala-de-aula.html

MEC vai lançar o Programa "Mais Professores"

O MEC (Ministério da Educação) quer levar professores a escolas onde faltam docentes em ação semelhante ao Mais Médicos. O programa "Mais Professores" faz parte do Compromisso Nacional pelo Ensino Médio, apresentado hoje (21) pelo ministro da Educação, Aloizio Mercadante, na Câmara dos Deputados. A criação do programa já havia sido comentada antes pelo ministro, mas é a primeira vez que é apresentado em detalhes.
Segundo Mercadante, o compromisso ainda está em fase de desenvolvimento e depende do orçamento disponível. Entre as ações do programa, está a proposta de levar professores a escolas de municípios com índices de desenvolvimento humano baixos ou muito baixos e que tenham um baixo Ideb (Índice de Desenvolvimento da Educação Básica) - índice calculado a partir do fluxo escolar e o desempenhos dos estudantes em avaliações nacionais.
A intenção é que, mediante o pagamento de uma bolsa, professores se disponham a reforçar o quadro dessas escolas. Para as escolas com baixo rendimento, a pasta quer atrair bons professores para melhorar o ambiente acadêmico. Caso não haja professores disponíveis na rede, o MEC cogita a participação de professores aposentados que queiram voltar às salas de aula
http://educacao.uol.com.br/noticias/2013/08/21/mec-quer-criar-programa-mais-professores-para-atender-cidades-carentes.htm

quarta-feira, 21 de agosto de 2013

Estudante condenado por jogar casca de banana em professora

Um estudante de 20 anos foi condenado a pagar indenização por danos morais de R$ 10 mil a uma professora de geografia por ter jogado uma casca de banana na docente durante uma aula. Segundo o Tribunal de Justiça, o caso aconteceu em outubro de 2012 em  Bragança Paulista(SP), em uma sala do 3°ano do Ensino Médio de uma escola estadual. O réu pode recorrer da decisão.
Durante o processo, a professora disse à Justiça ter sofrido abalos psicológicos e ter dificuldade em continuar lecionando na escola, já que o caso teve grande repercussão entre alunos e professores. Já o aluno disse que atingiu a professora acidentalmente, enquanto brincava de jogar a casca no cesto de lixo com um amigo. Ele alegou que durante a brincadeira, a casca atingiu um ventilador que ficava acima do cesto e que parte da casca atingiu a professora.
http://g1.globo.com/sp/vale-do-paraiba-regiao/noticia/2013/08/aluno-que-jogou-casca-de-banana-em-professora-e-condenado-pela-justica.html

Faltam mais de 7.000 professores na rede estadual de MT

Lotacionograma publicado no Diário Oficial aponta 9.651 cargos vagos
O número de cargos vagos na Secretaria de Estado da Educação (Seduc) publicado hoje no Diário Oficial confirma as denúncias que vem sendo realizadas pelo Sindicato dos Trabalhadores do Ensino Público de Mato Grosso (Sintep/MT). O lotacionograma da Seduc aponta a existência de 9.651 cargos vagos. O maior déficit está entre os professores da educação, sendo 7.074 (73%) cargos atualmente vagos. Em seguida está o apoio administrativo (1.724) e técnico administrativo (853).A urgência pela abertura de vagas na carreira do profissional da rede estadual de ensino vem sendo denunciada pelo Sintep/MT nos últimos anos. O presidente Henrique Lopes do Nascimento destaca que a ausência de efetivos provoca vários prejuízos diretos ao trabalhador e à sociedade.A falta de quase 10 mil profissionais na rede reforça as irregularidades praticadas contra interinos, contratados temporariamente para suprir o déficit de efetivos, à medida que os obriga a cumprir as 30 horas em sala de aula. Na condição de efetivo o professor cumpre 20 horas semanais em sala e as outras 10 realiza atividades complementares."Os interinos estão na lógica do trabalho escravo, porque eles têm que cumprir 10 horas a mais para receber o mesmo do que o efetivo", diz Henrique. Além disso, o contratado temporariamente tem os direitos a gozo e pagamento de férias, progressão na carreira e afastamento para qualificação profissional vedados.

http://www.sintep.org.br/site_novo/Noticias/NoticiaVisualizar.aspx?id=2629

Professores de Santa Elvira fazem manifestação por melhor infraestrutura

Trecho da BR-364 foi liberado no final da manhã desta terça-feira (20) pelos professores e moradores do Distrito de Santa Elvira, no município de Juscimeira, a 164 km de Cuiabá, que bloquearam a rodovia para protestar. Eles cobram melhorias na infraestrutura e reforma na Escola Estadual de Santa Elvira, que abriga atualmente 456 alunos.Por conta da manifestação, um congestionamento de 25 quilômetros chegou a ser formado na rodovia, segundo a Polícia Rodoviária Federal. A interdição durou mais de duas horas e apenas ambulâncias foram liberadas para trafegar na pista.
Ao G1, a assessoria de imprensa da Secretaria Estadual de Educação (Seduc) informou que o projeto de licitação para a reforma está em andamento e que deverá ser realizada neste ano. Deverá ser aplicado, de acordo com o órgão, o valor de R$ 1,9 milhão em melhorias na unidade escolar.
"Do jeito que está vai ser impossível continuar atendendo os estudantes na região devido às péssimas condições do prédio. Desde o último ano, o governo prometeu que iria realizar a reforma, mas até agora nada ocorreu", enfatizou a coordenadora da escola Sueli Rosa de Almeida, servidora há 26 anos.

http://www.sintep.org.br/site_novo/Noticias/NoticiaVisualizar.aspx?id=2628

Faltam vagas e espaços para construção para educação infantil

Um dos principais entraves para cumprir a obrigatoriedade escolar dos 4 aos 17 anos, a expansão da oferta de vagas na educação infantil passa, necessariamente, pela construção de novas escolas e enfrenta desafios como a falta de disponibilidade de terrenos adequados em diversos municípios. Segundo estimativas do governo, o Brasil terá de criar seis mil novas vagas para crianças de 1 a 3 anos até 2014, meta 20% cumprida até agora. Além disso, é preciso ampliar em 20% o atendimento das crianças de 4 a 5 anos, que deve ser universalizado até 2016, segundo meta do Plano Nacional da Educação (PNE), ainda em tramitação no Congresso Nacional.
Para dar conta da demanda, o governo federal lançou um novo Regime Diferenciado de Contratação (RDC), licitação aberta de outubro de 2012 a maio de 2013 prevendo um projeto piloto de escolas. Segundo o projeto, a meta é entregar 8.685 creches até 2014.
http://revistaeducacao.uol.com.br/textos/196/mais-vagas-menos-espacos-293556-1.asp

terça-feira, 20 de agosto de 2013

Um Computador por Aluno (UCA) para alguns



Projeto-piloto salientou problemas de infraestrutura das escolas e mostrou que País não pode ter modelo único

Há seis anos, o Ministério da Educação anunciava um projeto que, pelo nome, criou expectativas em todos os milhões de estudantes brasileiros da rede pública: Um Computador por Aluno (UCA). A proposta ambiciosa de distribuir laptops nas escolas tornou-se uma meta do então presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Na prática, o programa alardeado como menina dos olhos do governo federal pouco avançou.
Os primeiros 150 mil laptops que subsidiaram a experiência piloto – que Lula prometia ampliar para todo o Brasil – só foram adquiridos em 2010, por R$ 82 milhões, três anos depois da formalização do projeto. Em 2007, apenas cinco escolas haviam participado de experimentos pré-piloto. Há colégios que só começaram a utilizá-los há dois anos, depois de passarem um ano em caixas aguardando a conclusão da formação dos professores.
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Escolas especiais tentam manter alunos e criticam 'inclusão radical'

No começo dos anos 1980, Margarida Seabra precisou travar uma verdadeira batalha para mostrar que a sua filha merecia ser tratada de maneira igual a todas as outras crianças da sua idade. Débora, hoje com 32 anos, é a primeira professora com Síndrome de Down do Brasil e uma das maiores defensoras da inclusão de todas as crianças com deficiência intelectual na escola regular. Prevista no Plano Nacional de Educação (PNE), essa inclusão, contudo, não é unanimidade e recebeu, por alguns setores, a alcunha de "radical".
Um grupo de entidades se mobiliza para garantir o funcionamento de escolas especiais para atender essas crianças. Na quarta-feira, representantes das Associações de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apaes) protestaram em Brasília contra mudanças no PNE, projeto que apresenta as 20 metas para a educação brasileira para os próximos dez anos e que está em tramitação no Congresso Nacional.


http://noticias.terra.com.br/educacao/escolas-especiais-tentam-manter-alunos-e-criticam-inclusao-radical,ff00ddb091e70410VgnVCM20000099cceb0aRCRD.html

Governador não discute reivindicações com professores

O governador Silval Barbosa (PMDB), de Mato Grosso, anunciou hoje que não irá discutir as pautas reivindicadas pelos professores enquanto a classe estiver em greve no estado. Nesta segunda-feira (19) a paralisação da categoria completou uma semana.
Segundo o Sindicato dos Trabalhadores do Ensino Público de Mato Grosso (Sintep-MT), 80% das escolas aderiram à greve no estado. “Eu não discuto em greve. Eles estão discutindo com os secretários. Eu espero que haja um entendimento para eles voltarem”, declarou Silval em entrevista à TV Centro América.
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http://www.odocumento.com.br/materia.php?id=436517

Greve na educação marca união da categoria em MT

A greve dos trabalhadores da educação de Mato Grosso marca a união da categoria. A insatisfação frente a salários defasados, ambiente de trabalho inapropriados e baixo investimento efetivo em educação construiu o sentimento comum para a paralisação dos educadores. Técnicos, apoios administrativos e professores reivindicam melhores condições de trabalho e valorização como base para melhorar a qualidade de ensino oferecida à população.Segundo levantamento do Sindicato dos Trabalhadores do Ensino Público de Mato Grosso (Sintep/MT) o percentual de adesão à greve ultrapassa os 80%. O índice é considerado um sinal de indignação dos educadores diante da política educacional executada pelo governo estadual.Em um comunicado realizado na TV Sintep pelo presidente Henrique Lopes do Nascimento destacou a ótima participação dos trabalhadores da educação. "Mais de 80% das escolas estão paralisadas, o que nos dá a segurança em dizer que é uma greve forte e demonstra a união da categoria que reivindica por melhores condições de vida, melhores salário e trabalho".Henrique também pontua o teor da audiência convocada pela Secretaria de Estado da Educação (Seduc) e Secretaria de Estado de Administração (SAD) com o Sintep/MT. Dia 16 de agosto os representantes da categoria estiveram reunidos com os respectivos secretários, que acenaram o chamamento de classificados no últimos concurso este ano. Entre os professores seriam 500 em novembro.

http://www.sintep.org.br/site_novo/Noticias/NoticiaVisualizar.aspx?id=2626

Royalties ajudam, mas não garantem 10% do PIB para educação

Projeto aprovado no Congresso garante, em 2023, apenas 1,5% a mais do PIB para o setor. Hoje, investimento total é de cerca de 6,1%. Aprovação do Plano Nacional de Educação (PNE) é próxima meta de entidades educacionais

aprovação dos royalties para a educação ajudará o país a se aproximar da meta de investimentos para a área aprovada pela Câmara dos Deputados, de 10% do Produto Interno Bruto (PIB), porém, está longe de ser suficiente.
A estimativa é de que a verba arrecadada para a área educacional com o petróleo chegará a 1,5% do PIB em 2023. O acréscimo será pequeno diante dos atuais 6,1% do PIB investidos no setor (considerando, inclusive, o investimento privado). Por isso, entidades e até o ministro da Educação, Aloizio Mercadante, defendem a busca de novas fontes de financiamento
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Professores cobram melhor qualificação

RIO - As recentes medidas do governo federal para a carreira médica, como os dois anos de residência obrigatória no Sistema Único de Saúde (SUS), reacenderam o debate sobre a formação de professores nas diversas áreas do conhecimento. Especialistas defendem que o mesmo rigor que há nas faculdades de Medicina seja cobrado nas licenciaturas para que os docentes se formem mais bem preparados. De outro lado, estudantes e recém-formados contam que experiências fora da universidade contribuem muito mais para a prática pedagógica.

Leia mais sobre esse assunto em http://oglobo.globo.com/educacao/educadores-cobram-formacao-com-rigor-de-medicina-para-professor-9605163#ixzz2cVVqZ0dz 
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Professores e TDIs de Cuiabá cobram promessa de campanha

Os professores de creches de Cuiabá foram para frente da Prefeitura com cartazes e nariz de palhaço pedindo que alguém da secretaria de Educação ou até mesmo o prefeito fosse dar alguma resposta sobre as propostas de campanha que ainda não foram cumpridas por Mauro Mendes. 

Prefeitura anuncia concurso e faz apelo para que professores não entrem em greve

A primeira exigência é a regulamentação do salário dos concursados, que segundo os funcionários, os contratados têm melhores remuneração do que os que passaram em concurso.

Com gritos de manifesto, um carro de som e caras pintadas, os professores invadiram a parte frontal da prefeitura e mantiveram o chamado ao prefeito. De acordo com a professora Janete Pacoets, os trabalhadores só estão cobrando o que foi prometido pelo prefeito. 
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http://www.olhardireto.com.br/noticias/exibir.asp?noticia=Professores_de_creches_manifestam_em_frente_a_prefeitura_por_aumento&id=335324

Declaração para um novo ano

20 para 21  Certamente tivemos que fazer muitas mudanças naquilo que planejamos em 2019. Iniciamos 2020 e uma pandemia nos assolou, fazendo-...