quarta-feira, 28 de maio de 2014

Câmara pode votar nesta quarta-feira o PNE

A Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania decidiu acatar uma questão de ordem para liberar a votação do Plano Nacional de Educação (PNE) mesmo que a pauta do Plenário esteja trancada por medidas provisórias. Às 14h30 o presidente da CCJ, deputado Vicente Cândido (PT-SP), deve entregar a decisão ao presidente da Câmara, Henrique Eduardo Alves, e pedirá que o PNE seja pautado o mais rápido possível.
Ao defender a medida, a deputada Maria do Rosário (PT-RS), que relatou a proposta, lembrou que planos plurianuais não podem ser objeto de Medida Provisória, e por analogia, o PNE, que é um plano de 10 anos, não deveria ser impedido pelo trancamento da pauta por MPs. “Com isso a Mesa Diretora terá mais oportunidades de agenda para votar medidas importantes como o PNE”, disse.
A questão foi formulada pelo presidente da Comissão de Educação, deputado Glauber Braga (PSB-RJ) no início de maio, e o recurso (290/14) para a CCJ foi apresentado pelo deputado Arnaldo Faria de Sá (PTB-SP). A votação teve 62 votos, dos 66 possíveis, e estava lotada tanto de suplentes quanto de deputados da Comissão de Educação. "Há um acordo para essa votação, e esperamos fazer isso o mais rápido possível", disse Braga.
Em 2009 o então presidente da Câmara, Michel Temer, mudou a interpretação da Constituição quanto às medidas provisórias, permitindo que outras propostas possam ser votadas mesmo com o trancamento da pauta por MPs que tenham o prazo de votação vencido. Dessa forma, propostas de emenda à constituição, entre outras, podem ser votadas. A decisão abre mais uma opção.
Reportagem - Marcello Larcher
Edição - Rachel Librelon


http://www2.camara.leg.br/camaranoticias/noticias/DIREITO-E-JUSTICA/469042-CCJ-APROVA-RECURSO-CONTRA-DECISAO-DE-TRANCAR-VOTACAO-DO-PNE.html

Avaliação Nacional da Alfabetização: escolas receberão os resultados em junho

No mês que vem, as escolas receberão os resultados da Avaliação Nacional da Alfabetização (ANA). Além dos resultados, as escolas terão acesso a uma contextualização, com dados de infraestrutura, corpo docente e nível socioeconômico, segundo explicou o presidente do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), Chico Soares.
"A intenção é que as escolas deem mais a quem precisa. Se eu tenho uma escola com alunos difíceis, porque trazem menos de casa, tenho que ter uma escola menos complexa", diz ele.
A ANA foi aplicada pela primeira vez no ano passado. As provas avaliaram os conteúdos de leitura, escrita e matemática dos alunos no final do ciclo da alfabetização. No total, fizeram a avaliação 2,6 milhões de estudantes, de 55 mil escolas.
A avaliação deve servir também de marco zero para avaliar o Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa (Pnaic), que visa a alfabetizar todas as crianças até os 8 anos de idade, e começou a ser aplicado em sala de aula no ano passado.
Para ajudar no aproveitamento dos dados pelas escolas e gestores, o desempenho será dividido em níveis e o Inep vai detalhar o que é necessário para chegar a cada um dos níveis. As escolas saberão a porcentagem dos estudantes de cada faixa. Além disso, terão acesso a dados de escolas na mesma região, mesma modalidade (campo/urbana) e nível socioeconômico dos alunos para comparação.
Perguntado se a divulgação será aplicada em outras avaliações como a Prova Brasil, tornando claro o que se espera dos estudantes a cada etapa de ensino, Soares disse que isso ainda está no plano das ideias.
A presidenta da União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime), secretária de Educação de São Bernardo do Campo (SP), Cleuza Repulho, espera que os dados não sirvam para ranquear as escolas. "Os dados devem vir não no sentido de ranquear a escola, mas de ter uma radiografia verdadeira da alfabetização", diz e acrescenta: "Acredito na avaliação desde que vá para o planejamento e não só para a porta da escola, para ranquear. Se for para isso não vale a pena, já sabemos os resultados".
Soares explica que os rankings são uma maneira de falar dos dados, mas não a única. "Todo mundo pode aprender sem prejudicar o outro. Podemos ter várias maneiras de sucesso. O ranking sugere que quem não é o primeiro não chegou lá. Isso não é verdade".
Outra avaliação, a Provinha Brasil - não obrigatória, aplicada a alunos do 2º ano do ensino fundamental - passará a ser divulgada. Atualmente, cada escola aplica o teste e o corrige. Agora, o Inep e os demais gestores terão acesso a esses dados. A previsão para a consolidação e disponibilização dos dados é até 14 outubro. Antes, os gestores deverão informar um responsável pela Provinha Brasil e cadastrar as informações no sistema. "Antes [a Provinha Brasil] era algo interno, agora passa a ser ferramenta de gestão e comparação", diz Soares.
Soares falou no 6º Fórum Nacional Extraordinário dos Dirigentes Municipais de Educação, que acontece até sexta-feira (30) e reúne mais de mil dirigentes municipais de educação.

*A repórter viajou a convite da Undime.

http://agenciabrasil.ebc.com.br/educacao/noticia/2014-05/escolas-receberao-em-junho-resultados-da-avaliacao-nacional-da

15º Prêmio Arte na Escola Cidadã

Objetivo:
É objetivo do Prêmio Arte na Escola Cidadã: identificar, reconhecer e divulgar projetos exemplares na área de Arte.

Quem pode participar?
Professores ou equipes de professores que desenvolveram projetos nas linguagens Artes Visuais, Dança, Música ou Teatro realizadas nos anos de 2012 e/ou 2013, em escolas de ensino regular, públicas ou particulares, em todo o território nacional.

Como?
As inscrições são gratuitas e devem ser feitas exclusivamente a partir do site 
http://artenaescola.org.br/premio/interna.php?id=72491

Quando?
De 4 de abril a 10 de junho de 2014.

Quais as categorias de premiação?

(1) Educação Infantil
(2) Ensino Fundamental 1(1º ao 5º ano)
(3) Ensino Fundamental 2 (6º ao 9º ano)
(4) Ensino Médio (1º, 2º e 3º ano) –
(5) Alfabetização e Educação de Jovens e Adultos – EJA

Quem é premiado?

Professores e as respectivas escolas onde o projeto foi realizado.

Qual o prêmio?

Todos os professores que concluírem suas inscrições receberão, com exclusividade, uma prancha com a imagem da obra Ascensão I, 1973, de Iberê Camargo, com uma proposta de utilização em sala de aula.
Aos vencedores serão entregues os seguintes prêmios por categoria:

Professor: R$ 10.000,00 (dez mil reais) em dinheiro; publicações; participação no evento de premiação (pagamento de viagem e hospedagem em caso de necessidade); certificado de premiação e troféu.

Escola: um computador, uma câmera fotográfica digital e uma câmera filmadora digital; participação do representante da escola no evento de premiação (pagamento da viagem e hospedagem em caso de necessidade); troféu; certificado de premiação e publicações para biblioteca escolar;

Para mais informações, leia o Regulamento completo.

MEC planeja lançar pacto nos anos finais do ensino fundamental

Mariana Tokarnia - Repórter da Agência Brasil Edição: Stênio Ribeiro
Ministro Henrique Paim
O Ministério da Educação (MEC) planeja lançar um pacto para melhoria dos anos finais no ensino fundamental, do 6º ao 9ª ano. Um grupo de trabalho já se reúne na pasta com este objetivo, disse  o ministro Henrique Paim, no 6º Fórum Nacional Extraordinário dos Dirigentes Municipais de Educação, em Florianópolis.
"Assim como trabalhamos na alfabetização e no ensino médio, queremos trabalhar também nos anos finais", disse o ministro da Educação, mas ressaltou que "ainda estamos desenhando. Vai depender de toda a avaliação que estamos fazendo da alfabetização e do ensino médio".
O ministro se referia ao Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa (Pnaic), que tem como meta a alfabetização de todas as crianças até os 8 anos de idade, ao final do 3º ano do ensino fundamental e ao Pacto Nacional pelo Fortalecimento do Ensino Médio, que oferece formação continuada aos professores da etapa.
A intenção é levar a formação aos professores do 6º ao 9º ano do ensino fundamental. No período, 28,2% dos estudantes estão atrasados e não têm a idade adequada ao ano que cursam, segundo dados de 2012, do MEC. O período é também chave para a continuação dos estudos no ensino médio.
Os professores tem sido destaque na gestão de Paim. Ele planeja, até o final do ano, fazer uma grande discussão sobre a formação dos docentes. "Existe uma política de formação inicial dos professores e de formação continuada. Temos que aprofundar, na raiz, que tipo de formação o Brasil está oferecendo. Não só ampliar, queremos ter resultado em relação à formação desse professor", disse.
"Queremos fazer uma grande discussão com universidades, sistemas de formação, e verificar que tipo de pactuação tem que haver para depois, gradativamente, fazer essas alterações", acrescentou.
O 6º Fórum vai até sexta-feira (30) e reúne mais de mil dirigentes municipais de educação.

*A repórter viajou a convite da União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime)

http://agenciabrasil.ebc.com.br/educacao/noticia/2014-05/paim-planeja-lancar-pacto-nos-anos-finais-do-ensino-fundamental

Todos pela Educação disponibiliza o Anuário Brasileiro da Educação Básica 2014

A edição 2014 do Anuário Brasileiro da Educação Básica, iniciativa do movimento Todos Pela Educação e da Editora Moderna, traz estatísticas e análises importantes para a compreensão do atual cenário do ensino no País e, principalmente, para contribuir no monitoramento do cumprimento das 20 metas previstas no Plano Nacional de Educação – que, até o lançamento da publicação, ainda aguardava a votação final na Câmara dos Deputados, após uma tramitação de mais de três anos no Congresso Nacional.
Além de tabelas com as principais estatísticas oficiais da Educação brasileira, o Anuário oferece uma leitura analítica dos indicadores, por meio de séries históricas e informações sociodemográficas, por localidade, por dependência administrativa, por etapa de ensino, entre outras. Também reúne artigos de especialistas, um glossário de termos específicos da área e apresenta as principais estruturas governamentais e formas de financiamento da Educação.

Autor: Todos Pela Educação e Editora Moderna                       

EMEBs se preparam para concurso de dança temática sobre Copa do Mundo

Foto: Rosane Brandão 
Rosane Brandão
Secom Cuiabá
Pelo menos 24 escolas municipais de Cuiabá estão se preparando para participar de um concurso de dança que tem como tema a Copa do Mundo. Os alunos das escolas participantes apresentarão coreografias de danças folclóricas dos oito países que jogarão a primeira fase da copa do mundo na Arena Pantanal.
Promovido pela Secretaria Municipal de Educação, o evento faz parte do projeto “Educando com a Copa”, atividade que integra as ações de mobilização para a Copa do Mundo FIFA 2014.
A primeira etapa do concurso, que irá selecionar quatro escolas para concorrer na grande final, será realizada nesta quinta-feira (29) das 8h às 11h30 e das 14h às 18h, no auditório da SME.
Para garantir uma bela apresentação no dia do concurso, que vai avaliar a habilidade e criatividade dos alunos participantes, as escolas estão se dedicando e caprichando nos ensaios.
A escola Maria Tomich Monteiro, do bairro Ribeirão do Lipa, é uma das unidades de ensino que está levando a sério o concurso e pegando firme nos ensaios. Dez alunos, com idade entre 11 e 12 anos, fazem parte do grupo de bailarinos, que representarão o Chile com a dança Cueca.
A professora Bia Moraes, articuladora do Programa Mais Educação da escola, diz que o evento também contribui para o ensino-aprendizado dos alunos, pois todos tiveram que pesquisar sobre a história do país, aprendendo sobre a cultura, culinária, dança, figurino, entre outras informações.
“Eles estão vivenciando esse momento tão importante e aprendendo muito”, disse a professora, acrescentando que os alunos estão confiantes e preparados para a competição. “Eles já evoluíram bastante, estão até aprendendo a lidar com a timidez”.
Os alunos da escola Alzira Valladares, do bairro Jardim Cuiabá, que vão representar o Japão, também estão empenhados e ansiosos para participar. A articuladora do Mais Educação da escola, Lídia Antônia  de Siqueira, explica que o grupo de dança é formado só por meninas, num total de 11 alunas, de 7 a 9 anos de idade.
Elas vão representar a dança da gueixa japonesa. “Estamos pegando firme nos ensaios e vamos fazer uma excelente apresentação. Vamos competir para ganhar”, ressaltou a articuladora.
Segundo a coordenadora geral do projeto, Edilene de Souza Machado, o “Educando com a Copa” pretende estimular nos alunos a realização de pesquisas sobre a história, geografia, política, cultura (culinária e folclore) e esportes dos países que jogarão em Cuiabá. Visa também propiciar a integração de toda a comunidade escolar nos preparativos para a Copa do Pantanal.
O concurso de dança vai premiar com um Day Use no Sesi Park os alunos e o professor que conquistarem o primeiro lugar. Os três melhores colocados receberão troféu e medalhas.
As escolas representarão as danças típicas dos países da Colômbia, Japão, Coréia do Sul, Chile, Austrália, Rússia, Nigéria e Bósnia.
Gincana cultural – oprojeto “Educando com a Copa” também vai realizar a gincana cultural. Pelo menos 19 escolas participarão dessa atividade, cuja eliminatória vai ocorrer na sexta-feira (30), também das 8h às 11h30 e das 14h às 18h, no auditório da Secretaria Municipal de Educação. A grande final será no dia 5 de junho, às 9h.
A gincana cultural foi dividida em três etapas. A primeira com perguntas de conhecimentos gerais e específicos dos oito países; na segunda etapa cada equipe participante deverá apresentar um aluno uniformizado com traje da seleção brasileira e fazer embaixadinha; e por fim, tarefas surpresas, que serão conhecidas pelos participantes apenas no decorrer dos trabalhos da gincana.
A premiação da gincana será troféu e medalha para os três primeiros colocados, mais uma TV de 50 polegadas para cada membro da equipe que ficar em primeiro lugar; o segundo lugar ganhará um notebook; e o terceiro um smartphone.
As escolas municipais que participarão do projeto Educando com a Copa são: Professora Joana Dark; Marechal Cândido Rondon; Novo Renascer; Antônio Ferreira Valentim; Maria Tomich Monteiro; Maria da Glória de Souza; Doutor Fábio Firmino Leite; Maria Dimpina; Ulisses Guimarães; Professor Ranulpho Paes de Barros; Lenine de Campos; Nossa Senhora Aparecida; Hebert de Souza; 8 de Abril; Quintino Pereira; Santa Cecília; Doutor Orlando Nigro; Hilda Caetano; Alzira Valladares; José Torquato; Silva Freire; Ana Tereza Arcos Krause; Gracildes Melo Dantas; Raimundo Pombo; Benedita Xavier; Zeferino Leite; Darcy Ribeiro; e Irmã Maria Betty.

http://www.cuiaba.mt.gov.br/educacao/escolas-se-preparam-para-concurso-de-danca/8974

Barra do Garças tem novo Secretário de Educação




De Barra do Garças

Prof. Albérico Lima
Mesmo com os profissionais da Educação de braços cruzados à espera de uma negociação para o pagamento do piso nacional, o pedagogo e bacharel em Direito Albérico Rocha Lima assume, nesta terça (27), o cargo de secretário de Educação de Barra do Garças, em substituição à professora Fátima Aparecida Resende, que pediu demissão na última quinta (23). O novo secretário chega com a missão de por fim ao impasse entre a prefeitura e os professores, que resolveram entrar em greve como forma de “pressionar” o município a pagar o piso nacional à categoria.
Ex-pró-reitor da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) e responsável pela implantação do Campus do Médio Araguaia em Barra, na década de 80, Albérico foi homem de confiança do ex-prefeito Wilmar Peres de Farias (já falecido), pai do atual prefeito Beto Farias. Também atuou na gestão do ex-prefeito Wanderlei Farias, que cumpria primeiro mandato. “Vamos tomar pé da atual situação e iniciar um diálogo com os profissionais para tentar resolver os problemas que vem afetando a população”.
O novo secretário, que já sabendo do movimento grevista deflagrado pelos professores, afirma que a preocupação no momento é fazer com que os profissionais voltem ao trabalho. “Nosso objetivo é buscar o entendimento”, disse. Ainda hoje Albérico deve se reunir com a equipe de trabalho e iniciar o processo de negociação com os professores que aderiram à paralisação.
http://www.rdnews.com.br/executivo/prefeito-empossa-novo-secretario-de-educacao-professores-fazem-greve/53870

Declaração para um novo ano

20 para 21  Certamente tivemos que fazer muitas mudanças naquilo que planejamos em 2019. Iniciamos 2020 e uma pandemia nos assolou, fazendo-...