Patrícia Sanches, enviada especial a Lucas do Rio Verde
Além dos investimentos no setor, estão sendo implementadas outras ações que buscam melhorar os indicadores educacionais, como é o caso da escola em tempo integral, que passou a funcionar na Érico Veríssimo, com 8 horas (dois turnos de 4h), escola melhor qualificada da cidade no Ideb de 2011, com 6.7 .
Ao todo, são oferecidas 15 oficinas, entre elas, de dança, recreação, artesanato, artes marciais, aulas de violão, Yoga, pintura, produção de texto e reforço, sendo que as duas últimas são obrigatórias. "Gosto das aulas de reciclagem, bordado e artesanado. Quando eu crescer já vou saber fazer para mim e para vender", afirmou Ana Karla Oliveira Gonçalves, 8 anos, uma das alunas da escola.
Por enquanto, essa é a única escola em tempo integral, mas, em 2014, será a vez da Escola Caminho para o Futuro, com 635 alunos. A tendência é que todas as escolas sejam incluídas no modelo. Além disso, todas as escolas têm salas de informática; três estão equipadas com laboratório de ciências e três com piscina.
Embora o projeto só funcione há 11 meses, a coordenadora da escola, Ione Souza da Silva, avalia que já é possível verificar um crescimento dos alunos, especialmente por causa das aulas de reforço e estudo monitorado. "No início ficaram meio cansados, mas, como escolheram as oficinas que querem participar, estão gostando e a comunidade também", pontua.
Veja Mais IDEB de Lucas supera a meta
Veja Mais IDEB de Lucas supera a meta
Padaria
Um outro diferencial da estrutura educacional de Lucas do Rio Verde, uma das melhores do Estado, é a padaria municipal que, por dia, produz 4 mil pães. Além disso, no local são feitos bolos, bolachas, salgados, cucas e tortas, além de macarrão enriquecido com beterraba e cenoura.