Escrito por Fábio Torres
Entrar em contato com mais de 35 milhões de educadores e estudantes espalhados ao redor do mundo, trocar experiências e conhecimentos com eles e, o mais importante, fazer tudo isso sem sair de casa ou até mesmo direto do seu celular smartphone. Essa é a proposta do Edmodo (www.edmodo.com), rede social on-line dedicada exclusivamente a professores, alunos, gestores e até mesmo pais, criada para que todos possam manter contato entre si e conhecer novidades.
Fundada em 2008 pelos americanos Nic Borg e Jeff O’Hara, a plataforma surgiu com base em uma constatação da dupla: ambos trabalhavam como administradores de tecnologia da informação (TI) em um distrito escolar de Illinois, nos Estados Unidos, e estavam encarregados de vetar o acesso dos alunos às principais redes sociais durante as aulas. Em meio ao processo, Borg e O’Hara identificaram a necessidade de uma rede social dedicada aos professores e alunos para que eles pudessem conversar entre si e para que os educadores pudessem trocar ideias, recursos e descobrir conteúdos digitais. Assim surgiu o Edmodo, que reúne hoje 112 colaboradores e mais de 35,7 milhões de usuários de diversos países – incluindo o Brasil. O site já conta com boa parte de seu conteúdo traduzida para o português, dado o grande volume de acessos provenientes do Brasil. “O Edmodo é gratuito e acessível de qualquer dispositivo compatível com um navegador de internet, criando um ambiente de aprendizagem em qualquer hora e qualquer lugar”, explica Heath Silverman, diretor de Negócios Internacionais da plataforma, em entrevista à Profissão Mestre. O site permite aos professores anexar e compartilhar links, vídeos, imagens e textos que eles considerem interessantes. Além disso, os professores podem criar grupos com outros docentes e alunos, postar lições de casa e trabalhos didáticos e criar planilhas de notas, calendários e bibliotecas on-line – tudo já incorporado às funcionalidades básicas do Edmodo. Por outro lado, os estudantes também podem enviar por meio da plataforma as tarefas solicitadas pelos professores e participar de discussões com colegas de sala e escola.
Silverman também destaca o papel desempenhado pela ferramenta na formação continuada dos educadores. “Por meio das comunidades do Edmodo, os professores podem se conectar uns com os outros para trocarem ideias, compartilharem as melhores práticas e descobrirem novos recursos, o que não somente economiza o tempo dos educadores, mas também os ajuda a avançar profissionalmente”, afirma o diretor. Para auxiliar nesse propósito, a ferramenta conta com uma funcionalidade de sugestão de conteúdos em tempo real e de pessoas interessantes para o usuário e facilita o encontro entre colegas que lecionam sobre os mesmos assuntos. Os desenvolvedores da plataforma também disponibilizam desde março de 2013 parte de seus códigos, de modo que empresas possam desenvolver outros aplicativos para serem utilizados no site.
EdmodoCon
O Edmodo realiza anualmente a EdmodoCon, conferência que reúne especialistas e educadores para debaterem o papel das novas tecnologias na educação e compartilharem entre si suas práticas, usando a própria plataforma e outros conteúdos digitais. “No ano passado, tivemos 27 mil educadores de 170 países registrados para o evento”, revela Silverman, que explica que não é preciso viajar até a Califórnia para acompanhar as palestras e os debates. “A EdmodoCon é transmitida pela internet, portanto educadores do Brasil e de várias outras localidades podem se inscrever e assisti-la on-line”, comenta.
E o que o futuro reserva para o Edmodo? Segundo Silverman, muita coisa ainda. “Nosso foco principal desde a concepção [da plataforma] tem sido o de criar uma rede dinâmica e envolvente que conecte pessoas e recursos necessários para ajudar os estudantes a alcançarem seu verdadeiro potencial. Nós vamos continuar crescendo e o envolvimento dos professores com o Edmodo é o que nos mantém no rumo”, diz o diretor da rede social, que complementa: “Professores amam o Edmodo porque ele os ajuda a fazerem melhor seu trabalho, e nós acreditamos que, por ajudarmos os professores, estamos ajudando os estudantes. Se nós pudermos ajudar os professores a personalizarem a educação para os estudantes, nós poderemos alcançar melhores resultados de aprendizagem”.
http://www.profissaomestre.com.br/index.php/reportagens/ferramentas-digitais/1047-educacao-personalizada-e-on-line