O trabalho mais intenso está na ressignificação do Projeto Político Pedagógico da escola e da formação continuada
Coordenadora estadual da BNCC, Dra. Irene Costa |
O processo de implementação do documento da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) nas redes de ensino de Mato Grosso ocorrerá durante o ano letivo de 2019. O trabalho mais intenso está na ressignificação do Projeto Político Pedagógico (PPP) da escola e da formação continuada cuja elaboração está sendo realizada a partir de um diagnóstico das necessidades específicas de cada unidade escolar, além da necessidade de focar nas políticas educacionais.
O documento foi apresentado para os novos gestores escolares de Cuiabá e Várzea Grande durante a primeira reunião gerencial da Secretaria de Estado de Educação (Seduc), realizada na quarta-feira (13.02).
A coordenadora estadual da BNCC, Irene Costa, explica que a formação continuada será desenvolvida de forma articulada com as Superintendências de Gestão Escolar e Políticas de Desenvolvimento Profissional. “Será um trabalho integrado com as Assessorias Pedagógicas e Centros de Formação e Atualização dos Profissionais da Educação Básica – Cefapros”.
Para a coordenadora, o grande desafio é a prática de ensino, repensando o que os professores já fizeram de bom e o que precisa melhorar. Tudo isso visando o planejamento a partir das competências, e habilidades trazidas pela BNCC. Com isso, será possível garantir os direitos de aprendizagem e desenvolvimento de todos os estudantes da educação básica.
Processo Histórico
Ela aproveitou a reunião para fazer uma explanação do tema, trazendo o processo histórico da BNCC de 2018, tendo como ponto principal o trabalho realizado em regime de colaboração entre Secretaria de Estado de Educação (Seduc) e União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime), além da comissão de governança representada por várias instituições da sociedade.
Em sua explanação Irene também ressaltou a importância do processo de consulta pública para a elaboração de documentos, em que as contribuições da comunidade escolar foram utilizadas para a produção da versão do documento referência curricular para Mato Grosso.
Uma vez concluída, a versão foi entregue para a aprovação junto ao Conselho Estadual de Educação (CEE) e União Nacional dos Conselhos Municipais de Educação (UNCME), com a homologação da Seduc.