quarta-feira, 2 de outubro de 2013

Avaliação: a escola e o tempo. Uma entrevista com Sergio Martinic

Há dois anos, todos os professores da rede pública do Chile são avaliados. Em uma estrutura subsidiada pelo poder público, eles têm suas aulas gravadas em vídeo para depois serem avaliadas. Iniciada em 2003 como projeto piloto, a iniciativa foi ampliada, se tornou oficial e hoje faz parte do dia a dia dos professores, que incluem as gravações de suas melhores aulas em seus portfólios. 

No entanto, para o professor Sergio Martinic, vice-diretor da Faculdade de Educação da Universidade Católica do Chile, a avaliação docente deve ter como foco o uso que o professor faz do tempo em sala de aula. Diferente do que chama da "primeira geração" de mudança nas políticas públicas chilenas, que consistiu em aumentar o tempo das atividades escolares para tempo integral, "a segunda geração é mais subjetiva", explica, pois avalia "o compromisso que o sujeito tem com o tempo". 

Antropólogo especializado no estudo de questões relacionadas à organização e avaliação do desempenho de docentes, Martinic apresentou em São Paulo, durante um encontro aberto na Universidade de São Paulo (USP), em agosto último, um trabalho de análise qualitativa do uso do tempo a partir do portfólio de 65 professores chilenos de matemática e línguas. 

Durante a exposição dos resultados, o antropólogo demonstrou a necessidade de a sociedade compreender as idiossincrasias da percepção e uso do tempo no ambiente escolar. "É muito importante que o conceito de tempo seja entendido como vinculado à pratica", pontuou, enquanto discorria sobre a importância de aulas de matemática serem administradas pela manhã, quando o aluno tem maior capacidade de absorver esse conhecimento, por exemplo.

Na entrevista a seguir, concedida à revista Educação durante sua passagem por São Paulo, Sergio Martinic responde algumas questões prementes para uma justa avaliação docente, indica a importância da gestão do tempo na sala de aula e analisa os casos em que há relação entre processo avaliativo e contrapartida financeira.

Leia:
http://revistaeducacao.uol.com.br/textos/197/a-escola-e-o-tempo-296168-1.asp

Professores de MT em greve fazem velório simbólico de governador

Carolina HollandDo G1 MT
Um grupo de cerca de 80 pessoas, conforme estimativa do Sindicato dos Trabalhadores no Ensino Público de Mato Grosso (Sintep-MT), fez um velório simbólico do governador Silval Barbosa durante manifestação na Secretaria de Educação, em Cuiabá, na tarde desta terça-feira (1º). A categoria está em greve desde o dia 12 de agosto. O protesto ocorre um dia após o governo anunciar que vai cortar o ponto dos grevistas.
De acordo com o professor Cláudio Dias, uma reunião entre os diretores das escolas e a secretaria, prevista para ocorrer nesta tarde, foi cancelada após o ato dos grevistas, que levaram ainda faixas e cartazes. Após o 'velório', o 'caixão' foi levado para o acampamento dos grevistas, ao lado do prédio do Tribunal Regional do Trabalho.
No início da noite, está prevista manifestação na Assembleia Legislativa com o objetivo de pressionar para que o projeto de lei que prevê dobrar o poder de compra dos trabalhadores possa tramitar e também ser alterado.
leia mais:
http://g1.globo.com/mato-grosso/noticia/2013/10/em-protesto-professores-em-greve-de-mt-velam-corpo-do-governador.html

Educadores de escolas e creches trocam experiências em Seminário Integrador

A trajetória dos trabalhos educativos realizados em 2013 pelas creches e escolas de educação infantil da rede municipal de Cuiabá está sendo exposta na Secretaria Municipal de Educação durante Seminário Integrador. Educadores de 60 unidades escolares, que atendem crianças de 0 a 3 anos de idade, participam do seminário, que integra o projeto Ludo Infância.

As apresentações foram divididas em quatro momentos, com dois dias de atividades divididos, na terça e quarta-feira (01 e 02/10), nos períodos matutino e vespertino.
Por meio de relatos orais, teatros, músicas e exposições de banners, os educadores apresentam para os colegas os projetos desenvolvidos com as crianças em suas respectivas unidades. “Isso aqui na verdade é uma reunião entre educadores. É uma oportunidade para troca de experiências e conhecer aquilo que deu certo em determinada unidade, promovendo maior proximidade entre os educadores da infância”, explica o secretário de Educação de Cuiabá, Gilberto Gomes de Figueiredo.
O projeto Ludo Infância tem como ênfase a literatura infantil, partindo da perspectiva do cuidar e educar. Este ano o foco é a história do “Rabisco - um cachorro perfeito”, adaptado de um livro de Michele Iacocca.
leia mais:
http://www.cuiaba.mt.gov.br/noticias?id=7561

Declaração para um novo ano

20 para 21  Certamente tivemos que fazer muitas mudanças naquilo que planejamos em 2019. Iniciamos 2020 e uma pandemia nos assolou, fazendo-...