terça-feira, 17 de setembro de 2013

Alfabetização e o Método Kumon

Folhear livros pode ser sinal de que a criança está apta para ser alfabetizada

No método do Kumon, as crianças, com orientação do professor, aprendem a ler sozinhas, refazendo os exercícios até acertá-los cem por cento


Aos quatro anos e meio, Caio Salgado começou a descobrir o mundo de um jeito diferente: aprendendo a ler. O que tradicionalmente as crianças aprendem na primeira série do ensino fundamental, Caio conheceu ainda na primeira infância. Ele faz parte de um grupo de crianças que, estimuladas pelas escolas e pelos pais, começam a ler e a escrever antes mesmo da maioria aprender a amarrar os tênis.
Matriculado no Kumon, um tipo de curso extra frequentado por adultos e crianças a partir de três anos, Caio, hoje com seis, faz aulas de matemática e português por uma hora, as terças e quintas-feiras. Impressionados com o desempenho de um aluno adulto que conheceram e sentindo que o aprendizado do filho estava estagnado na escola, os pais o inscreveram no curso.

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http://noticias.terra.com.br/educacao/folhear-livros-pode-ser-sinal-de-que-a-crianca-esta-apta-para-ser-alfabetizada,b97808e840811410VgnVCM4000009bcceb0aRCRD.htm
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MEC elabora base curricular comum para cada etapa e que deverá ser seguida por todo o País

A criação de um currículo mínimo – e igual – para todos os estudantes brasileiros levanta polêmica entre pesquisadores, pedagogos e gestores há anos e, agora, preocupa o Ministério da Educação. Apesar de o país possuir documentos que orientam a organização das etapas de ensino, o MEC recrutou especialistas para elaborar uma nova base curricular comum.
Para o secretário de Educação Básica do MEC, Romeu Caputo, esse é um processo “natural” depois de as Diretrizes Curriculares Nacionais terem sido aprovadas. Nos últimos 15 anos, integrantes do Conselho Nacional de Educação (CNE) debateram o assunto e elaboraram as orientações para cada etapa de ensino. Mas a avaliação é de que elas são insuficientes.
“Não teríamos como discutir essa base comum, cuja criação está determinada na Lei de Diretrizes e Bases da Educação, sem as diretrizes. Esse é um segundo passo, que vem de uma constatação a partir do diálogo do governo com sociedade e a academia: a de que nós poderíamos e deveríamos detalhar mais as orientações curriculares”, afirma Caputo.
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http://ultimosegundo.ig.com.br/educacao/2013-09-16/orientacoes-curriculares-sao-insuficientes-avaliam-especialistas-e-gestores.html

II Encontro do Movimento Pedagógico Latino-Americano

O Segundo Encontro do Movimento Pedagógico Latino-Americano acontece nos dias 19, 20 e 21 de setembro em Porto de Galinhas e Recife, Pernambuco, realizado pela Internacional da Educação em parceria com a CNTE – Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação.
"Iremos consolidar o movimento, que tem importância muito grande porque é aqui que os sindicatos da América Latina são protagonistas de uma proposta pedagógica conjunta. É a primeira vez que temos no continente uma unidade de ações no campo pedagógico a serem negociadas com os governos de cada país e os governos locais", afirma Fátima Silva, secretária de relações internacionais da CNTE.
O evento reunirá aproximadamente 700 participantes dos 18 países da América Latina e também convidados da Espanha, Suécia, Noruega, Estados Unidos, França e outros países. Os participantes irão fazer uma análise de todo o processo educativo na região.
A programação pode ser acessada aqui e o documento de referência, que representa a sistematização dos encontros, está disponível neste link.
O primeiro encontro "Por um movimento pedagógico latino-americano" foi realizado em Bogotá, na Colômbia, em 2011. No momento, as organizações sindicais de educação se comprometeram a realizar um processo de trabalho em reuniões nacionais para continuar a elaboração de conteúdos, definições e práticas de uma proposta pedagógica. Nestes dois anos, várias reuniões foram realizadas pelo continente, culminando neste Segundo Encontro, em Recife.
Homenagem para Paulo Freire
Dentro da programação do evento, acontecerá também o VIII Colóquio Internacional Paulo Freire, no dia 19, quinta-feira, na Universidade Federal de Pernambuco, às 15h, no Lago do Cavouco, localizado entre o CCSA e Centro de Educação. O educador pernambucano, autor da pedagogia do oprimido, defendia, entre outros pontos, que o objetivo da escola era ensinar o aluno a "ler o mundo" para transformá-lo.
A homenagem contará com a inauguração de uma escultura de Paulo Freire feita pelo artista Abelardo da Hora, que terá também um ato político e shows de frevo, maracatu e do grupo Quinteto Violado.
"Nós escolhemos Paulo Freire como patrono e referência para o movimento porque ele é reconhecido no mundo todo. 19 de setembro é o marco do movimento pedagógico por ser o dia do aniversário de nascimento dele e nós queremos deixar nessa cidade, para as futuras gerações, na universidade pública em que ele estudou e começou a trabalhar, um marco no sentido de dizer que os educadores da América Latina estiveram aqui fazendo o reconhecimento para esse grande educador que tanto contribuiu para a educação no mundo", afirma Fátima Silva.
Rede de Trabalhadoras da Educação
A Rede de Trabalhadoras da Educação, grupo que se dedica a fortalecer o debate sobre políticas públicas e ampliação do direito das mulheres em toda a América Latina, também se reunirá em Porto de Galinhas nos dias 17 e 18 de setembro, com a participação de Carlos Augusto Abicalil, ex-presidente da CNTE e Gloria Inés Ramírez, senadora da república na Colômbia, dentre outros.
http://www.cnte.org.br/index.php/comunicacao/noticias/12514-construindo-o-movimento-pedagogico-latino-americano-documento-de-referencia.html

Após polêmica com Apaes, MEC sugere novo texto para meta do PNE

pressão das entidades dedicadas às crianças e jovens com deficiência surtiu efeito: o MEC (Ministério da Educação) anunciou que vai propor uma nova redação para a Meta 4 do PNE (Plano Nacional de Educação). Essas entidades afirmam que, dependendo do texto a ser aprovado, há o risco de que se acabe com o acompanhamento diferenciado oferecido em escolas públicas para alunos com deficiência.
O MEC também informou que a Meta 4 não vai mais definir uma data para o fim dos repasses do Fundeb (Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica) às instituições que oferecem ensino especial, como é o caso da Apae (Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais). A previsão inicial era que esses repasses fossem encerrados a partir de 2017, o que gerou diversos protestos.
O anúncio de uma nova redação para a Meta 4 foi feito por Macaé Maria Evaristo dos Santos, representante do MEC, durante a audiência pública realizada nesta segunda-feira (16) pela Comissão de Direitos Humanos e Legislação Participativa do Senado.
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Videoconferência "A CONAE e o Sistema Nacional de Educação: em busca de consensos"

Na próxima segunda-feira (23), a Secretaria de Articulação com os Sistema de Ensino Sase/MEC) vai promover a videoconferência “A Conae e o Sistema Nacional de Educação: em busca de consensos”. O objetivo é debater a instituição do Sistema de Educação que deve ser realizada até dois anos após a aprovação do Plano Nacional de Educação (PNE). Atualmente, o PNE está em tramitação no Senado.
A videoconferência será realizada à tarde, no auditório do Edifício Sede do Ministério da Educação, em Brasília. Os interessados poderão participar do debate por meio das salas de videoconferências distribuídas em todos os estados brasileiros. 
(Clique aqui para saber onde a videoconferência será transmitida no seu estado). 
Além disso, haverá um link na página do MEC para quem quiser acompanhar a transmissão.


Clique aqui para acessar a página do MEC.
Clique aqui para acessar mais informações sobre a Conae 2014.
Vídeoconferência
Tema: A Conae e o Sistema Nacional de Educação: em busca de consensos
Dia: 23 de setembro, segunda-feira
Autor: Undime
http://undime.org.br/videoconferencia-a-conae-e-o-sistema-nacional-de-educacao-em-busca-de-consensos/

Escolas solicitarão aos pais Carteira de Vacinação

A Comissão de Educação aprovou, na quarta-feira (11), proposta que permite que as escolas públicas e privadas solicitem aos pais dos alunos com até dez anos de idade a apresentação do Cartão da Criança ou a Caderneta de Saúde da Criança durante a matrícula. O objetivo é que as escolas orientem as famílias cujos cartões estejam desatualizados sobre a importância da vacinação e os cuidados à saúde necessários às crianças.

A medida está prevista no Projeto de Lei 3146/12, do deputado Weliton Prado (PT-MG), mas foi aprovada na forma de um substitutivo proposto pelo relator na comissão, deputado Osmar Serraglio (PMDB-PR). Segundo o relator, o substitutivo mantém a essência da proposta e apenas torna o texto mais adequado à terminologia na legislação educacional vigente.
Ação preventiva e educativa
“É importante esclarecer que a proposta não condiciona a matrícula dos alunos à apresentação da documentação exigida e, portanto, não fere o direito à educação obrigatória, garantido pela Constituição Federal”, esclareceu o relator. “Ou seja, trata-se apenas de instrumento que permite uma ação preventiva e educativa da escola junto às famílias”, completou.
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http://www2.camara.leg.br/camaranoticias/noticias/SAUDE/451836-EDUCACAO-APROVA-ORIENTACAO-DAS-ESCOLAS-AOS-PAIS-SOBRE-VACINACAO-E-CUIDADOS-DE-SAUDE.html

Declaração para um novo ano

20 para 21  Certamente tivemos que fazer muitas mudanças naquilo que planejamos em 2019. Iniciamos 2020 e uma pandemia nos assolou, fazendo-...