quarta-feira, 4 de janeiro de 2017

Índia abre primeira escola para transgêneros


Kalki Subrahmaniam disse que a abertura da escola marcou um 'dia histórico'






















Reportagem de Ashraf Padanna em Trivandrum, Kerala, Índia - BBC Brasil
A Índia inaugurou o primeiro colégio interno para transgêneros do país na cidade de Kochi, para ajudar adultos que desistiram da escola antes de terminar o ciclo educacional.
Alguns dados mostram que as transgêneros sofrem hostilidade e preconceito na Índia, e, por isso, cerca de metade não consegue terminar a educação formal.
A escola Sahaj International é a primeira do estilo no país e vai receber 10 alunos, entre 25 e 50 anos. O objetivo é preparar os estudantes para as provas de conclusão de curso que normalmente são feitas por alunos da rede pública e privada quando eles têm cerca entre 15 e 18 anos.
O currículo também vai incluir alguns exames vocacionais.
"A escola tem como objetivo ajudar os transgêneros a terem currículo e habilidades para conquistar boas vagas de emprego e viverem dignamente", disse a ativista transgenêro Vijayraja Mallika, que dirige a instituição.
"De 14 inscritos, nós já matriculamos seis candidatas até agora, todas mulheres transgêneros. Reservamos uma vaga para um homem transgênero e uma para deficientes", afirmou.

Leia mais : AQUI

Comissão de Educação da Câmara proíbe publicidade em escolas

Proposta ainda será analisada pela CCJ. Se aprovada, poderá seguir direto para o Senado
A Comissão de Educação da Câmara dos Deputados aprovou o Projeto de Lei 2640/15, do deputado Luciano Ducci (PSB-PR), que proíbe a promoção de qualquer atividade com conteúdo comercial nas escolas públicas e particulares de ensinos fundamental e médio.
Gustavo Lima / Câmara dos Deputados
Professora Marcivania
Professora Marcivania: crianças e adolescentes são mais vulneráveis às propagandas comerciais
A vedação vale para publicidade, divulgação de produtos, serviços, marcas ou empresas, independentemente do meio utilizado.
A proposta altera a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB - Lei 9.394/96) na parte que define a finalidade da educação básica.
Vulnerabilidade
Relatora na comissão, a deputada Professora Marcivania (PCdoB-AP) defendeu a aprovação da matéria. Ela destacou que o Código de Defesa do Consumidor, o Código Brasileiro de Autorregulamentação Publicitária (Conar) e o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), entre outras normas, reconhecem a vulnerabilidade da criança diante da propaganda comercial.
“Quando meninos e meninas são expostos a isso nos espaços escolares, os efeitos são ainda mais patentes”, disse a parlamentar.
Tramitação
O projeto, que tramita em caráter conclusivo, ainda será analisado pela Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania (CCJ).

ÍNTEGRA DA PROPOSTA:

Reportagem – Emanuelle Brasil
Edição – Marcelo Oliveira


http://www2.camara.leg.br/camaranoticias/noticias/EDUCACAO-E-CULTURA/521870-COMISSAO-DE-EDUCACAO-PROIBE-PUBLICIDADE-EM-ESCOLAS.html

Várzea Grande: Silvio Fidélis continua no comando da Secretaria de Educação

 
Silvio Fidélis - Foto SECOM - VG

Silvio Fidélis é Professor, Graduado em História, com Especialização em Gerência de Cidades, Mestrado e Doutorado em Educação, já foi Secretário de Educação de Cuiabá.

Silvio Fidélis já responde pela pasta desde maio de 2016.

Declaração para um novo ano

20 para 21  Certamente tivemos que fazer muitas mudanças naquilo que planejamos em 2019. Iniciamos 2020 e uma pandemia nos assolou, fazendo-...