segunda-feira, 21 de janeiro de 2019

Unemat passa a ser Universidade do Estado de Mato Grosso Carlos Alberto Reys Maldonado

por Hemilia Maia
Chega ao fim o impasse do nome da Universidade do Estado de Mato Grosso (Unemat) que se estendia desde 2016. Os deputados da Assembleia Legislativa de Mato Grosso (ALMT) derrubaram nesta terça-feira (15), por 15 a 2, o veto do ex-governador Pedro Taques, publicado no dia 20 de abril de 2018, que rejeitava a alteração do nome da Instituição para Universidade do Estado de Mato Grosso Carlos Alberto Reys Maldonado.
“A derrubada do veto é um reconhecimento da autonomia da Universidade em definir suas políticas e o reconhecimento do trabalho do professor Maldonado junto a Instituição e o Estado. Dar seu nome à Universidade que ele trabalhou para expandir e que hoje atende todo o estado de Mato Grosso é digno de sua atuação”, comentou o reitor da Unemat, Rodrigo Zanin.
O Projeto de Lei Complementar Nº 03/2016 foi aprovado por unanimidade na ALMT em 21 de março de 2016. À época, o então governador justificou o veto por entender se tratar de vício formal, apresentado em flagrante ultraje ao princípio da separação dos Poderes, justificativa agora apreciada e não acatada pelo Legislativo.
A proposta de alteração do nome havia sido feita junto à ALMT em fevereiro de 2016 pelo então deputado estadual Adriano Silva, professor e ex-reitor da Unemat, para atender um anseio da comunidade acadêmica da Instituição. O desejo de homenagear Maldonado, que morreu às vésperas de completar 55 anos de idade, em 30 de janeiro de 2016, ficou registrado ao ser aprovada alteração do nome por representantes de todos os câmpus da Universidade durante o Conselho Universitário (Consuni) da Unemat, realizado em março do mesmo ano.
Os ex-reitores Adriano Silva e Ana Di Renzo, que presidiu a sessão do Consuni, reforçaram que Maldonado sonhou, formulou e implantou o projeto nos moldes multicâmpus adotados até hoje pela Unemat, e consideram o veto da ALMT como uma homenagem justa e honesta.
“A Assembleia Legislativa através dos seus deputados corrige um erro do ex-governador Pedro Taques em vetar nosso projeto de lei, derrubando o veto e promulgando”, afirmou Adriano Silva e Ana Di Renzo completou: “O veto é um gesto importante da Assembleia Legislativa por reconhecer a autonomia da Universidade e sobretudo do Consuni em homenagear merecidamente o Carlos Alberto por tudo que ele fez por esta Instituição.”
Maldonado ingressou na Instituição em 1986 como professor contratado. Depois, assumiu a função de coordenador da Fundação Centro de Ensino Superior de Cáceres (Fcesc) e, após a criação da Unemat, a função de reitor nomeado, sendo eleito em seguida para ocupar a função de reitor.
Professor de Ciências Sociais, formado pela Universidade de São Paulo (USP), atuou no curso de Direito do câmpus de Cáceres por mais de 30 anos. Maldonado esteve à frente da Fcesc de 1989 a 1993, momento em que a Instituição expandiu, por meio de câmpus, a outros municípios de Mato Grosso.
O primeiro reitor da Unemat ficou no cargo entre os anos de 1994 e 1996, quando renunciou para conduzir a Secretaria de Educação de Mato Grosso, nos anos de 1996 e 1997. Entre 2000 e 2004 foi secretário de Educação de Cuiabá e, na sequência, coordenou a Regional da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco) no Estado e a Consulta da Carta da Terra no Brasil.
http://portal.unemat.br/

UFMT abre inscrição do concurso público para professor

As Inscrições do concurso público para professor da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) iniciam nesta segunda-feira (21). São 49 vagas distribuídas em todos os seus Câmpus.

O prazo segue até o dia 17 de fevereiro, somente via internet, na página de concursos da UFMT.


As inscrições confirmadas serão divulgadas no dia 13 de março. 


Os candidatos que estiverem no cadastro único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico), ou membro de família de baixa renda, nos termos do Decreto nº 6.135 de 2007, poderão solicitar a isenção da taxa de inscrição.
Os locais e horários das provas serão divulgados no dia 18 de março. O concurso público será feito por meio de prova escrita, no dia 30 de março e prova didática, no dia 1º de junho e/ou 2 de junho de 2019. 


Os candidatos classificados na prova escrita serão convocados para apresentar currículo documentado, compreendendo toda experiência e produção didática, científica, acadêmica, profissional, cultural e artística devidamente comprovada. O resultado final será divulgado no dia 25 de julho.


Outras informações podem ser obtidas pelo telefone (65) 3313 7293.


Acesse o edital, quadro de vagas, cronograma, conteúdo programático e bibliografia básica da prova escrita, temas para a prova didática, critérios de avaliação da prova escrita e didática e os critérios da avaliação de títulos


http://www.ufmt.br/

Declaração para um novo ano

20 para 21  Certamente tivemos que fazer muitas mudanças naquilo que planejamos em 2019. Iniciamos 2020 e uma pandemia nos assolou, fazendo-...