segunda-feira, 15 de julho de 2013

‘Brasil forma muito mal seus professores’, diz pesquisadora. Eu digo: e há quem os contrate.


RIO - Em comparação com países que obtêm bons resultados na Educação, o Brasil comete um grave erro ao ser pouco claro na definição do currículo da educação básica. Este equívoco é agravado pelo fato de que, por aqui, orientações pouco claras sobre o que e como ensinar acabam caindo nas mãos de professores muitas vezes mal formados, mas com autonomia total para escolher como trabalhar conteúdos em sala de aula.
Este é o diagnóstico de Paula Louzano, professora da USP e doutora em Educação pela Universidade de Harvard, que apresentou há dez dias, no Conselho Nacional de Educação, um estudo comparativo sobre a organização do currículo brasileiro e a de outros oito países: Austrália, Cuba, Chile, Estados Unidos, Finlândia, Portugal, México e Nova Zelândia


Leia mais sobre esse assunto em http://oglobo.globo.com/educacao/brasil-forma-muito-mal-seus-professores-diz-pesquisadora-9033784#ixzz2Z8TSd300 
© 1996 - 2013. Todos direitos reservados a Infoglobo Comunicação e Participações S.A. Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem autorização. 


Inscrições para o Pintando a Copa encerram-se nesta segunda-feira


As escolas interessadas em participar do projeto Pintando a Copa têm até segunda-feira (15) para efetuar as inscrições. Podem participar escolas e alunos dos ensinos fundamental, médio, educação infantil e Educação de Jovens e Adultos (EJA) da rede pública e privada de Cuiabá e Várzea Grande.
Os trabalhos na categoria Estudante devem ser feitos em forma de desenho e pintura e ter como tema a Copa do Mundo, integrada com a sustentabilidade e a Cultura local. Eles podem caracterizar o futebol, o Pantanal, o Cerrado, a Amazônia e o Araguaia.
Já na categoria Escola, cada unidade deverá fazer um vídeo documentário, de 2 a 5 minutos, onde será registrado as atividades de integração da comunidade escolar com os preparativos da Copa do Mundo.
As escolas inscritas devem entregar os trabalhos até o dia 30 de setembro.
No ano passado pelo menos 200 unidades escolares se inscreveram no projeto, totalizando a participação de 98 mil alunos do ensino fundamental.
As escolas da rede municipal de Cuiabá que venceram a competição no ano passado já estão mobilizadas para a etapa de 2013.
A Escola Municipal de Educação Básica (Emeb) Nossa Senhora Aparecida, do bairro Novo Colorado, que teve três alunos premiados o ano passado foi uma das primeiras a se inscrever este ano.  Segundo a coordenadora da unidade, Juliana Rita Ramos, para esta edição a escola vai contar com a participação dos quase 800 alunos matriculados, que já estão preparando seus trabalhos. Os melhores serão selecionados para concorrer.
“Toda a escola está empenhada e trabalhando firme no propósito de repetir o feito do ano passado e conquistar novamente vários prêmios”.

SP baixa meta de alfabetização para 7 anos e inclui 2º ano no Saresp

A partir deste ano, as crianças do 2º ano do ensino fundamental da rede pública de São Paulo farão a prova do Sistema de Avaliação de Rendimento Escolar do Estado de São Paulo (Saresp) que avalia as competências em leitura e escrita. O exame será aplicado nos dias 26 e 27 de novembro.
A expectativa é avaliar pelo menos 300 mil crianças do 2º ano. Até o ano passado, a avaliação era aplicada para estudantes dos 3º, 5º, 7º e 9º anos do ensino fundamental e da 3ª série do ensino médio. A mudança ocorre porque a Secretaria da Educação do Estado adotou os 7 anos de idade como a nova meta etária de alfabetização em São Paulo. A meta brasileira é de 8 anos.
A mudança da meta etária ocorre após São Paulo ter alcançado o índice de 95% de alfabetização na faixa dos 8 anos, segundo o último dado do Saresp. Com a ampliação para o 2º ano, o total de alunos avaliados passa de 2,2 milhões para 2,5 milhões, um aumento de 13%.

Vídeos e filmes relacionados à Infância


o Blog Geografia da Infância  recomenda alguns filmes e vídeos que nos fazem refletir sobre as crianças. A recomendação é bem aceita. Vejam!

http://geografiadainfancia.blogspot.com.br/p/videos-relacionados-infancia.html

Declaração para um novo ano

20 para 21  Certamente tivemos que fazer muitas mudanças naquilo que planejamos em 2019. Iniciamos 2020 e uma pandemia nos assolou, fazendo-...