segunda-feira, 26 de agosto de 2013

Rede Estadual: a greve continua

Da Redação
Os professores da rede estadual de ensino de Mato Grosso decidiram, em assembleia geral da categoria realizada na tarde desta segunda-feira (26), manter a greve por tempo indeterminado. A paralisação, que completou duas semanas, é para reivindicar reajuste salarial, inclusão da hora atividade para os professores contratados, melhoria nas estruturas das escolas e a posse dos classificados no concurso realizado em 2010.
O presidente do Sindicato dos Trabalhadores do Ensino Público de Mato Grosso (Sintep-MT), Henrique Lopes Nascimento, informou que o governo do estado, em reunião com a categoria, apontou um calendário de chamamento dos classificados no último concurso público em 2010. No entanto, ainda de acordo com o Sintep, o número informado estaria longe de suprir a quantidade de cargos vagos na rede estadual de ensino.
A proposta seria de um calendário para a posse de técnicos e apoio administrativo, além de mais 500 professores até novembro de 2013. Os professores também pedem a destinação de 35% dos recursos estaduais para a educação.
http://www.odocumento.com.br/materia.php?id=437115

Inaugurada Creche S. Mateus

As mães do bairro São Mateus e região já podem contar a partir de agora com mais uma opção para deixar seus filhos enquanto trabalham. O prefeito Mauro Mendes entregou para a comunidade uma nova creche que vai atender 120 crianças de 2 a 3 anos e 11 meses de idade.
“Eu fico emocionado por saber que estou construindo um pouco da história dessas crianças”, disse o prefeito durante a solenidade de inauguração, realizada na última sexta-feira (23).
Mauro Mendes destacou ainda que a estrutura física de uma unidade escolar é muito importante para o andamento da mesma, mas a qualidade dos profissionais que trabalham nela é ainda mais importante.
O prefeito lembrou que durante sua gestão pelo menos 40 novas unidades serão entregues em Cuiabá. “Estamos implantando em Cuiabá um novo conceito de construção. A partir de agora as escolas e creches serão construídas com padrão de qualidade e respeito a nossas crianças”.
leia mais: http://www.cuiaba.mt.gov.br/noticias?id=7354

Sintep diz não temer multa e mantém greve

O Sindicato dos Trabalhadores da Educação de Cuiabá continua ignorando a liminar judicial proferida pelo desembargador Rubens de Oliveira na última quinta (22) pelo fim da greve. A categoria, que conta com 7.500 profissionais, mantém a paralisação até que haja uma contrapartida da prefeitura ou até que o Pleno do Tribunal de Justiça julgue a questão. “A gente não teme a liminar, primeiro porque o parecer de um desembargador apenas não é o julgamento da greve. É preciso que o pleno do TJ aprecie”, afirmou a diretora do Sintep, Helena Maria Bortolo, em entrevista ao RDTV desta segunda (26). Ao deferir a liminar, Rubens fixou multa de R$ 5 mil por dia, caso seja descumprida.
   Segundo Bortolo, o Sintep repudia a postura do prefeito de buscar na Justiça o que ela classifica como “um meio de coagir os trabalhadores em greve”. Ainda conforme a sindicalista, o secretário municipal de Educação, Gilberto Figueiredo, tem destratado e pressionado os grevistas. Ela destaca que, ao cruzar os braços, os profissionais exercem um direito assegurado pela Constituição Federal. “Este instrumento utilizado pelo prefeito é absurdo. Afinal, legal é a nossa greve e o que não é legal é a postura do prefeito Mauro Mendes com esta medida”, frisa.
leia mais: http://www.rdnews.com.br/blog/post/sintep-diz-que-nao-teme-liminar-e-mantem-greve-multa-e-r-5-mil-dia

Educadores apontam riscos de reforma em SP

São Paulo - Resgatar boas ideias e introduzir novidades. Essa foi uma das formas com que o prefeito Fernando Haddad (PT) resumiu o programa de reforma da educação municipal, anunciado este mês. Entretanto, mais do que resgatar e inovar, o plano terá de ser capaz de fazer funcionar medidas conhecidas e até existentes na rede, mas que encontraram dificuldades para se tornarem efetivas para a melhoria do aprendizado.
A linha geral do programa é aumentar a exigência para os alunos do ensino fundamental, acompanhando desempenho, oferecendo recuperação e, caso não haja jeito, reprovando quem não progrediu. A reforma aumenta de dois para cinco anos as chances de retenção - medida criticada pela maioria dos especialistas, que receiam aumento nos índices de reprovação, que só puniria quem tem mais dificuldades e que pode refletir em abandono da escola.
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http://noticias.uol.com.br/ultimas-noticias/agencia-estado/2013/08/26/educadores-apontam-riscos-de-reforma-em-sp.htm

Para pesquisadora, falta padrão mínimo do que é um bom professor

Pesquisadora Gabriela Moriconi
Um professor bom é um dos principais pilares que sustentam a qualidade da educação -- com esse ponto, todos os especialistas concordam. Com base nessa afirmação inicial, surgem alguns debates na área: como é a formação desses profissionais na faculdade? Quem se interessa em ser professornum país em que os salários são baixos? É possível ensinar bem emcondições precárias?
A pergunta que a pesquisadora Gabriela Moriconi faz é anterior: o que é um professor bom? Administradora pública de formação, Gabriela buscou medir durante seu doutorado qual seria o efeito da atuação do professor nas notas de seus alunos. Para os estudantes de 4ª série da rede municipal de São Paulo, na avaliação de 2010 da própria prefeitura, as evidências explicariam "cerca de 9% da variação nas notas dos alunos da amostra analisada".
Leia mais:
http://educacao.uol.com.br/noticias/2013/08/26/para-pesquisadora-falta-padrao-minimo-do-que-e-um-bom-professor.htm

Falta de estudo dos pais afeta em mortalidade infantil

Nada mata mais crianças no Brasil do que a falta de estudo dos pais. Pesquisa do Estadão Dados mostra que nenhuma outra das 232 variáveis testadas influi mais nas mortes na infância do que o baixo nível de escolaridade dos adultos. Nem a falta de dinheiro, de água ou esgoto têm um impacto maior na mortalidade infantil.
Os dados se referem aos 5.565 municípios brasileiros, foram coletados durante o Censo 2010 e compilados pelo Atlas de Desenvolvimento Humano no Brasil.
Eles foram usados para criar um modelo explicativo dos indicadores que poderiam causar a mortalidade de crianças de até cinco anos. Por meio de métodos estatísticos, foi possível ver que a maior causa desse tipo de morte está relacionada à taxa de alfabetização da população com mais de 18 anos.
Para cada ponto porcentual retirado da taxa de analfabetismo da população de 18 anos ou mais, a taxa de mortalidade de crianças até cinco anos cai 4,7 pontos.
http://noticias.uol.com.br/ultimas-noticias/agencia-estado/2013/08/26/falta-de-estudo-dos-pais-afeta-em-mortalidade-infantil.htm

Servidores públicos de Cuiabá estão endividados

Praticamente todos os servidores de Cuiabá estão endividados. Conforme dados da Prefeitura, 8,7 mil possuem empréstimos consignados à folha de pagamento, o que equivale a 99,4% dos 8.794 servidores municipais. Deste total, 1,7 mil (20%) extrapolaram o limite de comprometimento do salário. O percentual permitido para servidores é de 30% da sua remuneração e só os efetivos podem contrair este tipo de débito em qualquer uma das quatro instituições bancárias credenciadas, sendo BMG, Panamericano, Santander e Banco do Brasil, que é detentor da conta-salário do pessoal.

Leia mais:
http://www.rdnews.com.br/blog/post/100-dos-servidores-de-cuiaba-estao-endividados-aponta-estudo

Avaliação: como poderia ser o ENEM

O Enem tem outras funções além de ser o vestibular único nacional usado pelas universidades federais para a admissão de seus alunos. O escore obtido no Enem é usado para a certificação de conclusão do ensino médio e para acesso ao Prouni e Fies. Com menor visibilidade, o Enem é ainda um instrumento de verificação do aprendizado dos alunos que estão terminando a educação básica.
Essa última finalidade, central no Enem antigo, foi redefinida, quando da introdução do novo Enem, como uma forma de acompanhamento longitudinal do aprendizado dos alunos. Essa decisão tem influenciado de forma definitiva outros aspectos do exame e não sofreu ainda o escrutínio social a que toda política pública deve ser submetida.
Para que o Enem cumpra a função de ser instrumento de acompanhamento longitudinal do aprendizado dos alunos, é necessário que seus escores pertençam a uma escala de medida do aprendizado. Isso exige que os itens usados nos diferentes anos sejam colocados na métrica escolhida, que deve ser única, para que os escores dos diferentes anos sejam comparáveis. Como conseqüência, pode-se verificar a ocorrência de mudanças no patamar do desempenho dos alunos de diferentes origens escolares e sociais. 
leia mais:
http://revistaeducacao.uol.com.br/textos/0/enem-selecao-versus-relevancia-educacional-250209-1.asp

Sexualidade infantil

Até hoje, educadores e responsáveis acreditam que o tema é muito complexo para ser abordado com alunos e filhos. Entre os pais, existem aqueles que preferem não mencionar o assunto, pois se dizem despreparados para isso. Muitos ainda alegam não saber como responder as perguntas que são feitas pelas crianças. Já entre os educadores também há os que não se julgam preparados para falar sobre sexualidade com os alunos. No entanto, as crianças devem receber orientação sexual tanto da família quanto da escola. Logo, educadores e pais deveriam partir para um trabalho em conjunto, para elucidar as principais dúvidas infantis.
Dicas para abordar o tema na escola 
Leia mais:
http://revistaguiafundamental.uol.com.br/professores-atividades/109/sexualidade-infantil-alem-do-assunto-sempre-gerar-controversias-ele-292478-1.asp

Funarte realiza oficina de "teatro na sala de aula" em Cuiabá

De 9 a 25 de setembro, a Fundação Nacional de Artes – Funarte realiza a oficina “Teatro na sala de aula – Uma possibilidade em Arte / Educação”, com o ator e diretor teatral Carlos Ferreira.  Voltado a professores do ensino básico da rede pública e estudantes de pedagogia, letras e educação musical, o curso tem como objetivo desenvolver conteúdos e fazeres metodológicos arte-educativos que possibilitem ao educador transferir a seus alunos a alfabetização artístico-estética por meio do teatro na sala de aula. As inscrições podem ser feitas até 9 de setembro.
A oficina contará com exercícios corporais e vocais para a sensibilização do educador; jogos teatrais na percepção espaço/tempo/ritmo; construção de textos teatrais com a técnica do barbante; construção e manipulação da Caixa Cênica Pedagógica; expressão sonora como elemento de musicalização; leituras e interpretação de textos sobre o processo da arte-educação, entre outros.
Serviço
Oficina: Teatro na sala de aula – Uma possibilidade em Arte / Educação
Professor: Carlos Ferreira , ator, diretor teatral e arte-educador
Data: 9 a 25 de setembro 2013, às segundas, terças e quartas-feiras, das 8 às 12h
Local: Cine Teatro Cuiabá – Av. Getúlio Vargas, 161 – Centro Histórico – Cuiabá – MT
Vagas: 20
Inscrições até 9 de setembro: gestaocultural.ctc@gmail.com / (65) 3054-5840 / 3624-5845
http://www.funarte.gov.br/teatro/funarte-realiza-oficina-de-teatro-com-foco-em-arte-educacao-em-cuiaba-mt/

CNTE Retratos da Escola: Avaliação da Educação Básica

A CNTE lançou, neste mês de agosto, o volume 7, número 12 da revista Retratos da Escola, com o tema "Avaliação da Educação Básica". No editorial, o editor da publicação, Luiz Dourado, afirma: "As análises deste dossiê problematizam as políticas de avaliação da educação básica em curso no País e identificam suas características, limites e potencialidades, com perspectivas para sua maior organicidade, após a ampliação da educação básica obrigatória (quatro a 17 anos) e a definição de sua universalização até 2016, considerando, também, a educação de zero a três anos e as modalidades educativas."
No lançamento, realizado no auditório da CNTE em Brasília, Dourado celebrou o reconhecimento crescente da publicação: "A nossa revista está indexada em vários locais de referência e com periodicidade regular. Estamos na Biblioteca Brasileira de Educação, no Latindex, que é uma indexação internacional, na livraria do Congresso dos Estados Unidos, no periódico da CAPEX, na Unicamp e em processo avançado na Fundação Carlos Chagas, entre outros. Hoje somos uma revista de classificação B2 na Capes, que significa dizer que é o primeiro periódico do mundo sindical indexado e com uma avaliação que algumas revistas conseguem ter apenas depois de 15 anos. Nós estamos no quinto ano, sem perder a identidade da interlocução com os profissionais da educação, pesquisadores e interessados na temática, temos uma ótima participação do comitê editorial", afirmou.
Você pode acessar a publicação completa neste link.

http://www.cnte.org.br/index.php/publicacoes/revistas/12427-leia-a-atual-edicao-da-retratos-da-escola-avaliacao-da-educacao-basica.html

Declaração para um novo ano

20 para 21  Certamente tivemos que fazer muitas mudanças naquilo que planejamos em 2019. Iniciamos 2020 e uma pandemia nos assolou, fazendo-...