terça-feira, 3 de janeiro de 2017

Educação em Sinop deve acabar com as filas e implantar o tempo integral

Secretária de Educação de Sinop,
Veridiana Paganotti,
diz que fila de espera é de 1.200 crianças,
com idade entre zero e três anos
Acabar com a fila de espera para as creches municipais. Essa é a primeira tarefa da secretária de Educação de Sinop, Veridiana Paganotti. Para isso, logo que assumiu o comando da pasta, definiu planejamento que prevê seja dado início ao processo de abertura de mais quatro unidades de educação infantil que estarão funcionando até março. 
Segundo Veridiana, a fila de espera hoje é de aproximadamente 2,7 mil crianças, com idade entre zero e três anos. Com a abertura das novas unidades a expectativa é de que essa demanda seja atendida. “Das quatro, duas são prédios próprios inaugurados agora pelo prefeito Juarez Costa e dois locados, com autorização da prefeita Rosana Martinelli. Hoje a principal dificuldade, é atender essa demanda”, explicou a secretária. 
Outro plano que deve ser desenvolvido pela pasta e foi uma das propostas de campanha da prefeita Rosana é a escola em período integral. De acordo com a secretária, será feito um projeto piloto em uma escola e, em seguida, ampliado para as demais unidades. 
Parcerias
A escola em período integral será desenvolvida com a parceria entre as secretarias de Educação e Esportes. A pasta da Cultura será extinta e passará a ser uma diretoria dentro da Educação e também fará parte do projeto. “A unidade que será o projeto piloto terá atividades de contra turno, com oito horas de atendimento. Estamos verificando qual é a escola de maior risco social e questões de baixa aprendizagem e o critério vai ser esse”. 
Conforme a Lei Orçamentária Anual (LOA), para o próximo ano o orçamento estimado para a Secretaria Municipal de Educação é de R$ 75 milhões.

http://www.rdnews.com.br/executivo/educacao-em-sinop-deve-acabar-com-as-filas-e-implantar-o-tempo-integral/79254

Cuiabá: Prefeito institui 'Hora Estendida' nas creches e CMEIs


(...) Para asseverar o compromisso com a humanização da gestão pública, foram estabelecidos também dois decretos que beneficiam as famílias cuiabanas. Um deles diz respeito à criação de uma jornada de trabalho alternativa para o servidor público que tenha cônjuge, filho ou dependente com deficiência. A medida considera os desafios mediante as circunstâncias familiares e não onera o profissional, que permanece com seu salário sem qualquer corte ou redução.
“É fundamental que o poder público se coloque no lugar de seu povo, observando todas as necessidades que o norteia, trabalhando em função dele. Considerando a grande maioria dos pais que divide seu tempo em cuidar de seus filhos e garantir o sustento mensal, decretamos também a instauração do Programa Hora Estendida nas creches municipais e CMEI’s. Fica instituído e compete à Secretaria Municipal de Educação criar uma comissão para realização dos estudos preliminares para a implantação da medida, bem como dever assegurar a supervisão, cuidados e bem-estar da criança durante todo o período de funcionamento. O prazo que estamos dando para a pasta enviar um estudo de viabilidade ao Comitê de Eficiência dos Gastos Públicos é de 90 dias, com o objetivo de tornar a alternativa uma realidade já no próximo semestre”, disse Pinheiro. (...) 
(Trecho da matéria Íntegra AQUI)


DECRETO N.º 6.214 DE 02 DE JANEIRO DE 2017.      DISPÕE SOBRE A IMPLANTAÇÃO DO PROGRAMA HORA ESTENDIDA NAS CRECHES MUNICIPAIS E NOS CENTROS MUNICIPAIS DE EDUCAÇÃO INFANTIL NO MUNICÍPIO DE CUIABÁ.

Declaração para um novo ano

20 para 21  Certamente tivemos que fazer muitas mudanças naquilo que planejamos em 2019. Iniciamos 2020 e uma pandemia nos assolou, fazendo-...