sexta-feira, 30 de maio de 2014

Definidas as escolas que vão para a final do concurso de dança "EDUCANDO COM A COPA"

Foto: Jorge Pinho (SME)
O clima de Copa do Mundo tomou conta do auditório da Secretaria Municipal de Educação nesta quinta-feira (29), quando foi realizada a semifinal do concurso de dança, que integra o projeto Educando com a Copa.
As escolas Raimundo Pombo, Orlando Nigro, Alzira Valladares e Gracildes Melo, que se apresentaram com danças típicas dos países Coreia do Sul, Austrália, Japão e Coreia do Sul, respectivamente, foram as classificadas para a grande final, que ocorrerá no dia 5 de junho.


Pelo menos 19 escolas municipais de Cuiabá participaram do concurso. Os alunos apresentaram coreografias de danças folclóricas dos oito países que jogarão a primeira fase da copa do mundo na Arena Pantanal.
Promovido pela Secretaria Municipal de Educação, o projeto “Educando com a Copa” é uma das ações de mobilização para a Copa do Mundo FIFA 2014.
Para o secretário municipal de Educação, Gilberto Figueiredo, sem dúvida nenhuma o legado da Copa do Mundo em Cuiabá será a oportunidade de aprendizado que os alunos terão. “Quando pensamos na realização desse projeto, a nossa intenção foi estimular nossas unidades de ensino a pesquisarem sobre os oito países que jogarão em Cuiabá. Com isso, os alunos têm maior integração com a história, geografia e conhecimentos gerais desses países, principalmente no que diz respeito aos aspectos culturais”.
Umas das escolas classificadas para a final, a Orlando Nigro, representou a Austrália com a dança Haka, típica do povo Maori. Segundo a professora de educação física, Daniele Vilela, um dos aspectos que contribuiu para a vitória do grupo foi a dedicação e empenho de toda a escola. “Foram vários dias de pesquisas e de ensaios exaustivos, mas tudo com muita dedicação, pois queríamos fazer uma bela apresentação”, disse a professora, agradecendo ao Instituto de Balé Voo Livre, que contribuiu com a coreografia apresentada pela escola.
Para a diretora da escola, Ednalúcia Maria do Nascimento, projetos desse tipo ajudam no aprendizado do aluno, além de contribuir para levantar a autoestima deles. “Foi muito gratificante participar. Este é um tipo de evento que deveria acontecer mais vezes”.
http://www.cuiaba.mt.gov.br/educacao/definidas-as-escolas-que-vao-para-a-final-do-concurso-de-danca/8998


Foto: EducaGil
Foto: EducaGil
Foto: EducaGil


Foto: EducaGil

Foto: EducaGil
Foto: EducaGil
Foto: EducaGil
Foto: EducaGil


Escolas fazem festa no encerramento dos jogos escolares


Secom Cuiabá

Equipe EMEB Darcy Ribeiro. Foto: Jorge Pinho (SME)
As escolas municipais Cândido Mariano Rondon, Maria da Gloria de Souza, Antônia Tita e Darcy Ribeiro foram as campeãs do futsal no 3º Jogos Escolares da Secretaria Municipal de Educação. A final, realizada na quarta-feira (28) no Ginásio Verdinho, definiu os campeões nas categorias A (12 a 14 anos) e B (9 a 11 anos) do masculino e do feminino.
O secretário municipal de Educação, Gilberto Figueiredo, fez questão de prestigiar o evento, inclusive assistindo as quatro partidas da final. “Incentivar o esporte é contribuir para formação de cidadãos do bem, pois enquanto esses alunos estão participando de atividades como essa estão longe das drogas e do mundo do crime. E é tão gratificante ver nossos alunos envolvidos com o esporte dessa forma”, declarou o secretário.
A secretária-adjunta de educação, Marioneide Kliemaschewsk, reconheceu o empenho e determinação não só dos alunos, mas também de todos os profissionais das escolas envolvidas nos jogos, principalmente os professores e monitores de educação física. “Todos estão de parabéns, pois o esporte, acima de tudo, é qualidade de vida e a prática desportiva é importante não só para o condicionamento físico, mas também para a vida social dessas crianças”, disse a secretária, acrescentando que em 2015 o evento será ainda melhor. “A gestão do prefeito Mauro Mendes acredita em superação e o que percebemos aqui é que as nossas escolas estão se superando cada vez mais”.
Segundo a articuladora do Programa Mais Educação da escola Marechal Rondon, Daiane Campos, o incentivo ao esporte, é importante para o condicionamento físico da criança. Alguns alunos da escola, segundo ela, estavam acima do peso e a prática do futsal ajudou a melhorar a situação. “Uma das alunas chegou a perder cinco quilos depois que começou a praticar o futsal, isso comprova que a participação deles em atividades como essa contribui para uma boa saúde”.
A aluna Larissa Soares, da escola Marechal Rondon, foi uma das artilheiras dos jogos com 13 gols no total. Junto com sua equipe ela conquistou o primeiro lugar na categoria B feminino. “Eu gosto muito de jogar e fazer gols, mas o que eu quero ser mesmo é pediatra”, disse a garota ao ser questionada se pretendia seguir carreira no futebol.
Para o monitor de educação física da escola Maria da Gloria, Devaldo Antunes, a vitória do time foi uma resposta ao empenho e trabalho em conjunto de todos os profissionais da escola. “Essa conquista para nós é um fato histórico, pois é a primeira vez que conquistamos um campeonato, mas foi especial, pois todos abraçaram a causa”, disse o professor, acrescentando que alguns alunos da unidade têm condições de seguir carreira no futsal.
É o caso de Luiz Paulo Oliveira, 10 anos, que joga como atacante e marcou 12 gols. Fã de Cristiano Ronaldo, do Real Madri, o garoto sonha com uma carreira internacional, seguindo os passos de seu ídolo. “Quero me tornar um profissional e, quem sabe, jogar no Real Madri”.
O campeonato contou com a participação dos professores articuladores do programa Mais Educação, dos monitores de esporte e professores de educação física. 

http://www.cuiaba.mt.gov.br/educacao/escolas-fazem-festa-no-encerramento-dos-jogos-escolares/8994

Déficit de atenção: 8 sinais aos quais os pais e educadores devem ficar atentos


O transtorno de déficit de atenção e hiperatividade (TDAH) é uma doença cercada de controvérsia. Por atingir principalmente crianças, muito pais enxergam problemas onde eles não existem — sintomas isolados são comuns nesta fase da vida. Também há quem não preste atenção ao conjunto de sintomas que a caracterizam: quadros de desatenção, hiperatividade e impulsividade de maneira exacerbada. 
Há um grande número de crianças com a doença, reconhecida pela Organização Mundial de Saúde (OMS). Segundo dados da Associação Brasileira de Déficit de Atenção (ABDA), cerca de 3% a 5% das crianças brasileiras sofrem de TDAH, das quais de 60% a 85% permanecem com o transtorno na adolescência.
É preciso enfrentá-la cedo. Quando não diagnosticada e tratada, pode trazer sérios prejuízos a curto e longo prazo. Em crianças, é comum a queda no rendimento escolar, por causa de desorganização, da falta de paciência para assistir às aulas e estudar. Na fase adulta, o problema pode ser a causa de uma severa baixa auto-estima, além de afetar os relacionamentos interpessoais, uma vez que a pessoa tem dificuldades em se ajustar a horários e compromissos e, frequentemente, não consegue prestar atenção no parceiro.  
Clique AQUI para ver os oito sinais:

* Fontes: Maria Conceição do Rosário, psiquiatra e professora do Departamento de Psiquiatria da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp) e do Child Study Center, da Universidade de Yale, nos Estados Unidos, e Thiago Strahler Rivero, psicólogo do Departamento de Psicobiologia do Centro Paulista de Neuropsicologia da Unifesp

Veja as 20 Metas do PNE aprovadas pela Câmara

Depois de quase quatro anos de tramitação no Congresso Nacional, o texto-base do Plano Nacional de Educação (PL 8035/10) foi aprovado no Plenário da Câmara dos Deputados e vai seguir, enfim, à sanção da Presidência da República. Foi mantido o o parecer do deputado Angelo Vanhoni (PT-PR) para o texto do Senado.

Os destaques serão debatidos na semana que vem, por conta de um acordo entre as lideranças dos partidos. Destaques são os pedidos feitos por um deputado para votar, separadamente, uma emenda ou uma parte do texto. Essa votação ocorre sempre após a aprovação do texto-base.

Um dos destaques contempla a possibilidade de a União complementar recursos de estados, Distrito Federal e municípios caso eles não alcancem a verba necessária para cumprir padrões de qualidade como o Custo Aluno Qualidade inicial (CAQi) e Custo Aluno Qualidade (CAQ).
O PNE reúne as metas que o Brasil deve atingir na Educação em uma década. A aprovação, considerada uma "vitória do povo brasileiro", foi bastante comemorada pelos deputados e por entidades civis presentes na sessão. Pelo texto, o Brasil deve investir 10% de seu Produto Interno Bruto (PIB) na educação até o prazo de dez anos, incluindo ações do governo como o Programa Universidade Para Todos 

VEJA AS 20 METAS DO PNE

http://www2.camara.leg.br/comunicacao/institucional/plano-nacional-de-educacao-1

Declaração para um novo ano

20 para 21  Certamente tivemos que fazer muitas mudanças naquilo que planejamos em 2019. Iniciamos 2020 e uma pandemia nos assolou, fazendo-...