quarta-feira, 16 de abril de 2014

O que (não) fazer no Dia do Índio

Por: Marina Cândido Marcos
O Dia do Índio é comemorado em 19 de abril no Brasil para lembrar a data histórica de 1940, quando se deu o Primeiro Congresso Indigenista Interamericano. O evento quase fracassou nos dias de abertura, mas teve sucesso no dia 19, assim que as lideranças indígenas deixaram a desconfiança e o medo de lado e apareceram para discutir seus direitos, em um encontro marcante.

Por ocasião da data, é comum encontrar nas escolas comemorações com
fantasias, crianças pintadas, música e atividades culturais. No entanto, especialistas questionam a maneira como algumas dessas práticas são conduzidas e afirmam que, além de reproduzir antigos preconceitos e estereótipos, não geram aprendizagem alguma. “O índigena trabalhado em sala de aula hoje é, muitas vezes, aquele indígena de 1500 e parece que ele só se mantém índio se permanecer daquele modo. É preciso mostrar que o índio é contemporâneo e tem os mesmos direitos que muitos de nós, ‘brancos’”, diz a coordenadora de Educação Indígena no Acre, Maria do Socorro de Oliveira.
Saiba o que fazer e o que não fazer no Dia do Índio:
1. Não use o Dia do Índio para mitificar a figura do indígena, com atividades que incluam vestir as crianças com cocares ou pintá-las.
Faça uma discussão sobre a cultura indígena usando fotos, vídeos, música e a vasta literatura de contos indígenas. “Ser índio não é estar nu ou pintado, não é algo que se veste. A cultura indígena faz parte da essência da pessoa. Não se deixa de ser índio por viver na sociedade contemporânea”, explica a antropóloga Majoí Gongora, do Instituto Socioambiental.
2. Não reproduza preconceitos em sala de aula, mostrando o indígena como um ser à parte da sociedade ocidental, que anda nu pela mata e vive da caça de animais selvagens
Mostre aos alunos que os povos indígenas não vivem mais como em 1500. Hoje, muitos têm acesso à tecnologia, à universidade e a tudo o que a cidade proporciona. Nem por isso deixam de ser indígenas e de preservar a cultura e os costumes.
3. Não represente o índio com uma gravura de livro, ou um tupinambá do século 14
Sempre recorra a exemplos reais e explique qual é a etnia, a língua falada, o local e os costumes. Explique que o Brasil tem cerca de 230 povos indígenas, que falam cerca de 180 línguas. Cada etnia tem sua identidade, rituais, modo de vestir e de se organizar. Não se prenda a uma etnia. Fale, por exemplo, dos Ashinkas, que têm ligação com o império Inca; dos povos não-contatados e dos Pankararu, que vivem na Zona Sul de São Paulo.
4. Não faça do 19 de abril o único dia do índio na escola
A Lei 11.645/08 inclui a cultura indígena no currículo escolar brasileiro. Por que não incluir no planejamento de História, de Língua Portuguesa e de Geografia discussões e atividades sobre a cultura indígena, ao longo do ano todo? Procure material de referência e elabore aulas que proponham uma discussão sobre cultura indígena ou sobre elementos que a emprestou à nossa vida, seja na língua, na alimentação, na arte ou na medicina.
5. Não tente reproduzir as casas e aldeias de maneira simplificada, com maquetes de ocas
“Oca” é uma palavra tupi, que não se aplica a outros povos. O formato de cada habitação varia de acordo com a etnia e diz respeito ao seu modo de organização social. Prefira mostrar fotos ou vídeos.
6. Não utilize a figura do índio só para discussões sobre como o homem branco influencia suas vidas
Debata sobre o que podemos aprender com esses povos. Em relação à sustentabilidade, por exemplo, como poderíamos aprender a nos sentir parte da terra e a cuidar melhor dela, tal como fazem e valorizam as sociedades indígenas?

http://www.indioeduca.org/?p=1935

Expediente na Prefeitura de Cuiabá será normal nesta quinta-feira



A Prefeitura de Cuiabá terá expediente normal nesta quinta-feira (17), véspera do feriado de Sexta-feira Santa. 
Segundo o prefeito Mauro Mendes, todos os feriados deste ano já foram estabelecidos em decreto editado no final do ano passado. “É importante o empenho de todos os envolvidos na Administração Municipal para oferecer o melhor serviço ao cidadão”, afirmou.

http://www.cuiaba.mt.gov.br/comunicacao/expediente-na-prefeitura-de-cuiaba-sera-normal-nesta-quinta-feira/8716

Distanciamento familiar pode ocasionar introspecção de crianças na escola

Diferentemente do que ocorria há vinte anos, atual jornada de trabalho dos pais faz crianças permanecerem dez horas por dia no ambiente escolar, por vezes, sem atividades

Do R7

Pesquisa realizada com 1.330 funcionários de escolas na Inglaterra mostra que o distanciamento familiar pode ter resultado no desempenho das crianças. Para os entrevistados, o fenômeno contemporâneo estaria levando alunos da educação infantil e das séries iniciais a permanecerem no ambiente escolar “como fantasmas” após as aulas. As informações foram divulgadas pelo jornal britânico Daily Mail nesta terça-feira (15).
Alega-se que o longo –e nem sempre produtivo– dia nas escolas é fruto do distanciamento familiar acarretado pela pressão e priorização do trabalho em detrimento de mais tempo gasto junto à família. Segundo os funcionários, como consequência, crianças passam a falar raramente umas com as outras no ambiente escolar, ficam sonolentas durante as aulas e não conseguem progredir tão rapidamente quanto deveriam.
Para remediar o problema, mais de 70% dos entrevistados dizem ser necessárias exigências quanto à idade mínima para matrículas. Metade acredita que os alunos do primário não deveriam gastar mais de cinco horas por dia na escola.

http://noticias.r7.com/educacao/noticias/distanciamento-familiar-pode-ocasionar-introspeccao-de-criancas-na-escola-mostra-pesquisa-britanica-20140416.html

Creche São Mateus comemora "Cuiapáscoa"


Secom Cuiabá
A creche municipal São Mateus promove nesta quarta-feira (16) uma “tarde cuiabana” com os alunos, pais e educadores para comemorar a Páscoa e o aniversário de Cuiabá. Desde o dia 27 de março a unidade de ensino está trabalhando o projeto Cuiapáscoa e nesta sexta será a culminância dos trabalhos, quando serão realizadas apresentações culturais, entrega de ovos de páscoa e o famoso chá com bolo.
Segundo a diretora da creche, Rosângela Pereira, este mês é celebrado duas datas especiais, que é a Páscoa e o aniversário de Cuiabá, por isso a unidade integrou as duas datas e criou o projeto Cuiapáscoa.
Durante três semanas foram realizadas várias atividades com os alunos, oportunidade em que foi apresentada a eles a gastronomia cuiabana, por meio de cardápios elaborados pela própria equipe do São Mateus. Além da gastronomia cuiabana a equipe de educadores se reuniu no sábado (12) para confeccionar os ovos de páscoa que serão dados aos alunos.
“Nós contamos com a participação dos pais nesse trabalho, que inclusive fizeram a doação de chocolate. A parceria deu tão certo que conseguimos confeccionar cerca de 200 ovos num único dia”.
Segundo a diretora, o projeto Cuiapáscoa tem como finalidade colocar os alunos em contato com as culturas e tradições diversificadas, mostrando e resgatando o verdadeiro significado da história de Cuiabá e o sentido espiritual e não o comercial da Páscoa.
“Sabemos que a cultura faz parte das nossas vidas, por isso conhecer a cultura cuiabana é importante para que as crianças aprendam a nossa história, pois ela está inserida dentro de um contexto de valorização cultural. E a páscoa é o momento de renovação pessoal, independente de religião”, observou a diretora. 

http://www.cuiaba.mt.gov.br/educacao/creche-sao-mateus-prepara-tarde-cuiabana-para-comemorar-a-pascoa/8712

'Tem que prestar atenção', diz aluna que completou um ano de notas 10

Fernanda Santana está há mais de um ano tirando notas 10 na escola.
Filha de professor, ela diz que não sofre pressão por causa disso.

Mariane RossiDo G1 Santos

Dedicação, concentração e assiduidade. Esses três fatores, somados, tornaram uma estudante de Santos, no litoral de São Paulo, uma 'aluna nota 10'. Desde o início do ano passado, Fernanda Armondes Santana, de oito anos, não sabe o que é tirar uma nota abaixo de 10 na média do boletim. Ela é filha de um funcionário da escola, mas garante que não é pressionada para manter as melhores notas que são obtidas, segundo ela, porque procura manter muita concentração durante as aulas.
No mundo de Fernanda, ainda há bonecas, videogame, brinquedos e desenhos animados. Mas, ainda na infância, ela optou por dar prioridade para os estudos. No ano passado, a menina ficou com a média 10 em todas as matérias. Fernanda diz que não tem nenhuma mania, estratégia ou segredo para tirar notas boas nas provas. O estudo e a concentração são as 'armas' para conseguir bons resultados nos exames. “Quando a professora explica, eu presto atenção e estudo bastante quando tem prova. Tem que prestar atenção”, conta a menina. Depois da obrigação, Fernanda aproveita para se divertir no ballet, capoeira e no judô, uma das paixões da garota.
A mãe dela, a dona de casa Jaqueline Pereira Armondes, de 29 anos, diz que Fernanda nunca teve dificuldade com os estudos. Matemática é a matéria preferida da filha. “Ela gosta de estudar, é dedicada, não gosta de faltar”, fala Jaqueline. Ela acredita que as boas notas da filha são por conta do comportamento da menina dentro e fora da escola. “Ela já tem facilidade e incentivamos também mostrando o quanto é importante estudar. É natural dela, nem precisamos cobrar”, diz.



Continue lendo: http://g1.globo.com/sp/santos-regiao/noticia/2014/04/tem-que-prestar-atencao-diz-aluna-que-completou-um-ano-de-notas-10.html

Escola Municipais participam de Projeto "Educando com a Copa"

Foto: Jorge Pinho (SME)

Secom Cuiabá

A Secretaria de Educação de Cuiabá promoverá no mês de maio o projeto “Educando com a Copa”, atividade que integra as ações de mobilização para a Copa do Mundo Fifa 2014. O projeto será realizado com alunos de escolas municipais e será dividido em duas atividades: concurso de dança e gincana cultural.
Pelo menos 28 escolas da rede municipal estão inscritas no projeto, 24 delas participarão da dança e 19 da gincana cultural. A final das duas atividades será realizada nos dias 20 e 23 de maio, respectivamente, no auditório da Secretaria.
Segundo a coordenadora geral do projeto, Edilene de Souza Machado, o “Educando com a Copa” tem por objetivo promover atividades que envolvam a dança e a cultura dos oito países que participarão da primeira fase da Copa do Mundo na Arena Pantanal.
O projeto pretende estimular nos alunos a realização de pesquisas sobre a história, geografia, política, cultura (culinária e folclore) e esportes dos países que jogarão em Cuiabá. Visa também propiciar a integração de toda a comunidade escolar nos preparativos para a Copa do Pantanal.
Jogarão em Cuiabá as seleções dos países da Colômbia, Japão, Coréia do Sul, Chile, Austrália, Rússia, Nigéria e Bósnia.
Conforme explica Edilene Machado, a gincana cultural foi dividida em três etapas. A primeira com perguntas de conhecimentos gerais e específicos dos oito países; na segunda etapa cada equipe participante deverá apresentar um aluno uniformizado com traje da seleção brasileira e fazer embaixadinha; e por fim, tarefas surpresas, que serão conhecidas pelos participantes apenas no decorrer dos trabalhos da gincana.
O concurso vai avaliar a habilidade e criatividade dos alunos participantes, que apresentarão coreografias de danças folclóricas dos oito países envolvidos.
A premiação da gincana será troféu e medalha para os três primeiros colocados, mais uma TV de 50 polegadas para cada membro da equipe que ficar em primeiro lugar; um notebook para os alunos que ficarem em segundo; e um smartphone para aqueles que conquistarem o terceiro lugar.
Já os prêmios para o concurso de dança serão troféu e medalhas para os três melhores colocados e um Day Use no Sesi Park para os alunos e o professor que conquistarem o primeiro lugar.
De acordo com o secretário municipal de Educação, Gilberto Figueiredo, a Secretaria vem desenvolvendo várias ações com intuito de fortalecer a Copa do Mundo em Cuiabá, entre elas atividades que mobilizam toda a comunidade escolar, mostrando a importância do evento para o Município.
Entre os projetos realizados estão o Pintando a Copa e a Caminhada no Clima da Copa, ambos em parceria com a Secopa; Fifa 11 pela Saúde, em parceria com a Fifa; Agente Mirim de Combate à Dengue, Jogos Estudantis, Concursos de redações, projeto Portas Abertas para a Inclusão, além de projetos realizados pelas próprias escolas municiais.
As escolas municipais que participarão do projeto Educando com a Copa são: Professora Joana Dark; Marechal Cândido Rondon; Novo Renascer; Antônio Ferreira Valentim; Maria Tomich Monteiro; Maria da Glória de Souza; Doutor Fábio Firmino Leite; Maria Dimpina; Ulisses Guimarães; Professor Ranulpho Paes de Barros; Lenine de Campos; Nossa Senhora Aparecida; Herbert de Souza; 8 de Abril; Quintino Pereira; Santa Cecília; Doutor Orlando Nigro; Hilda Caetano; Alzira Valladares; José Torquato; Silva Freire; Ana Tereza Arcos Krause; Gracildes Melo Dantas; Raimundo Pombo; Benedita Xavier; Zeferino Leite; Darcy Ribeiro; e Irmã Maria Betty.

http://www.cuiaba.mt.gov.br/educacao/projeto-educando-com-a-copa-promove-gincana-cultural-e-concurso-de-danca/8704

Declaração para um novo ano

20 para 21  Certamente tivemos que fazer muitas mudanças naquilo que planejamos em 2019. Iniciamos 2020 e uma pandemia nos assolou, fazendo-...