quinta-feira, 2 de outubro de 2014

Crianças podem votar em eleição virtual do portal Plenarinho

Crianças de todo o Brasil já podem votar na urna eletrônica do site infantil Plenarinho 

(http://www.plenarinho.gov.br), 

da Câmara dos Deputados. Quatro candidatos foram criados pelas escolas participantes da campanha Eleitor Mirim 2014. Eles concorrem ao cargo de deputado federal de Plenarópolis.

Até o dia 26 de outubro, as crianças podem assistir aos vídeos com a campanha de cada um deles no portal do Plenarinho e votar no candidato preferido. As  campanhas eleitorais foram montadas pela equipe do Plenarinho com base nas informações enviadas pelas escolas.
A partir de 5 de outubro, crianças e adolescentes que visitarem o Congresso Nacional também poderão votar na eleição mirim, em um computador que estará disponível na Câmara dos Deputados.
Conheça os candidatos
Os concorrentes no pleito de 2014 são:
  • Felicinha, do Partido da Criança Feliz (PCF). Criada pela professora Sueny dos Santos Lira Costa e seus estudantes da Escola Estadual Rezende de Almeida, de Itaparatins (TO);
  • Maria Açaí, do Partido Salvação do Verde (PSV). Criada pela professora Naglla Quemel e seus estudantes do 5º ano do Colégio Santo Antônio, de Belém (PA);
  • Senhor Ecolítico, do Partido de Respeito ao Meio Ambiente (PRMA). Criado pela professora Márcia Alonso e seus estudantes do 6º ano do Colégio Sagrado Coração de Maria, de Brasília (DF);
  • Vismonte, do Partido Educacional Monte Sinai (PEMTES). Criado pelo professor Paulo Roberto Leandro da Silva e seus estudantes dos 8º e 9º anos do Colégio Monte Sinai, de Maceió (AL).
Eleitor Mirim
Realizado em anos eleitorais, em parceria com professores, o Eleitor Mirim tem por objetivo conscientizar as crianças sobre a importância da participação na vida política. Os professores recebem uma cartilha sobre os vários aspectos do processo eleitoral, como a importância do voto e a necessidade de acompanhar o trabalho dos eleitos. A cartilha ainda traz sugestões de atividades para serem desenvolvidas em sala de aula.
A novidade deste ano é um banner digital da campanha mirim para ser compartilhado por e-mail ou nas redes sociais, com o slogan #pesquiseconheçavote.
http://www2.camara.leg.br/camaranoticias/noticias/EDUCACAO-E-CULTURA/475069-CRIANCAS-PODEM-VOTAR-EM-ELEICAO-VIRTUAL-DO-PORTAL-PLENARINHO.html

Chuva destelha creche e causa estragos

Foto: Priscila Silva
Fernanda Escouto e Priscilla Silva
A chuva que caiu na tarde desta quarta-feira (1º) em Cuiabá, provocou estragos em diversos pontos da cidade. Por conta da forte ventania, que veio junto com a tempestade, o telhado de uma creche, no bairro Despraiado, foi destelhado. No momento da chuva, 90 crianças estavam na unidade. Elas acabaram socorridas por um vizinho. Ninguém ficou ferido. 
O prédio da creche municipal Renisea Guilhermette Barua passou por uma reforma há quase um ano, ocasião em que o teto foi reformado. A parte que foi levada pelo vento atingiu a sala de aula que atende os alunos do jardim um.
“Acabou a luz, e o teto foi levado pelo vento. Nós tivemos que atravessar as crianças debaixo das telhas derrubadas durante a chuva”, relatou a conselheira da unidade, Andréia Laura Costa campos.
O Corpo de Bombeiros foi acionado para atender a ocorrência e isolou o local. O acesso ao prédio para recolher os materiais das crianças, que ficaram para trás, só foi permitido com a chegada de funcionários da empresa responsável pela obra.
Após o incidente a empresa que foi responsável pela reforma da creche compareceu ao local para fazer uma avaliação prévia. Segundo o técnico da empresa Aroeira Construções Alexandre Nogueira a ‘queda’ do telhado ocorreu devida a intensidade do vento que foi superior ao que a estrutura suporta.
O representante da empresa também reforçou que a posição geográfica onde está à escola favoreceu a queda do telhado. “A creche está posicionada em uma área onde não tem nada em volta, quando o vento veio em sua direção ocorreu um efeito de ‘empuxo’ o que fez com que o material fosse arremessado”, justificou. O material utilizado para a cobertura da edificação foi o isotérmico, composto por zinco e isopor.
A creche Renisea Guilhermette Barua existe há oito anos e atende crianças do bairro Despraiado e região. Atualmente 110 pequenos estão matriculados na unidade e a preocupação agora é para onde elas serão remanejadas com a interdição da creche.

A Defesa Civil do município informou que não foi acionado para a ocorrência na creche, mas relatou que além da ventania e chuva também houve queda de granizo em algumas regiões da capital, dentre elas está o bairro Jardim Cuiabá. O gelo teria “o tamanho de um grão de feijão”.
Fotos: Internauta / Priscilla Silva / Luciana Serafim

Veja Nota de Esclarecimento da SME
http://www.gazetadigital.com.br/conteudo/show/secao/9/materia/430550/t/chuva-destelha-creche-e-causa-estragos

Entidades que lutam pelo direito à educação reivindicam um sistema de ensino verdadeiramente inclusivo



Seminário realizado em Brasília foi uma das principais atividades da 12ª Semana de Ação Mundial 2014: Direito à Educação Inclusiva – por uma escola e um mundo para todos, que ocorreu em todo o País entre os dias 21 e 27 de setembro

“Eu não me conformo com números. Está tudo bem… Tudo melhorando… A estatística diz que… Afinal de contas, é a qualidade que deve prevalecer. E eu não me conformo com isso!”, reivindicou Antonio Davi Souza de Almeida, estudante do curso de pedagogia da UECE (Universidade Estadual do Ceará), durante o Seminário Nacional Desafios para a Garantia do Direito à Educação Inclusiva, que ocorreu no último dia 23 de setembro, em Brasília. Em sua fala, ele denunciou a discriminação praticada por professores e alunos, a falta do AEE (Atendimento Educacional Especializado) e a ausência da flexibilização do currículo e das avaliações. O evento foi uma das principais atividades da 12ª Semana de Ação Mundial: Direito à educação inclusiva – por uma escola e um mundo para todos, realizada entre os dias 21 e 27 de setembro em todo o Brasil.
As discussões ocorreram no Memorial Darcy Ribeiro (Beijódromo), na UnB (Universidade de Brasília) e foram transmitidas ao vivo pela internet, no blog da iniciativa. Participaram do debate representantes da sociedade civil, do poder público federal e municipal, da academia, do judiciário, da Unesco e do Unicef.
Durante o seminário, em nome da Campanha e das nove entidades que compõem o Comitê Técnico da SAM 2014, Meire Cavalcante, coordenadora regional do Fórum Nacional de Educação Inclusiva, juntamente com o promotor de justiça do Pará, Waldir Macieira, entregaram uma carta aberta com as ações que o país precisa colocar em prática para assegurar um sistema de educacional inclusivo para todas as pessoas. O documento foi entregue à Suzana Maria Brainer, coordenadora geral de Articulação da Política de Inclusão nos Sistemas de Ensino da Secadi (Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização, Diversidade e Inclusão do Ministério da Educação.
Além do seminário, outras ações foram desenvolvidas por mais de 2,2 mil instituições, coletivos e pessoas, das cinco regiões do país, que se inscreveram e receberam por correio os materiais da Semana de Ação Mundial (pôster, folder e caderno de atividades). “Esses números mostram o grande potencial de mobilização e de capilaridade da SAM. A grande mensagem que queremos passar é que a educação inclusiva é um direito de todos, e não apenas das pessoas com deficiência”, enfatizou Iracema Nascimento, coordenadora executiva da Campanha Nacional pelo Direito à Educação, durante a abertura do debate.
A SAM é uma iniciativa da CGE (Campanha Global pela Educação), realizada simultaneamente em mais de 100 países, desde 2003, com o objetivo de envolver a sociedade civil em ações de incidência política, de modo a exercer pressão sobre os governos para que cumpram os acordos internacionais da área, entre eles o Programa Educação para Todos (Unesco, 2000). No Brasil, a SAM é coordenada pela Campanha Nacional pelo Direito à Educação, em parceria com outros movimentos, organizações e redes.
Leia outras notícias sobre o Seminário Nacional da SAM 2014:

Confira as apresentações dos palestrantes:
http://semanadeacaomundial.org/2014/entidades-que-lutam-pelo-direito-a-educacao-reivindicam-a-construcao-de-um-sistema-de-ensino-verdadeiramente-inclusivo/

Competências socioemocionais em Políticas Públicas



Veja o índice

AMPLIANDO A FRONTEIRA DA EDUCAÇÃO. ............................................................4
Novos paradigmas para a educação. .....................................................................................5
O Brasil e a educação para o século 21. ...............................................................................6
O Instituto Ayrton Senna e a educação para o século 21. ....................................................7
DESENVOLVENDO COMPETÊNCIAS PARA O SÉCULO 21. .....................................8
Políticas públicas educacionais para desenvolver
competências para o século 21. ..........................................................................................10
Práticas pedagógicas para desenvolver competências para o século 21. ...........................14
A) Oportunidades de aprendizagem. ..................................................................................14
B) Relação professor-aluno. ...............................................................................................19
AVALIANDO COMPETÊNCIAS PARA O SÉCULO 21 ...............................................21
Propostas de avaliação do Instituto Ayrton Senna..............................................................22
Matriz de avaliação de competências socioemocionais. ....................................................23
Instrumentos de avaliação de competências socioemocionais. ..........................................24
- Avaliar para orientar políticas públicas
Questionário Socioemocional SENNA . ............................................................................24
- Avaliar para orientar práticas pedagógicas
Roteiro de avaliação socioemocional SENNA. ..................................................................26
EDUCAR PARA O SÉCULO 21: UM DESAFIO COLETIVO .......................................28


Clique para acessar o Material de discussão

Veja Mais: Política educacional com foco nas emoções


http://educacaosec21.org.br/wp-content/uploads/2013/07/COMPET%C3%8ANCIAS-SOCIOEMOCIONAIS_MATERIAL-DE-DISCUSS%C3%83O_IAS_v2.pdf

Setembro com Mais Educação encerra atividades nesta quinta-feira no CPA 2

Foto: Jorge Pinho

Secom Cuiabá
Alunos de 20 escolas municipais da regional Norte de Cuiabá participam nesta quinta-feira (02), das 8h às 12h, do último dia de atividades do projeto Setembro com Mais Educação. O evento, promovido em comemoração aos seis anos do programa Mais Educação, será realizado na Praça Cultural do CPA 2. 
Nas apresentações as escolas vão mostrar algumas das atividades que são realizadas nas oficinas ofertadas pelo programa, entre elas a dança, coral, capoeira, judô, karatê e banda de percussão.
Participam do evento as escolas municipais 12 de Outubro, Professora Gracildes Mello Dantas, Coronel Octayde Jorge Silva, Estevão Alves, Aristotelino Alves Praeiro, Professor Lenine de Campos Póvoas, Orzina de Amorim Soares, Augusto Mário Vieira, Antonia Tita, Dejani Ribeiro Campos, Deputado Ulisses Guimarães, Jescelino Jose Reiners, Madre Marta Cerutti, Pedrosa de Moraes e Silva, Professor Firmo Jose Rodrigues, 8 de Abril, Professor Rafael Rueda, Senhorinha Ana Alves de Oliveira, Tenente Octacílio Sebastião da Cruz e Nossa Senhora Penha de França.
Durante o evento, as escolas Senhorinha Alves, Ulisses Guimarães, Gracildes Mello, Dejani Ribeiro, Lenine Póvoas e Aristotelino Alves vão expor alguns trabalhos artesanais, feitos por meio do Programa Escola Aberta, entre eles tapetes, biscuit, telas, crochê e bordados.
O programa Mais Educação foi implantado e implementado em 2008 e no mês de setembro completou seis anos. Em Cuiabá, pelo menos 80 escolas da rede municipal são beneficiadas com o programa. 
O Setembro com Mais Educação foi dividido em quatro etapas, a cada semana uma regional de Cuiabá foi contemplada.

http://www.cuiaba.mt.gov.br/educacao/setembro-com-mais-educacao-encerra-atividades-nesta-quinta-feira-no-cpa-2/9638

Declaração para um novo ano

20 para 21  Certamente tivemos que fazer muitas mudanças naquilo que planejamos em 2019. Iniciamos 2020 e uma pandemia nos assolou, fazendo-...