quarta-feira, 21 de dezembro de 2016

Prefeito empossa gestores que vão atuar nas unidades educacionais nos próximos três anos

Rosane Brandão

O prefeito Mauro Mendes empossou na noite de terça-feira (20), 459 novos gestores, que vão atuar nas 160 unidades educacionais da rede municipal nos próximos três anos (2017 a 2019). 
Foram empossados diretores e coordenadores pedagógicos de escolas, creches e centros municipais de educação infantil (CMEIs) e secretários de escolas e CMEIs.
Conforme destacou o prefeito Mauro Mendes, esses gestores terão grandes desafios e muita responsabilidade pela frente, mas tem certeza que eles saberão conduzir as unidades da melhor forma possível. “Estou honrando com o meu compromisso de ser prefeito dessa cidade, entregando uma Cuiabá muito melhor do que aquela que recebemos há quatro anos, principalmente na área da educação onde avançamos muito. E sei que tudo isso só foi possível graças ao profissionalismo e empenho de todos os profissionais da educação. E tenho certeza que esses gestores continuarão trabalhado e fazendo muito pela educação de nossas crianças”, destacou o prefeito. 
A secretária municipal de Educação, Marioneide Kliemaschewsk, destacou que o processo eleitoral para a escolha dos novos gestores foi realizado de acordo com a nova Lei de Gestão Democrática, aprovada pela Câmara de Cuiabá em 2015, que reformulou a Lei de Gestão Democrática das Unidades de Creches (Lei Nº 4.998 de 2007) e a Lei de Gestão Democrática das Unidades Escolares (5.029 de 2007).
“Ao longo dos anos a educação de Cuiabá se tornou única e de qualidade. E é importante destacar que esse sucesso é fruto do trabalho de todos os profissionais da educação e tenho certeza que esse sucesso continuará na nossa rede, independente do novo prefeito”, observou a secretária. 
O ex-secretário municipal de Educação e vereador eleito, Gilberto Figueiredo, também participou do evento de posse e destacou a importância do momento para a educação de Cuiabá. “Esse é um processo burocrático, democrático e meritocrático, mas importante para a melhoria da educação. Estaremos na torcida para que esses gestores continuem fazendo um grande trabalho”.
A escolha dos novos diretores e coordenadores ocorreu no dia 25 de novembro, por meio de processo eleitoral. Já os secretários foram selecionados por meio de processo seletivo. 
Para a professora Genice Conceição, diretora eleita na Escola Municipal Moacyr Gratidiano Dorilêo, no bairro Parque Ohara, o processo eleitoral nas unidades educacionais é de grande importância, pois é um momento em que os pais têm a oportunidade de exercerem a democracia. “Os pais participam desse processo, decidindo pelo futuro educacional de seus filhos”.
A nova coordenadora da Escola São João Bosco, Suelene de Rezende, destacou que a gestão democrática é um dos maiores avanços da educação, conquistada nos últimos anos. “Esse processo é importante tanto para a comunidade escolar quanto para os profissionais das unidades. Para nós gestores é importante pela lisura do processo. Além disso, a comunidade participa e tem respaldo dentro da unidade de ensino”.
“Essa nova etapa será um grande desafio para todos nós, mas se conduzirmos o trabalho pautado nas diretrizes, no trabalho coletivo e na ética, com certeza teremos sucesso”, disse a nova diretora da Escola Maria Eunice, Léia Laura de Souza. 
Prestigiaram o evento o secretário de Governo e Comunicação, João Batista deOliveira, a presidente do Conselho Municipal de Educação, Regina lúcia Borges, o presidente do Sindicato dos Trabalhadores do Ensino Público (Sintep/Cuiabá), João Custódio, o vereador Adevair Cabral, além dos profissionais da Educação.













Fotos: Jorge Pinho






http://www.cuiaba.mt.gov.br/secretarias/educacao/prefeito-empossa-gestores-que-vao-atuar-nas-unidades-educacionais-nos-proximos-tres-anos/13885

Tucano é nomeado presidente do FNDE

Brasília - O governo de Michel Temer nomeou Silvio de Sousa Pinheiro, do PSDB da Bahia, presidente do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), órgão do Ministério da Educação que, entre outras atribuições, é responsável pela gestão do Fundo de Financiamento Estudantil (Fies). A nomeação de Pinheiro, que já trabalhou no secretariado de ACM Neto (DEM-BA) na prefeitura de Salvador, está publicada no Diário Oficial da União (DOU) desta quarta-feira, 21.

Pinheiro assume o posto no lugar de Gastão Dias Vieira, exonerado nesta quarta-feira. Vieira é filiado ao PROS do Maranhão e foi nomeado para o comando do FNDE em abril deste ano, ainda sob a gestão da então presidente Dilma Rousseff. Ele pertencia aos quadros do PMDB até o ano passado e já foi ministro do Turismo no primeiro mandato de Dilma.

http://noticias.uol.com.br/ultimas-noticias/agencia-estado/2016/12/21/tucano-e-nomeado-presidente-do-fnde.htm

Prorrogados os mandatos de gestores estaduais

PORTARIA Nº 428/2016/GS/SEDUC/MT.

Prorroga o mandato dos diretores escolares indicados, eleitos e designados das unidades escolares da Rede Pública Estadual de Ensino de Mato Grosso e dos Conselheiros dos Conselhos Deliberativos da Comunidade Escolar - CDCE.

O SECRETÁRIO DE ESTADO DE EDUCAÇÃO, ESPORTE E LAZER, no uso de suas atribuições legais e com base nos princípios da Gestão Democrática emanados da Constituição da República Federativa do Brasil de 1988, da Lei Federal nº 9.394/1996 - LDB, da Lei Complementar nº 49/1998, da Lei Complementar nº 50/1998, da Lei Estadual nº 7.040/1998, com suas alterações,

RESOLVE

Art. 1º Prorrogar o mandato dos diretores escolares indicados e designados, para o ano letivo de 2016 e os eleitos e designados para o biênio 2016/2017 para exercer a função até 31 de dezembro de 2018.

Art. 2º Os diretores indicados, eleitos e designados deverão apresentar à Comunidade Escolar, a avaliação do cumprimento das metas estabelecidas para o ano de 2016, no Plano de Desenvolvimento da Escola, avaliação interna da Escola, propostas que visem à melhoria da qualidade do ensino ao alcance das metas estabelecidas e uma nova Proposta de Trabalho para o biênio 2017/2018, até 31 de março de 2017.

Parágrafo único. Os documentos de que tratam o caput deste artigo, devem ser anexados no Sistema SigEduca, Módulo GPO/PPP/anexos.

Art. 3º Prorrogar o mandato dos Conselheiros dos Conselhos Deliberativos da Comunidade Escolar - CDCE, até 31 de dezembro de 2018.

Art. 4º Esta Portaria entra em vigor na data de sua publicação, revogando-se as disposições em contrário.

Cuiabá-MT,  28  de  novembro  de  2016.



Portaria n° 428/2016

Várzea Grande: Prefeitura certifica comunidade escolar por experiências exitosas na Educação


Em solenidade de reconhecimento a comunidade escolar e alunos da Rede Pública Municipal de Ensino, a prefeita Lucimar Sacre de Campos prestou homenagem com a entrega de certificados de menção honrosa pelo trabalho em prol de Várzea Grande. “II Encontro de Práticas Bem Sucedidas da Rede Pública foi um espaço para homenagear boas práticas que as escolas desenvolvem em suas comunidades, com a participação de professores, estudantes, funcionários e pais. As experiências possuem relevância social e cultural e tem impacto positivo na orientação pedagógica da escola. Essas que tiveram os trabalhos selecionados recebem na data de hoje (20), este certificado simbólico, porém se torna relevante pelos projetos implementados, com isso, a disciplina fica mais prazerosa para os alunos e consequentemente melhora significativamente os índices de aprovação das turmas envolvidas. Este é o objetivo da nossa gestão aumentar o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb)”, pontuou a prefeita.
Para o secretário de Educação, Esporte, Cultura e Lazer, Sílvio Fídelis, o reconhecimento vem do esforço de cada gestor escolar que com criatividade que a educação permite desenvolve projetos e  passa ser o diferencial na prática de gestão escolar. “As escolas vêm se superando a cada ano. Com a implantação da Escola de Templo Ampliado (ETA), as mudanças são significativas do convívio das crianças e dos adolescentes no seu ambiente de estudo, onde o diálogo e compartilhamento passaram a ser uma prática rotineira. Os projetos também são visionários e preparam os alunos para o futuro, tanto na consciência política e social de cada um. Quem ensina também aprende, os educadores crescem e atingem bons resultados no desenvolvimento dos projetos. Mesmo com as dificuldades que enfrentamos, o que podemos fazer é valorizar e destacar o trabalho que os profissionais desenvolvem junto aos estudantes em comunidade”, destacou.
A coordenadora da Escola Municipal de Educação Básica (EMEB) ‘Lúcia Leite Rodrigues’, Ângela Maria Santana disse que ser reconhecida e valorizada é sempre bom. O professor é quem dedica sua vida em ensinar e formar pessoas. É o maior agente de transformação da sociedade. “Com apoio da Secretaria de Educação, por meio do projeto ETA, os alunos se inseriram em vários projetos culturais das disciplinas extracurriculares que o projeto oferta, quer seja na arte de informática, música, dança, teatro, recreação escolar, horta, raciocínio lógico, esporte e letramento que visa à qualidade de vida do aluno e da família”.
De acordo com o diretora da EMEB ‘Júlio Domingos de Campos’, Eliana Oliveira Batista,  neste ano os trabalhos apresentados bateu novo recorde chegando a 80 trabalhos com apresentações de qualidade das ações e integração educacional mostrando força, capacidade e aglutinou um público de mais de 3 mil pessoas por noite. “Atualmente os projetos de práticas exitosas integrativas fazem parte da metodologia de ensino Rede Pública Municipal, são elementos essenciais desenvolvidos nas comunidades escolares experimentos que viraram ferramentas de gestão na construção de uma educação forte no município de Várzea Grande”.
A diretora do Centro Municipal de Educação Infantil (CMEI) ‘Isabel Antunes de Campos’, Gentila Pacheco falou que as apresentações das experiências exitosas foi um momento atrativo do evento, ocasião em que diversas escolas que compõem a Rede de Ensino apresentaram e compartilharam casos de sucesso desenvolvidos em suas respectivas unidades.  “A exemplo da educação étnico-racial que no ensino da história e cultura afro-brasileira difundiu em todas as unidades os reflexos sobre o saber e produções diversas sobre esta diversidade educacional. Foi um dos destaques da II Mostra, a confecção das bonecas Abayomi pelos estudantes, oportunidade em que aprenderam que é com a união de todos que se luta contra o racismo”.
O secretário finalizou dizendo que o “II Encontro de Práticas Bem Sucedidas” foi um momento ímpar que explanou na teoria e na prática, tanto para profissionais da educação quanto para os estudantes relações étnico-raciais não apenas visando a atender as demandas de um segmento, por sua vez significativo da população, senão com o objetivo de promover, aos poucos, uma alternativa à forma como a própria sociedade se enxerga. Valorizar a cultura afro-brasileira como um componente nacional, estudar a história mundial com um olhar menos eurocêntrico, compreender as lutas do movimento negro pela igualdade social e racial no país, bem como pela superação do racismo, são etapas dessa transformação. Esses são passos que interessam a todos e que vão além da escola, sem dúvida. Mas é nela também que concentramos algumas das alternativas nessa frente de tantos caminhos”.
Na oportunidade, a estudante Ingrid Fernanda dos Santos Marques, da Escola Municipal de Educação Básica 'Júlio Correia’, vencedora do concurso Selo Empresa Amiga do Meio Ambiente recebeu também certificado de menção honrosa.   
Ao todo, foram entregues 80 certificados distribuídos entre Escolas Municipais de Educação Básica (EMEBs) Urbanas e do Campo e Centros Municipais de Educação Infantil (CMEIs).  

Reporter
Cláudia Joséh
Foto
Fonte
Secom/VG




http://www.varzeagrande.mt.gov.br/conteudo/16239

Declaração para um novo ano

20 para 21  Certamente tivemos que fazer muitas mudanças naquilo que planejamos em 2019. Iniciamos 2020 e uma pandemia nos assolou, fazendo-...