quarta-feira, 11 de janeiro de 2017

SEDUC: Matrículas em 53 escolas estaduais começam nesta quinta-feira (12)

Yuri Ramires Seduc-MT 
Júnior Silgueiro/Seduc-MT
A Secretaria de Estado de Educação, Esporte e Lazer (Seduc) abre nesta quinta-feira e sexta-feira (12 e 13 de janeiro), as matrículas de novos alunos em 53 escolas estaduais que finalizaram o ano letivo no dia 23 de dezembro de 2016. A solicitação de vaga deve ser feita pelo site http://www.seduc.mt.gov.br/.
O gerente de Suporte à Gestão Escolar da Seduc, Hesloan Maia, informou que, neste primeiro momento, apenas 53 escolas vão ofertar vagas para novos alunos. “Isso acontece porque essas escolas conseguiram terminar o calendário de aula ainda em 2016, apesar da greve”, explicou.
Em Cuiabá, duas escolas vão abrir vagas para novos alunos: Escola Estadual Tancredo Neves e Escola Estadual Souza Bandeira. “Já temos conhecimento, por exemplo, de que na Souza Bandeira só vão abrir vagas para o 1º ciclo do Ensino Fundamental, já que houve a rematrícula de todos os alunos que lá já estudavam”.
Na Souza Bandeira, 75 vagas estão sendo ofertadas para o ingresso de novos estudantes, lembrou Hesloan. Para a solicitação, pais e responsáveis precisam realizar um cadastro, criar um usuário, usando um e-mail, e preencher os dados pessoais.
Com a confirmação da solicitação de matrícula em mãos, pais e responsáveis devem levar toda a documentação dos estudantes para efetivar a matrícula na escola selecionada. Não há um tempo limite para que a matrícula seja efetivada, mas a orientação é que ela seja feita em até 24 horas.
Último processo
Dos dias 20 a 24 de fevereiro, será aberto o processo de matrículas nas escolas que encerraram o ano letivo de 2016 no dia 31 de janeiro de 2017, após a reposição das aulas perdidas com a greve dos professores.
As etapas, segundo Hesloan, são uma forma de não sobrecarregar o portal de matrículas.
Escolas do Campo, Indígenas e Centro de Educação de Jovens e Adultos (Cejas) não fazem matriculas por meio do sistema online.
Rematrícula
Para os estudantes que continuarão na mesma escola, não será necessário o procedimento. O processo de rematrícula será realizado pela gestão da própria unidade escolar.

http://www.mt.gov.br/-/5658178-matriculas-em-53-escolas-estaduais-comecam-nesta-quinta-feira

Várzea Grande: Posse de novos diretores marca integração entre escola e comunidade

Em ato solene revestido de democracia, a prefeita Lucimar Sacre de Campos deu posse a diretores e coordenadores pedagógicos da Rede Municipal de Ensino de Várzea Grande para o triênio 2017/2019. A cerimônia ocorreu na noite de terça-feira (10) na Escola Municipal ‘Tenente Abílio da Silva Moraes, no bairro 15 de Maio e contou com a participação das comunidades escolares, vereadores, secretários municipais e populares.
Desde a década de 80 quando foi instituído o processo de escolha de diretores a educação Brasileira vem sendo mais bem estruturada com a confiança dos educadores no processo do fortalecimento da categoria. Para a prefeita Lucimar Campos esta confiança está embutida na Rede Educacional do município na gestão democrática. ”Seguimos os princípios educacionais e as políticas públicas implantadas pautadas nas conquistas da categoria. A escolha dos dirigentes seguiu as normas e o melhor Projeto Político-Pedagógico foi escolhido. O Plano de Trabalho Plurianual será implementado a partir deste ato”, disse a prefeita. 
“Dar posse aos novos gestores escolares e dar vazão e respeito a vontade da maioria, respeitando o principal preceito do nosso país a democracia.Somente quando todos aprenderem a aceitar a vontade da maioria, é que teremos uma democracia plena. Esta solenidade representa o meu respeito e vontade de garantir uma educação de qualidade para nossos jovens e crianças.Estamos em processo de construção e dando passos certos para uma educação inclusiva e de qualidade. Digo de qualidade quando os projetos educacionais implantados na nossa gestão começam a alcançar resultados perceptíveis melhorando o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) de Várzea Grande.Serão grandes os novos desafios para 2017, onde pretendemos avançar em nossas políticas educacionais e aumentar o número de escolas com o projeto Escola em Tempo Ampliado. Das 8 unidades já em andamento vamos chegar a 22 unidades escolares este ano, é uma de nossas metas”, afiançou Lucimar
A prefeita finalizou dizendo que sua palavra de ordem para o ano de 2017 será o de trabalhar, trabalhar e trabalhar, pois o seu compromisso é ampliar os direitos de cada cidadão várzeagrandense em ter uma educação de nível, uma saúde de qualidade, mobilidade urbana adequada e segurança. ”As nossas Políticas Públicas estão alicerçadas no  respeito, na democracia e na educação”.
Já para secretário de Educação, Cultura, Esporte e Lazer Silvio Fidelis a gestão escolar não deve ser enxergada somente como um conjunto de práticas burocráticas voltadas à escola, mas sim, precisa ser vista como um viés de promoção do fazer democrático e da cidadania.
“A gestão escolar quando se caracteriza como democrática, ela integra com a comunidade e seus trabalhadores e torna a arte de educar mais leve. A eleição demonstrou isso. A escola não pode e não deve fechar-se em seus muros, deixando de considerar toda a realidade que a norteia e que exerce influência constante no processo de ensino aprendizagem. A integração de todos, professores, comunidade escolar, pais e moradores fortalece ainda mais nossa educação e possibilita a implantação de projetos extra-curriculares. A percepção da prefeita Lucimar em escolher unidade escolar para o ato de posse, mostra a sensibilidade e o reconhecimento da educação que começa na escola, além de transformar em oportunidade a troca de experiências entre educadores e comunidades”, explicou Silvio Fidelis.
Já a diretora eleita da EMEB Ednilson Francisco Kolling, do bairro Chapéu do Sol, Gonçalina de Souza, disse que o desafio de diretores e coordenadores é trazer para dentro da escola a maior participação dos pais e responsáveis no processo de educação e avaliação dos alunos. “Nossa meta é promover o maior número possível de encontros, reuniões e eventos que possibilitem o comparecimento de toda a comunidade para que haja essa interação e, consequentemente a melhoria no processo de aprendizagem dos alunos”, afirmou.
Athair Tavares, diretor eleito da EMEB Professora Lúcia Leite Rodrigues do bairro Novo Mato Grosso, destacou que mesmo em um bairro carente, a equipe está muito motivada para fazer um bom trabalho, pois considera que o fortalecimento dos laços entre escola e família é fundamental para a melhoria do rendimento escolar. Atualmente a escola atende cerca de 340 alunos.
O secretário Fidelis informou ainda que entre as metas estabelecidas para o ano que se inicia contempla a realização de concurso público para o preenchimento de mais de mil vagas da Educação, o investimento efetivo na formação continuada abrangendo todas as classes dos servidores da pasta e a viabilização das obras de reformas e construção de mini estádios e pistas de skate para o fomento e o resgate das atividades esportivas e culturais em Várzea Grande além da construção de 14 novas creches para minimizar a demanda por vagas no município. 
Reporter
Fred Nogueira
Foto
Fonte
Assessoria SMECEL


Declaração para um novo ano

20 para 21  Certamente tivemos que fazer muitas mudanças naquilo que planejamos em 2019. Iniciamos 2020 e uma pandemia nos assolou, fazendo-...