segunda-feira, 7 de maio de 2018

SEDUC: Seges divulga perguntas frequentes sobre posse no Concurso da Educação

Segunda etapa de nomeação do concurso da Seduc começa na próxima segunda-feira (07.05) e cerca de 1.700 deverão tomar posse
Lorena Bruschi Seges-MT 
 Secretaria de Estado de Gestão (Seges) orienta os aprovados no Concurso Público da Educação de Mato Grosso sobre certidões, documentos, e ocasiões específicas que geraram dúvidas frequentes durante a nomeação. O documento que contém a resposta para as dúvidas frequentes pode ser acessado por aqui.
O objetivo é que os cerca de 1,7 mil nomeados que começarão a tomar posse na segunda etapa, que começa na próxima segunda-feira (07.05), tenham suas dúvidas esclarecidas, e agendem a posse com os documentos corretos para agilizar o processo.
O documento apresenta tutorial detalhado sobre como retirar as certidões criminais estadual e federal, certidão de vinculo funcional e da Junta Comercial, entre outros documentos exigidos pela Instrução Normativa nº03/2013 atualizada em 2018.
Dúvidas sobre acúmulo de cargos, posse de gestante e de Microempreendedor Individual estão no documento. Um dos pedidos de informação mais frequentes são sobre prorrogação de posse, medida prevista na Lei Complementar 104/2002, que prevê que é possível adiar o prazo da posse por mais trinta dias em casos de força maior.
Concurso
Ao todo, foram 5.748 vagas foram preenchidas no maior concurso da Educação, sendo 3.324 para o cargo de Professor da Educação Básica, 1.496 para Apoio Administrativo Educacional (AAE) e 928 para Técnico Administrativo Educacional (TAE), além de cadastro de reserva de 50% do total de vagas.
Entraram em efetivo exercício na primeira etapa de convocação 83% dos 1.922 nomeados na primeira lista. Destes, 70 candidatos tiveram a posse prorrogada ou suspensa (3,6%), 11 não passaram na perícia médica (0,6%) e seis tiveram a posse negada (0,3%).

seduc

Abertas nesta segunda-feira, 7, inscrições para o Enem 2018 podem ser feitas até 18 de maio


Os estudantes interessados em fazer o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2018 têm até 18 de maio para fazer suas inscrições, que foram abertas nesta segunda, 7, em todo o Brasil. O pagamento da taxa, no valor de R$ 82, se estende até 23 de maio. As provas serão realizadas em 4 e 11 de novembro, dois domingos, assim como em 2017.
O período para solicitar a isenção da taxa de inscrição e de justificar ausência da edição passada terminou no último dia 15 de abril. Ao todo, 3.818.663 brasileiros solicitaram o direito de não pagar a taxa de inscrição. Destes, 208.588 foram participantes isentos em 2017, que faltaram aos dois dias de aplicação e precisavam justificar a ausência para ter direito a nova isenção. Entretanto, apenas 8.486 apresentaram a documentação exigida e 200.102 declararam não possuir documentos que justificassem a ausência no exame.
Todos os interessados em prestar o exame, isentos ou não, deverão fazer a inscrição entre 7 e 18 de maio. Ou seja, a aprovação da solicitação de isenção não significa que a inscrição está realizada automaticamente. Portanto, para quem se enquadra nos critérios de isenção serão necessárias essas duas etapas.
Novidade - A principal novidade do Enem 2018 é relacionada ao segundo dia de provas, que passará a ter mais 30 minutos de duração para as disciplinas ciências da natureza e suas tecnologias e matemática e suas tecnologias. Agora, os estudantes terão cinco horas para responder às questões.
Redação – A nota da redação, entre zero e mil pontos, respeitará os critérios dispostos no Portal do Inep e na Cartilha do Participante – Redação no Enem 2018, que será publicada posteriormente com detalhamento das cinco competências avaliadas. A correção respeitará a decisão oficializada pela presidente do Supremo Tribunal Federal, ministra Carmem Lúcia, em novembro de 2017, para garantir tranquilidade aos participantes.
Aplicativo – Todas as informações sobre o Enem estão disponíveis no portal do Inep, na página do Enem 2018 e no aplicativo Enem 2018, disponível na App Store e na Google Play. As redes sociais do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) e do MEC, outros canais oficiais de comunicação com os participantes, também têm informações e respondem a dúvidas. O Fale Conosco do MEC/Inep atende pelo 0800 616161 e em sua versão on-line.
Clique aqui para acessar a página do participante.
Assessoria de Comunicação Social

Desenho de estudante mato-grossense é finalista em concurso; vote aqui

Yuri Ramires Seduc-MT 
Helen de Souza Nunes, estudante da Escola Estadual de Ensino Médio Inovador Maria de Lourdes Ribeiro Fragelli, em Guirantinga (cidade a 328 km ao Sul de Cuiabá), está na final do II Concurso de Desenhos para Escolha da Identidade Visual da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia 2018, promovido pelo Ministério de Ciência e Tecnologia.
A jovem de 17 anos, que já tem um talento promissor com desenhos, encarou o desafio quase no final do prazo de inscrição. “Foi de última hora que decidi participar, aí um dia, eu estava deitada pensando no produto e veio a ideia”, lembra.
No desenho, Helen representa a sustentação do mundo por meio da ciência. Ela ainda destaca a diversidade, por meio da representação da mulher negra, e a biologia.
“Não pensei como um ato político, mas é importante colocar as mulheres e os negros, que nem sempre representados na sociedade. Então, fiz questão de incluí-los no desenho”.
O professor orientador da jovem, João Antônio Pereira, conta que Helen é uma aluna bastante talentosa. “Ela está aqui na escola desde o 1º Ano do Ensino Médio, se forma esse ano, tem um talento brilhante para o desenho, faz tudo manual, usando lápis de cor”.
No último ano do concurso, o desenho vencedor também foi de um aluno da escola, Guilherme Mateus. Para este ano, Helen fez uma pequena homenagem ao ex-colega.
“Também tem alguns elementos que remetem ao desenho do Guilherme, que já ganhou o concurso e representou bem nossa escola”, conta.
O voto popular acontece até o dia 09 de maio. João e Helen pedem para que toda a sociedade vote em seu desenho, disponível neste site.
O desenho vencedor será usado como logo da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia 2018.
seduc

Piso salarial de professores da educação básica para 2020: R$ 2.886,24

Dyelle Menezes, do Portal MEC O piso salarial dos profissionais da rede pública da educação básica em início de carreira foi reajustado...