Os projetos e trabalhos desenvolvidos pelas escolas e creches da rede municipal de Cuiabá estão sendo apresentados à população durante o Seminário de Educação (Semiedu) 2013, na Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), campus de Cuiabá.
Os trabalhos estão expostos no estande da Secretaria Municipal de Educação (SME), em frente ao Centro Cultural da UFMT. Quem visitar o estande também poderá conhecer os programas e projetos desenvolvidos pelas diretorias e coordenadorias da SME. Os trabalhos ficarão expostos até sexta-feria (13).
A Escola Municipal de Educação Básica Maria Tomich Monteiro da Silva, do bairro Ribeirão do Lipa, que atende 400 alunos da educação infantil ao 5° ano, apresentou o projeto Lição de Amor, que visa levar os pais para dentro da escola.
Conforme explica a coordenadora da escola, Elizabeth Carvalho da Silva, uma vez a cada dois meses os pais são convidados a participar das aulas junto com os alunos. “Eles vivenciam todas as etapas e experiências dos alunos dentro da sala de aula e fora dela, inclusive no momento da merenda escolar”, comenta.
Segundo a coordenadora, é visível a felicidade dos alunos com a presença dos pais e essa iniciativa, que é desenvolvida na escola desde 2006, tem resultado na melhoria do aprendizado. “Elas se sentem valorizadas e os pais, que nunca vivenciaram esse tipo de experiência antes, ficam felizes em poder participar da vida escolar do filho”.
Outra experiência que também tem dado certo e foi apresentada durante o seminário foi o projeto “Viajando nos Cabelos de Lele” da Escola Maximiano Arcanjo da Cruz, do bairro Santa Laura.
Por meio de uma historinha, que tem como personagem uma menina negra chamada Lele, os professores ensinam as crianças um pouco de história e geografia, destacando a cultura africana. “Na nossa escola 70% das crianças são negras e boa parte delas não aceita seus cabelos encaracolados. Por isso criamos essa personagem, que tem essas mesmas características, para contar a sua história e sua origem”, explica a professora Aliete Pereira.
Um grande tapete, que tem o desenho do mapa-múndi, é colocado no meio da sala de aula e em cima dele são colocados bonecos que representam o índio, o europeu e o negro. “Explicamos que nós somos o resultado da junção dessas três raças para a criança entender melhor a nossa história”, acrescenta a professora.
O projeto “Liberando o Mundo da Fantasia” da Escola Juarez Sodre Farias, do bairro Araés, foi apresentado pela professora Maria Julia Velter.
O projeto visa dividir a turma para circular em sete ambientes: sala de Ciências; brinquedoteca; informática; brincando com as letras e números; brincando com o movimento do corpo; artes; e literatura infantil.
Segundo a professora, a escola atende crianças da educação infantil na faixa etária de 3 a 6 anos e resolveu adotar a organização do espaço pedagógico em salas ambientes como forma de atender os alunos em todas as atividades ofertadas pela escola.
“Antes as crianças ficavam quatro horas em sala de aula, sempre com a mesma professora, e algumas atividades não eram trabalhadas porque não dava tempo. Agora todas as áreas são trabalhadas. Percebemos que a criança desenvolve muito mais dessa forma”.
Outros projetos também já foram apresentados, como o da escola Padre Agostinho Calli, com o projeto “Nosso Trabalho: Meu Trabalho”, em uma sala anexa ao Centro de Convivência de idosos Padre Firmo.
Semiedu - O Semiedu 2013 tem como tema “Educação e (des)colonialidades dos saberes práticas, e poderes” e ocorre entre os dias 9 e 13. Participam educadores, pesquisadores e estudiosos de educação de instituições de ensino brasileiras e de vários países europeus, africanos, centro-americanos e latino-americanos, além de professores das redes estadual e municipais de ensino básico e médio, lideranças indígenas.
Fonte: Rosane Brandão