sexta-feira, 2 de maio de 2014

Reunião com profissionais da educação avalia Projeto Caracol

Secom Cuiabá

A Secretaria Municipal de Educação realiza na próxima semana (de 6 a 9) reunião com profissionais da educação para avaliação do Projeto Caracol no primeiro trimestre de 2014.
A reunião será realizada na Faculdades Evangélicas Integradas Cantares de Salomão (Grande Templo) a partir das 13h30 e contará com a participação dos profissionais que executam o projeto nas unidades de ensino da rede municipal.
A equipe gestora do projeto vai conduzir os trabalhos, que além de avaliar os resultados obtidos com a execução do projeto nesses três meses, também vai oportunizar trocas de experiências entre os profissionais.
Segundo a diretora de ensino da Secretaria de Educação, Vanilda Carvalho, o Projeto Caracol incentiva a frequência do aluno em sala de aula, buscando reduzir a evasão e reprovação escolar.
O trabalho é realizado em parceria com o Conselho Tutelar, Juizado da Infância e Juventude e Promotoria de Justiça de Defesa da Infância e da Juventude do Ministério Público Estadual.
A equipe responsável pelo projeto acompanha de perto os alunos faltosos, com visitas à residência e realização de palestras para toda a família. Dependendo da situação encontrada, a equipe da Secretaria aciona o Conselho Tutelar para acompanhar o caso. O Juizado e a Promotoria também são acionados em casos mais graves.
A reunião foi dividida por regionais. Na terça-feira (6) participam os profissionais que atuam nas unidades de ensino da regional norte e do campo; na quarta-feira (7) com a regional sul; na quinta-feira (8) regional leste; e por fim, na sexta-feira (9), com os profissionais da regional Oeste. 
http://www.cuiaba.mt.gov.br/educacao/reuniao-com-profissionais-da-educacao-avalia-projeto-caracol/8821

Olimpíada de Língua Portuguesa prorroga inscrições até 15 de maio

As inscrições para a Olimpíada de Língua Portuguesa foram prorrogadas até o dia 15 de maio para garantir a inscrição e a adesão a todos os professores e secretarias municipais e estaduais de educação, como informou a coordenação da competição. A inscrição deve ser feita pela internet. Podem participar professores e estudantes de escolas públicas de turmas do 5º ano do ensino fundamental ao 3º ano do ensino médio. 
Segundo informação do portal da olimpíada, nas duas últimas semanas o site teve um grande aumento no número de inscrições. Ao mesmo tempo, o serviço de atendimento por telefone registrou o dobro do número de ligações entre os dias 24 e 29 de abril, passando de 300 para 700 ligações por dia. A Central de Atendimentos da Olimpíada (0800-771931) trabalha com até oito pessoas recebendo ligações simultaneamente. Nesses dias, em vários horários todas as linhas ficaram ocupadas.
As demais datas da competição foram mantidas. As escolas devem enviar os textos produzidos às comissões julgadoras até o dia 15 de agosto. Ao longo do ano, haverá várias etapas de seleção de textos. A fase final da olimpíada será em Brasília, em dezembro, com a divulgação dos 20 vencedores nacionais. Os alunos e professores escolhidos receberão medalhas de ouro, umnotebook e uma impressora, e as escolas, um laboratório de informática.
O programa trabalha com gêneros literários específicos, de acordo com a série. No caso do ensino fundamental, os alunos do 5º e 6º anos deverão produzir um poema; os do 7º e 8º anos, memórias literárias; e os do 9º ano, uma crônica. No ensino médio, será a crônica para o 1º ano e o artigo de opinião para o 2º e 3º anos.
O professor é quem se inscreve na olimpíada. Para que ele participe do concurso, é preciso que a Secretaria de Educação do município ou do estado faça a adesão ao projeto no mesmo período de inscrição. O docente poderá também se cadastrar no portal para ter acesso a material didático de capacitação destinado a orientar os estudantes e participar ainda de cursos de formaçãoonline. As oficinas de leitura e de produção de textos deverão ser desenvolvidas pelos professores durante as aulas de língua portuguesa.
A competição foi lançada em 2002 pela Fundação Itaú Cultural e pelo Centro de Estudos e Pesquisas em Educação, Cultura e Ação Comunitária (Cenpec), em parceria com a União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime), o Conselho Nacional de Secretários de Educação (Consed) e o Canal Futura. A iniciativa ganhou a adesão, em 2007, do Ministério da Educação. Na última edição, em 2012, foram recebidas 90.391 inscrições de professores, de 40.433 escolas brasileiras. O programa teve a participação de cerca de 3 milhões de estudantes.

http://agenciabrasil.ebc.com.br/educacao/noticia/2014-05/olimpiada-de-lingua-portuguesa-prorroga-inscricoes-ate-15-de-maio

EMEBs retomam visitas do Programa Filhos do Campo

Foto: Jorge Pinho
A edição do Programa Filhos no Campo 2014 começa na próxima segunda-feira (5) com visitas à propriedade rural Estância Maués, localizada em Santo Antônio do Leverger (a 30 quilômetros de Cuiabá).
A primeira unidade de ensino a ser beneficiada com a visita será a escola municipal Moacyr Gratidiano, que levará pelo menos 40 alunos de 7 a 12 anos de idade. A visitação ocorrerá das 7h às 17h.
O Programa Filhos no Campo é realizado pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Rural de Mato Grosso (Senar-MT) e Sindicato Rural de Cuiabá, em parceria com a Secretaria Municipal de Educação.
Voltado para crianças de 7 a 12 anos que vivem em centros urbanos, o programa tem por objetivo aproximá-los ao meio rural, mostrando de onde vêm e como são produzidos os produtos que consomem em seu dia a dia.
Além da Moacyr Gratidiano, também visitarão a propriedade rural na próxima semana (de 5 a 9) as escolas Floriano Bocheneki; Tereza Lobo; Maria Tomich; e Augusto Mario. O programa será realizado durante todo ano, beneficiando várias unidades de ensino.
Segundo a coordenadora de Programas de Projetos da SME, Lucilene Lescano, em 2013 pelo menos 60 escolas da rede municipal de ensino de Cuiabá participaram do programa, beneficiando aproximadamente 2,4 mil alunos.

http://www.cuiaba.mt.gov.br/educacao/atividades-do-programa-filhos-no-campo-retornam-na-segunda-feira/8818

Conhecimento adquirido deve conectar aluno com o mundo

Observar as competências que são adquiridas pelos jovens no ensino médio e como eles aplicam os conhecimentos na vida. Esse foi um dos pontos destacados pelo secretário executivo do Ministério da Educação, Luiz Cláudio Costa, na abertura das palestras desta terça-feira, 29, do seminário internacional Pisa e Piaac: Melhores Competências, Melhores Empregos.
Luiz Cláudio afirmou que a avaliação é indutora da melhoria da qualidade do ensino. "Nós temos que atender a uma sociedade que demanda crescimento econômico, social e humano. O desafio é definir o papel do ensino médio com o olhar para o futuro."
O presidente do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), José Francisco Soares, afirmou que as competências devem ser adquiridas pelos jovens ainda na escola para que esse conhecimento influencie no futuro. "No Brasil ainda temos a ideia do conteúdo voltado para dentro, mas o Programa Internacional de Avaliação de Estudantes (Pisa) chama a atenção para o que é relevante, que é o conhecimento que nos conecta com o mundo, que permite ao aluno viver melhor."
Segundo o diretor-adjunto de educação e competências da Organização para Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE), Andreas Schleicher, o Pisa detectou que as pessoas com mais competências têm melhores perspectivas de vida. "Pessoas com competências se veem como alguém que tem um papel a desempenhar na sociedade. Você acha que a confiança tem a ver com o jeito que você foi criado, mas, na verdade, os dados mostram que as competências das pessoas são um fator indicativo muito importante de sua confiança nas outras pessoas e nas instituições." 
O encontro, realizado na sede do Inep, em Brasília, contou com a presença de educadores e representantes de diversas entidades da área da educação. A manhã foi encerrada com a apresentação do gerente nacional do Pisa no Brasil, João Bacchetto, que falou sobre o progresso do país no programa. 
Fabiana Pelles 

http://portal.inep.gov.br/visualizar/-/asset_publisher/6AhJ/content/conhecimento-adquirido-deve-conectar-aluno-com-o-mundo?redirect=http%3a%2f%2fportal.inep.gov.br%2f

Brasil estuda adotar programa de avaliação para adultos

Mariana Tokarnia 
Da Agência Brasil, em Brasília


O Brasil tem muitas avaliações que medem o aprendizado dos estudantes e a qualidade do ensino desde a alfabetização. São exames nacionais, como a Prova Brasil, e internacionais, como o Programa Internacional de Avaliação de Estudantes (Pisa). Agora, o país estuda medir também as competências dos adultos, com o chamado Programa para Avaliação Internacional das Competências de Adultos (Piaac), informou a Organização para Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE). O programa é aplicada em 33 países. Da América Latina, participa apenas o Chile.

O Piaac consiste em entrevista com adultos de 16 a 65 anos para medir as aptidões em leitura, redação e aritmética, além de medir a capacidade de resolução de problemas em contextos com tecnologia intensa. A partir desses elementos é possível avaliar a inserção das pessoas no mercado de trabalho e na sociedade. Os resultados servem de subsídio para o desenvolvimento de políticas destinadas a sanar as principais defasagens em todos os níveis da educação, desde a básica à superior, à tecnológica e à formação continuada.

Segundo a analista da OCDE responsável pelo programa, Marta Encinas-Martin, os resultados da avaliação têm surpreendido. "Há muitos adultos com baixo nível de competência em todos os países, incluindo os desenvolvidos. Os empregos têm mudado muito e cada vez se quer competências mais altas. Esses adultos acabam sendo excluídos do mercado porque não têm as competências exigidas e isso tem um impacto grande", disse.

O Piaac foi discutido pela primeira vez em seminário, em Brasília. Ainda não há previsão para a adoção do programa. Como se trata de entrevista feita em domicílio, o Piaac vai além das tecnologias disponíveis no Ministério da Educação e em suas autarquias e, caso seja adotado, deverá envolver também o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

Após ver os resultados da avaliação de outros países, o presidente do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), José Francisco Soares, disse que o Brasil, independentemente de participar da avaliação, deve se preocupar com a formação das crianças. "As oportunidades de emprego refletem a nossa economia, e a nossa economia como existe hoje ainda demanda pessoas com habilidades que não são superlativas. Agora a gente tem que olhar o futuro. Quem tá entrando na escola hoje não vai viver neste país, vai viver em outro".

Para Soares, "a ideia de educação é para a vida, deve-se aprender aquilo que permita ter uma vida em pleno desenvolvimento para a cidadania e o trabalho. Isso implica mais do que decorar, mas ser capaz de analisar".

http://educacao.uol.com.br/noticias/2014/04/30/brasil-estuda-adotar-programa-de-avaliacao-para-adultos.htm

Greve na rede estadual faz MT conquistar 6º melhor piso do país

Os frutos da greve de 67 dias realizada pelos trabalhadores da educação em 2013 já começam a render frutos. Na lista dos pisos salariais aplicados pelas redes estaduais em todo o país, Mato Grosso aparece como 6º colocado para nível médio e em 5º lugar para os salários pagos para licenciatura, ambos incluindo o Distrito Federal no ranking.

De acordo com o presidente do Sindicato dos Trabalhadores do Ensino Público de Mato Grosso (Sintep/MT), Henrique Lopes do Nascimento, essa colocação no ranking nacional só foi possível graças à luta dos trabalhadores.

"Nossa greve foi fundamental para conquistarmos a dobra do poder de compra dos salários e já no primeiro ano da aplicação do reajuste estarmos nessa posição em relação aos outros estados. Já avançamos muito, mas ainda temos muitas batalhas para lutar para conquistar também melhores condições de trabalho, pois a valorização profissional não é feita apenas com salário", enfatiza o presidente.

Em 2014 os trabalhadores da educação conquistaram o reajuste de 10,84% e um piso de R4 1.739,28. No reajuste parcelado, em 2015 haverá um aumento de 6% acima da inflação, 7% em 2016 e continua crescendo até chegar aos 100% em 10 anos e garantir a dobra do poder de compra.

Veja mais: Plano salarial da educação de MT



http://www.sintep.org.br/site_novo/Noticias/NoticiaVisualizar.aspx?id=3193

'Gênio da química', brasileiro passa em 4 faculdades dos EUA

Estudante Ramon Gonçalves
  • Mauren Xavier
Mauren Xavier




Com muito empenho e apoiado com uma bolsa de estudo, o aluno brasileiro Ramon Gonçalves, 19 anos, deixará a residência da mãe, em Belém, Pará, para se mudar para os Estados Unidos. A única indefinição até o momento é qual será a cidade em que irá morar. Isso porque a decisão depende de qual universidade escolherá para estudar engenharia química. No início deste ano, ele foi aprovado em quatro instituições americanas: Cornell, em Nova York; Dartmouth, em Hanover; University of Southern California, em Los Angeles; e Amherst, na cidade com mesmo nome. O jovem conquistou ainda uma vaga na University of Helsinki, considerada a melhor da Finlândia, e no Instituto Militar de Engenharia (IME), que tem uma das seleções mais difíceis do Brasil.
O estudante avalia que as aprovações refletem uma combinação quase perfeita: apoio financeiro e muito estudo. E foi muito estudo mesmo. Em alguns meses ele chegou a adotar uma rotina pesada de aulas, que em alguns momentos chegou a quase 18 horas diárias. "Era pouco tempo. O jeito era aproveitar todos os momentos para aprender", resume.

Continue lendo:
http://noticias.terra.com.br/educacao/genio-da-quimica-brasileiro-passa-em-4-faculdades-dos-eua,911723fa29995410VgnVCM5000009ccceb0aRCRD.html

Declaração para um novo ano

20 para 21  Certamente tivemos que fazer muitas mudanças naquilo que planejamos em 2019. Iniciamos 2020 e uma pandemia nos assolou, fazendo-...