segunda-feira, 24 de março de 2014

Alfabetizadores do Programa Brasil Alfabetizado serão qualificados


Secom Cuiabá
Começa hoje (24) a formação inicial para os alfabetizadores e coordenadores de turma do Programa Brasil Alfabetizado 2014. Pelo menos 57 alfabetizadores e coordenadores de turma, que tiveram seus currículos selecionados para atuarem na rede municipal de ensino, participarão da formação.
Conforme a gestora local do Programa em Cuiabá, Feliciana Cunha Figueiredo, a formação inicial será ministrada em um total de 40 horas, sendo necessária a participação com frequência mínima de 75% para aprovação.
No dia 24 a formação será realizada das 17h30 às 22h, na Escola Estadual Nilo Póvoas, que fica em frente à Secretaria Municipal de Educação (SME) na rua Diogo Domingos Ferreira, bairro Bandeirantes.
Entre os dias 25 e 28 a formação será no auditório Maestro China, na SME, também das 17h30 às 22h.
Os alfabetizadores também passarão por formação continuada, que ocorrerá ao longo do processo, num período de oito meses,com carga horária de 64 horas.
Cada alfabetizador será responsável pela formação de turmas. As aulas estão previstas para começarem no dia 7 de abril nos locais indicados pelos formadores.
http://www.cuiaba.mt.gov.br/educacao/alfabetizadores-do-programa-brasil-alfabetizado-serao-qualificados/8516

Personalidade influencia nas aulas de Matemática e Português

Na Escola Estadual Chico Anisyo, na Tijuca, que funciona em tempo integral, habilidades socioemocionais são trabalhadas, e média no Ideb é superior à da rede. Carlos Ivan / Agência O Globo
Para Nobel de Economia, por exemplo, testes tradicionais deixam de avaliar habilidades essenciais

ANTÔNIO GOIS


RIO - O que explica o bom desempenho de um aluno na escola? E por que algumas crianças de um mesmo grupo social, no futuro, se tornam adultos bem-sucedidos, enquanto outras não? Essas são perguntas sem respostas simples ou consensuais. Uma das explicações possíveis está no papel da inteligência: jovens com maior capacidade cognitiva aprendem melhor e, dessa maneira, vão tirar as maiores notas em testes, passar no vestibular, estudar numa boa faculdade e conseguir melhores empregos. As boas escolas, seguindo essa linha de raciocínio, seriam aquelas que preparam seus estudantes para esses desafios. Como consequência, são também as mais bem colocadas em rankings elaborados a partir de avaliações como o Enem.
A visão acima, no entanto, é bastante criticada por educadores que defendem que o papel da escola é muito mais amplo do que apenas ensinar as disciplinas tradicionais. O problema, como argumenta em recente estudo o economista da Universidade de Chicago James Heckman, ganhador do prêmio Nobel em 2000, é que os instrumentos que hoje utilizamos para avaliar a qualidade do ensino medem justamente apenas essa dimensão: o desempenho em testes de leitura, matemática e outras disciplinas. Para Heckman, esses exames não conseguem medir habilidades que estudos acadêmicos têm provado que são tão ou mais importantes para explicar o sucesso na vida adulta quanto a nota em testes.

Leia mais sobre esse assunto em http://oglobo.globo.com/educacao/personalidade-influencia-nas-aulas-de-matematica-portugues-11963705#ixzz2wsouBj4c 
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Atrasar início das aulas para assegurar mais horas/sono para adolescentes melhora rendimento escolar

Alessandra Corrêa
De Nova York para a BBC Brasil

A ideia não é nova, mas vem conquistando cada vez mais adeptos com a recente publicação de vários estudos sobre os benefícios de ajustar o início das aulas ao relógio biológico dos adolescentes.
Nos últimos meses, até mesmo o secretário de Educação dos Estados Unidos, Arne Duncan, manifestou apoio ao movimento.
"Senso comum para melhorar desempenho estudantil que muito poucos implementaram: deixe os adolescentes dormirem mais, comece as aulas mais tarde", disse Duncan em sua conta no Twitter.
"Acho que entramos no radar nacional", disse à BBC Brasil a fundadora do movimento Start School Later (Comece a Escola Mais Tarde, em tradução livre), Terra Ziporyn Snider.
Ela é autora de uma petição online, com assinaturas de moradores dos 50 Estados americanos, pedindo que o governo proíba escolas de iniciar as aulas antes das 8h.
Atualmente, segundo o Departamento de Educação, 42% das escolas públicas americanas de Ensino Médio começam as aulas antes das 8h.
"Acreditamos que, com algum tipo de padrão nacional ou estadual seria mais fácil para as escolas enfrentar a oposição (à mudança de horário)", afirma Snider, que é doutora em História da Medicina.

Pesquisas

Segundo diversas pesquisas, quanto mais tarde o horário de início das aulas, melhor o desempenho dos adolescentes.
Nessa idade, além de sentir mais sono, eles costumam adormecer mais tarde, por volta das 23h. Com o início das aulas antes das 8h, não dormem as oito horas consideradas necessárias para que tenham um bom desempenho.

Um estudo publicado neste mês pela Universidade de Minnesota, comparando dados de 9 mil estudantes de oito escolas em três Estados, concluiu que escolas cujas aulas começavam a partir das 8h35 apresentavam melhores notas, maiores índices frequência e pontualidade.
Até mesmo as taxas de acidentes automobilísticos com motoristas de idades entre 16 e 18 anos foram reduzidas - em até 70% no caso de uma escola que mudou o horário das 7h35 para as 8h55 (muitos alunos nos Estados Unidos, onde a idade mínima para dirigir varia de Estado para Estado, vão de carro para a escola).
O estudo concluiu ainda que estudantes que dormiam menos de oito horas por noite registravam mais sintomas de depressão e uso de cafeína, drogas e álcool.
http://www.bbc.co.uk/portuguese/noticias/2014/03/140319_sono_alunos_ac_lk.shtml

Dados do Censo 2013 podem ser enviados até 8 de abril

As escolas têm até 8 de abril para enviar os dados da segunda etapa do Censo Escolar da Educação Básica 2013 sobre rendimento e movimento escolar dos alunos. A nova data foi publicada no Diário Oficial da União desta segunda-feira, 24.
Esta etapa se refere à situação do aluno ao final do ano letivo e inclui informações sobre rendimento (aprovado ou reprovado) e movimento (transferido, deixou de frequentar ou falecido).
O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) recolhe, anualmente, por meio do Educacenso, sistema de coleta de dados via internet, informações detalhadas sobre escolas, alunos, professores e turmas de todas as etapas e modalidades da educação básica do país.
Censo – O Censo Escolar é o principal e mais completo levantamento de dados estatístico-educacionais de âmbito nacional realizado todos os anos e coordenado pelo Inep. As informações coletadas permitem traçar um panorama nacional da educação básica, referência para a formulação de políticas públicas e execução de programas na área da educação.
 Confira o novo cronograma.
Eduardo Aiache

http://portal.inep.gov.br/visualizar/-/asset_publisher/6AhJ/content/dados-do-censo-2013-podem-ser-enviados-ate-8-de-abril?redirect=http%3a%2f%2fportal.inep.gov.br%2fhome

Creche São Francisco de Assis cria mascote para trabalhar contação de história com alunos


Secom Cuiabá
A creche municipal São Francisco de Assis, do bairro Praeiro, criou uma alternativa bastante divertida para trabalhar a narrativa com os alunos. Por meio do projeto “Ivens virou história: O menino protetor do Rio Cuiabá”, os educadores criaram um boneco que virou o mascote da unidade de ensino e servirá de ponto central para as histórias que serão contadas às crianças.
A apresentação do boneco foi feita nesta quarta-feira em um evento que reuniu além de alunos e educadores, o médico infectologista e escritor Ivens Cuiabano Scaff, que serviu de referência para a criação do mascote.
O projeto foi criado e executado em parceria com o curso de Psicologia da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT). Foram as alunas Luana Aparecida Xavier e Carolinne Verônica Gonçalves, do 3° semestre do curso, que levaram a proposta do projeto para a direção da creche.
“Neste semestre nós temos a disciplina de estágio básico, que exige o trabalho com crianças no contexto socioeducativo e nós escolhemos essa creche para executar o projeto”, explica Luana Xavier.
Segundo a estudante, o projeto busca propiciar nas crianças o desenvolvimento da cognição e a construção da personalidade, trabalhando com a atividade imaginativa e de criação delas dentro de um caráter didático. “Através da narrativa a criança desenvolve o vocabulário adequado para o uso e passa a fazer uso de estruturas linguísticas apropriadas, contribuindo para o seu desenvolvimento cognitivo”, explica a aluna.
Conforme a diretora da creche, Danúbia Rodrigues, o projeto passou por um longo processo até chegar ao momento em que o mascote foi apresentado aos alunos. Primeiro foi criada a história que seria contada às crianças. Os personagens principais foram São Francisco de Assis, que dá nome à instituição, e Ivens Cuiabano. Na história os dois se juntam para defender o Rio Cuiabá da poluição. Depois de feita a contação de história para as crianças, foi pedido a elas que ilustrassem em papel o que foi contado. O resultado dessa ilustração foi a produção de um livro de autoria das próprias crianças.
A diretora explica que o poeta Ivens Cuiabano foi escolhido como referência porque é reconhecido em sua abordagem ao universo infantil e por sua preocupação com a natureza e com o processo de urbanização na cidade de Cuiabá. Além disso, ele nasceu e mora na região do porto e sempre aborda em suas poesias o cuidado com o Rio Cuiabá.
A coordenadora da creche, Edith Pinto de França, destacou que a unidade de ensino, que atende aproximadamente 140 alunos de 2 a 3 anos de idade, está localizada no bairro Praeiro, nas proximidades do Rio Cuiabá, por isso foi escolhido esse tema para trabalhar com as crianças.
O poeta Ivens Cuiabano disse que ficou surpreso quando soube que seria referência para a criação do mascote e para o livro, mas se sentiu muito lisonjeado. “O mais importante é ver que a creche conseguiu atingir seu objetivo, que foi identificar o potencial de cada criança”, disse o médico, acrescentando que ficou muito feliz ao perceber o interesse das crianças em cuidar do Rio Cuiabá.  
O médico e poeta Ivens Cuiabano Scaff foi recentemente eleito para ocupar uma cadeira na Academia Matogrossense de Letras. A posse será na próxima terça-feira (25), às 19h30, na Casa Barão de Melgaço.
http://www.cuiaba.mt.gov.br/educacao/creche-cria-mascote-para-trabalhar-contacao-de-historia-com-alunos/8492

Creche Amália Curvo comemora Dia do Circo com atividades recreativas


Secom Cuiabá
Arquivo da Creche
A creche municipal Amália Curvo de Campos, do bairro Residencial Coxipó, realiza na próxima quinta-feira (27), das 8h às 9h30, um momento de recreação com os alunos para comemorar o Dia do Circo, que é celebrado nessa data.  A atividade é parte integrante do projeto “O Mundo mágico do circo”, que foi trabalhado com os alunos durante todo o mês de março.
Uma tenda circense será montada na escola e os alunos participarão de atividades lúdicas e interativas. Brincadeiras como mímica, dança do palhaço e andar na corda bamba serão proporcionadas aos pequenos.
Durante o mês de março os alunos participaram de atividades lúdicas com várias brincadeiras infantis e ajudaram a confeccionar roupas de palhaço para a caracterização. Na quinta-feira será a culminância do trabalho com a tenda montada na escola e com entrega de lembrancinhas.
Cerca de 90 crianças com idade entre 2 e 3 anos e 11 meses participam da atividade.
Segundo a diretora da creche, Fátima Budóia, o projeto visa estimular a criatividade e o raciocínio lógico da criança, além de preservar e estimular a tradição da arte circense.
O projeto é de autoria das Técnicas em Desenvolvimento Infantil (TDIs) Darilene Correa, Marina Rodrigues, Rosangela Conceição e Rodrigues Dias.
Ao levar o mundo do circo para o espaço da creche, a equipe de educadores pretende cultivar a imaginação, a fantasia, resgatar as brincadeiras de infância, desmistificar o medo, principalmente do palhaço. Através do brincar a criança estará desenvolvendo as áreas do conhecimento, além de estimular a curiosidade, a autoconfiança e a autonomia, pois os instrumentos a serem utilizados como suporte a ajudarão, seja no aspecto físico, social, intelectual ou emocional, proporcionando assim o seu desenvolvimento integral.
A creche Amália Curvo fica na rua Principal do bairro Residencial Coxipó, em frente a Escola Estadual Paciana Torres de Santana
http://www.cuiaba.mt.gov.br/educacao/creche-amalia-curvo-comemora-dia-do-circo-com-atividades-recreativas/8501

Câmara faz homenagem ao Dia dos Contadores de História

Foto: Gabriela Korossy/Câmara dos Deputados
Em seu dia internacional, contadores de história de todo o País vieram à Câmara dos Deputados nesta quinta-feira (20) pedir a valorização da atividade e a aprovação de um projeto de lei que cria a Semana Nacional dos Contadores de História (PL 4005/12). Em evento no auditório Nereu Ramos, também foram contadas histórias para estudantes da rede pública de ensino do Distrito Federal.
O presidente da Associação Amigo das Histórias de Brasília, William Reis, ressaltou o papel dos contadores na preservação do hábito de ler. "As pessoas vão criando o hábito pela leitura. O contador de histórias é esse incentivador que dá o gosto da leitura às crianças, aos adultos e aos idosos", disse.
Organizadora do evento na Câmara, a deputada Erika Kokay (PT-DF) é autora do PL 4005/12, que tem como objetivo contribuir, sobretudo na rede pública de ensino, para a difusão de manifestações verbais, poéticas, literárias e musicais, que constituem o chamado "patrimônio cultural imaterial brasileiro".
A deputada disse que, além de propor a Semana do Contador de História, também defende o direito de aposentadoria a esses profissionais, “porque são fundamentais para a construção de um imaginário de nação que esse Brasil ainda não tem”.
Celebração

Desde 1991, 20 de março é comemorado como o Dia Internacional dos Contadores de História. A celebração começou na Suécia como forma de promover a narrativa oral.
Integrante do grupo "Línguas encantadas e encantantes" e supervisora cultural da prefeitura de São Paulo, Andrea de Sousa conta como essa arte milenar sobrevive nos tempos modernos e convive com a tecnologia e as redes sociais.
"A arte de contar é a mais antiga performance artística do ser humano. Tecnologia nenhuma vai tirar sua importância porque contar histórias resgata a nossa identidade cultural. Nenhuma vassourada do tempo vai tirar essa importância. A gente não é só flashback. Nós o somos o que todos precisam: ouvir o que foi dito para se repensar o hoje, contar o que já foi contado para se melhorar o hoje, ler o que alguém disse há muito tempo para pensar melhor o hoje", disse Andrea Sousa.

Íntegra da proposta:

Da Redação – PT


http://www2.camara.leg.br/camaranoticias/noticias/EDUCACAO-E-CULTURA/464193-CAMARA-FAZ-HOMENAGEM-AO-DIA-DOS-CONTADORES-DE-HISTORIA.html

Declaração para um novo ano

20 para 21  Certamente tivemos que fazer muitas mudanças naquilo que planejamos em 2019. Iniciamos 2020 e uma pandemia nos assolou, fazendo-...