terça-feira, 1 de novembro de 2016

SME divulga resultado da avaliação de conhecimento de candidatos a gestores das unidades educacionais


Foto: Jorge Pinho
A Secretaria Municipal de Educação divulgou neste dia 1º de novembro o resultado da avaliação desempenho dos candidatos a gestores das unidades educacionais.

Essa é uma etapa obrigatória e eliminatória para quem quer concorrer a uma das funções de gestor, conforme determina a Lei 5996/2015 - Lei da Gestão Democrática.

Veja o resultado clicando nos links abaixo:


RESULTADO AVALIAÇÃO CONHECIMENTO - COORD. PEDAG. EDUCAÇÃO INFANTIL 
COORD PEDAG EDUCAÇÃO INFANTIL AVALIAÇÃO CONHECIMENTO.pdf (327.8 KB)
RESULTADO AVALIAÇÃO CONHECIMENTO - COORD. PEDAG. ENSINO FUNDAMENTAL
COORD PEDAG ENSINO FUNDAMENTAL AVALIAÇÃO CONHECIMENTO.pdf (345.7 KB)
RESULTADO AVALIAÇÃO CONHECIMENTO - DIRETOR EDUCAÇÃO INFANTIL 
DIRETOR EDUCAÇÃO INFANTIL AVALIAÇÃO CONHECIMENTO.pdf (341.2 KB)
RESULTADO AVALIAÇÃO CONHECIMENTO - DIRETOR ESCOLARDIRETOR ESCOLAR AVALIAÇÃO CONHECIMENTO.pdf (352.4 KB)



RESULTADO AVALIAÇÃO DE CONHECIMENTO - SECRETÁRIO ESCOLAR 
PROCESSO SELETIVO SEC. ESCOLAR RESULTADO FINAL AVALIAÇÃO DE CONHECIMENTO.pdf (350.4 KB)

http://www.cuiaba.mt.gov.br/secretarias/educacao/editais-e-portarias/

Aplicativos de estudo se popularizam entre estudantes que farão Enem

Jovens têm apostado nas plataformas digitais como diferencial na preparação
Helson França Seduc-MT 


Dividindo-se entre as atribuições diárias do terceiro ano do ensino médio e o trabalho, Rodrigo Enrique, 17 anos, vai além dos métodos tradicionais de estudo para fixar melhor o conteúdo em mente. Boa parte da aprendizagem ele consegue tirar da palma da mão. Não porque seja um conhecedor da arte da quiromancia, mas devido ao fato de se valer de aplicativos de seu aparelho celular para se preparar para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), que acontece em todo o país nos dias 05 e 06 de novembro.
Assim como o jovem, milhares de estudantes estão, cada vez mais, utilizando os smartphones como auxílio na hora de aprimorar os conhecimentos para o Enem. De olho nessa realidade, a Secretaria de Estado de Educação, Esporte e Lazer de Mato Grosso (Seduc-MT) lançou no começo do mês a campanha Pró-Enem, disponibilizando gratuitamente o Geekie MT, MecFlix, Prepara Mais e TV Escola – plataformas digitais que oferecem simulados semelhantes aos do Exame, exercícios comentados e videoaulas.
Rodrigo, que é aluno da escola estadual Liceu Cuiabano, em Cuiabá, tem como preferência o Geekie MT e o MecFlix. Ele pretende cursar Direito e utiliza as ferramentas diariamente como complemento ao aprendizado obtido em sala de aula.
“Os aplicativos facilitam bastante, pois podemos estudar de qualquer lugar. Além disso, funcionam muito bem para que a gente possa revisar o conteúdo e tirar dúvidas de uma maneira mais didática, leve”, afirma.
Aluna do terceiro ano do ensino médio da escola estadual Presidente Médici, Débora Letícia Ferreira, 16 anos, conta com o Geekie MT para conseguir uma vaga na Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS) para o curso de Sociologia. Ela, que relata possuir mais dificuldades com as disciplinas na área de exatas, aponta a capacidade para sanar dúvidas como sendo uma das principais vantagens das plataformas digitais.
“Dias atrás, por exemplo, eu não conseguia entender um cálculo que envolvia esfera, na parte de Geometra Espacial. Com o aplicativo (Geekie), foi possível esclarecer tudo e resolver as questões seguintes sobre o assunto”, disse Débora.
Estudante do mesmo ano e da mesma escola que Débora, Stephany Neves, 17 anos, pretende aprofundar os estudos nessa última semana que antecede o Enem. E, para isso, explorará também os aplicativos, para manter os conteúdos frescos na memória.
“É a melhor maneira de revisar o que foi repassado em sala de aula, após um dia de estudos”, argumenta a jovem, que pretende se tornar psicóloga e irá encarar o Enem pela primeira vez.
O professor do ensino médio, Ricardo de Oliveira Silva, vê o uso de aplicativos de estudo como “algo natural, já que os jovens de hoje em dia vivem com o celular na mão”. Para ele, a utilização de tecnologias no processo de aprendizagem do aluno deve ser incentivada, pois a aquisição do conhecimento não está mais concentrada na escola. Nesse sentido, segundo o educador, o papel do professor no ambiente escolar também precisa mudar, apostando, por exemplo, em aulas mais reflexivas e interativas, e menos expositivas.
Atualmente, Mato Grosso conta com 161.842 alunos matriculados no Ensino Médio, seja no regular ou na Educação de Jovens e Adultos (EJA).
Ferramentas gratuitas
Prepara Mais – Aplicativo com vídeos, textos e exercícios comentados. Fácil de usar e funciona offline. É preciso de internet só para baixar os novos conteúdos. Ideal para todos os alunos, em especial aqueles que nem sempre têm acesso à internet. Pode ser baixado em celulares Android ou iPhones. É só entrar na loja de aplicativos do celular e baixar.
MecFlix – Vídeos e aulas de graça na internet. Site com videoaulas para os alunos assistirem quantas vezes quiserem, fazer download e compartilhar com os amigos. Essas aulas servem de reforço para as matérias apresentadas em sala de aula, estimulando ainda mais o aprendizado. Basta acessar mecflix.mec.gov.br. Disponível no computador e no celular.
TV Escola – Um canal de televisão que gera conhecimento e complementa o estudo em casa. Todo dia tem aulas de uma matéria diferente e no sábado e no domingo tem maratona com o que foi exibido na semana. Para assistir, basta sintonizar no canal TV Escola. Para conhecer a programação, acesse: tvescola.mec.gov.br/tve/serie/hora-do-enem/. Disponível em TV.
Geekie MT – Aplicativo com desafios, exercícios comentados, vídeos e leituras. Feito para estimular seus alunos e ensiná-los ainda mais. Pode ser acessado pelo site geekie.seduc.mt.gov.br ou baixado pela loja de aplicativos do celular. Disponível no computador e no celular.

http://www.mt.gov.br/-/5208340-aplicativos-de-estudo-se-popularizam-entre-estudantes-que-farao-enem

Brasil sedia discussão global sobre alfabetização midiática e informacional


A cidade de São Paulo se tornará o centro mundial de discussões sobre uma área do conhecimento ainda não muito difundida no Brasil, embora muito atual. Trata-se da Alfabetização Midiática e Informacional, tema de vários eventos que acontecem - de 02 a 05/11/2016 no Brasil, durante a Sexta Semana Global de Alfabetização Midiática e Informacional-AMI (MIL Week, em inglês, um dos idiomas do evento).

Para conhecer a programação e participar presencial ou virtualmente das discussões conheça o site da Semana AMI na página da UNESCO no Brasil ou o site oficial da MIL Week no site da sede da UNESCO. Além disso, a UNESCO e a Universidade de São Paulo-USP oferecem contas nas redes sociais, em especial no Facebook e Twitter, onde estão sendo disponibilizadas informações, veja em @unesco e @milclicks em inglês, e em @unescobrasil e @globalmilbrasil em português.    
Nos últimos anos, a informação e a comunicação estão se tornando globais. Isso é impulsionado pela internet, que está evoluindo como o principal agente de conexão entre as pessoas e as instituições. A internet abre a oportunidade para as mais diversas fontes de informação em todo o mundo. A diversidade de fontes de informação traz benefícios, riscos e desafios que vão além de indivíduos, são para as comunidades, as nações e o mundo todo. O que é preocupante é que o acesso à informação como combustível para o desenvolvimento ainda não está disponível a todos. Além disso, as capacidades críticas dos cidadãos em usar a comunicação e informação voltada ao desenvolvimento sustentável para a promoção do diálogo intercultural e para criar um mundo mais inclusivo está longe de ser global.


A Semana AMI de 2016 tem como tema Alfabetização Midiática e Informacional: novos Paradigmas para o Diálogo Intercultural. Seu evento principal é a 6a Sexta Conferência de Alfabetização Midiática e Informacional e Diálogo Intercultural (MILID, na sigla em inglês), que engloba a Primeira Assembleia Geral da Aliança Global para Parcerias em Alfabetização Midiática Informacional (GAPMIL, na sigla em inglês). A 6ª. Conferência acontecerá na USP, em São Paulo, Brasil, e está sendo organizada conjuntamente pela UNESCO, Rede de Universidades Diálogo Internacional, Mídia e Informação, GAPMIL em cooperação com a Aliança de Civilizações das Nações Unidas (UNAOC, na sigla em inglês).
Entre as questões que devem ser respondidas nessas reuniões estão: as alianças entre todas as partes interessadas em AMI podem melhorar e ampliar o desenvolvimento da cidadania global, dos direitos humanos e da educação? Como a AMI pode ser usada para enfrentar questões como a pobreza, opondo-se ao discurso de ódio e evitando o extremismo violento nas sociedades? Qual é o papel das políticas públicas neste contexto?
O Fórum Agenda Jovem dará início à Semana Global AMI, no dia 02/11, na Escola Britânica de Artes Criativas-EBAC. Jovens de todo o mundo estarão reunidos para discutir e participar de atividades que têm por objetivo inspirá-los a se engajarem no desenvolvimento sustentável por meio do uso crítico das tecnologias da informação e plataformas de mídia. O Fórum Agenda Jovem consistirá de duas sessões temáticas onde jovens falarão com jovens sobre esses assuntos. Workshops práticos também fazem parte da programação, visando a desenvolver nos participantes as habilidades práticas necessárias para se ter um papel mais crítico na produção, distribuição, avaliação de conteúdos de mídias e no uso da informação. Os produtos desses workshops serão apresentados no encerramento da Semana AMI.
A iniciativa UNESCO MIL Clicks é um movimento das mídias sociais criado para possibilitar e estimular formas inovadoras, criativas e não formais de aprendizagem sobre AMI e também sobre o diálogo intercultural. Os jovens constituem o público alvo do MIL CLICKS. Aprenda mais e junte-se ao movimento aqui. A iniciativa foi iniciada pela UNESCO em cooperação com a Comissão Europeia, o Governo da Arábia Saudita, USP, Centro Sérvio de Educação em Mídia e muitos outros parceiros. 
Várias outras atividades, entre mesas-redondas, workshops e apresentações culturais acontecerão simultaneamente no campus da USP em seus arredores. 

Links relacionados:
Site oficial da MIL Week  (em inglês)
UNESCO no Brasil - MIL Week  (em português)
Site MIL CLICKS (em português) 
Site da USP (em português)

Mais informações:

  • UNESCO

Alton Grizzle, a.grizzle(at)unesco.org
Ana Lúcia Guimarães, a.guimaraes(at)unesco.org, (+55-61) 2106-3536, (+55-61) 99966-3287
Fabiana Pullen, f.sousa(at)unesco.org, (+55-61) 2106-3596


  • USP

Gilson Schwartz, gilson.schwartz(at)gmail.com

Alexandre do Amaral, alexandrebdoamaral(at)gmail.com

http://www.unesco.org/new/pt/brasilia/about-this-office/single-view/news/brazil_hosts_global_discussion_about_media_and_information_l/#.WBeLaC0rKM8

Declaração para um novo ano

20 para 21  Certamente tivemos que fazer muitas mudanças naquilo que planejamos em 2019. Iniciamos 2020 e uma pandemia nos assolou, fazendo-...