sábado, 3 de outubro de 2015

Alunos da rede estadual de MT tem plataforma para preparação ao ENEM

Quem se inscrever poderá fazer exercícios relacionados às quatro áreas de conhecimento cobradas no Enem
Viviane Saggin


Vinte e cinco mil alunos da rede estadual de ensino, que cursam o último ano do Ensino Médio, terão acesso gratuito a uma plataforma que oferece plano personalizado de estudos para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Trata-se do Geekie Games que, com textos, videoaulas, simulados e jogos, testa o conhecimento e verifica se o aluno está aprendendo. A ferramenta será ofertada para os estudantes pela Secretaria de Estado de Educação (Seduc) a partir desta sexta-feira (02.10), por um prazo de 37 dias. 

Para ter acesso, os candidatos precisam fazer um cadastro inicial no Portal do Aluno, no site da Seduc, e manifestar o interesse em se cadastrar no Geekie Game. A partir daí ele receberá um e-mail com login e senha para iniciar seus estudos na plataforma. “Alguns alunos aprendem melhor quando imaginam a matéria espacialmente, outros com músicas sobre o conteúdo, outros vendo fórmulas e regras. Mas há uma coisa sempre em comum: todos merecem ter um ensino de qualidade que atenda a suas necessidades”, afirma o diretor da empresa idealizadora da ferramenta, André Barrence, ressaltando que a plataforma funciona como um professor particular. 

O Geekie utiliza o método de avaliação aplicado pelo Enem, que dá pesos diferentes para as questões, de acordo com o grau de dificuldade, chamado Teoria de Resposta ao Item (TRI). Quem se inscrever poderá fazer exercícios relacionados às quatro áreas de conhecimento que são cobradas no exame: Ciências da Natureza, Ciências Humanas, Matemática e Linguagem. Então, o estudante receberá um plano de estudos destacando seus pontos fortes e fracos, que merecem maior atenção. 

Com base no desempenho, os estudantes receberão sugestões de leitura e exercícios, além de seis simulados. As notas serão calculadas como no Enem e os alunos poderão consultar em quais faculdades seriam aprovados. Como nenhum conteúdo fica de fora, o site também tem uma seção com dicas e artigos sobre temas de redação e atualidades. 

Segundo a superintendente de Educação Básica da Seduc, Márcia Carvalho, o aluno irá contar com um plano de estudos inteligente, que mostra quais temas e matérias ele precisa focar de acordo com seus objetivos e tempo disponível. “Esta iniciativa faz parte da força-tarefa criada pela Secretaria com vistas à melhoria do desempenho dos nossos estudantes no Exame, o que significa também o avanço da proficiência, ou seja, a síntese numérica de seu nível de domínio em uma competência”. Márcia ainda destaca também a intenção de elevar a participação dos alunos da rede estadual de ensino no Enem. 

A plataforma fica disponível 24h por dia, todos os dias da semana e pode ser acessada pelo computador, tablets e celulares. 

O Exame 

A edição 2015 do Enem será nos dias 24 e 25 de outubro. A estimativa é de mais de nove milhões de inscritos. No ano passado foram 8,7 milhões, dos quais 6,2 milhões de fato compareceram. Com a nota obtida no Enem, o candidato pode concorrer a vagas em instituições públicas de todo o país que usam o exame como mecanismo único, alternativo ou complementar de acesso ao ensino superior. 

O desempenho no exame também pode ser usado na obtenção de bolsas estudantis em instituições privadas. Até mesmo o Fundo de Financiamento ao Estudante do Ensino Superior (Fies) passou a exigir a nota do Enem. Agora, os estudantes que concluíram o ensino médio a partir de 2010 precisam realizar o exame para solicitar o financiamento. 

Outra possibilidade oferecida pela nota no Enem é o certificado de conclusão do ensino médio. Maiores de 18 anos que ainda não terminaram o ensino básico podem fazer as provas e obter a certificação junto a uma das instituições que aderem ao processo e estão no edital. 

Serviço: 
Tutorial para o Portal do Aluno
Geekie Game
Dúvidas sobre a plataforma - Coordenadoria do Ensino Médio (65) 3613-6418. 

http://201.49.161.104/editorias/educacao/alunos-contam-com-plataforma-de-estudo-individual/155430

Cartão ENEM 2015. Acesse

Os 7,7 milhões de inscritos no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2015 podem conferir seus cartões de confirmação de inscrição na Página do Participante, a partir das 14h desta sexta-feira, 2. É preciso informar CPF e senha para visualizar e imprimir o documento.
Quem esqueceu a senha, deve entrar na Página do Participante para recuperá-la. Para isso, basta informar o CPF e a data de nascimento. Uma nova senha será encaminhada por email ou mensagem no celular (SMS).
Nesta edição, os cartões estão disponibilizados exclusivamente pela internet. Com a medida, o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), órgão responsável pela realização do exame, economizou R$ 16,5 milhões.
"É muito importante que os inscritos não deixem para acessar o cartão na última hora e, se possível, visitem o local de provas antes do dia do exame", alerta o presidente do Inep, Chico Soares. "É um momento muito significativo na vida do candidato. Quanto menos atropelos o participante tiver, melhor", completa.
O cartão apresenta os dados do participante – data, hora e local de realização das provas; nome; CPF; número de inscrição no Enem; opção de língua estrangeira (inglês ou espanhol); necessidade de atendimento especializado ou específico (quando houver); além de indicação de solicitação de certificação do ensino médio (se for o caso).
Assessoria de Comunicação Social

http://portal.inep.gov.br/visualizar/-/asset_publisher/6AhJ/content/cartoes-de-confirmacao-estarao-disponiveis-a-partir-das-14h?redirect=http%3a%2f%2fportal.inep.gov.br%2f

Declaração para um novo ano

20 para 21  Certamente tivemos que fazer muitas mudanças naquilo que planejamos em 2019. Iniciamos 2020 e uma pandemia nos assolou, fazendo-...