“A Base Nacional Comum é a base sobre a qual podemos construir uma
mudança significativa na educação”, disse o ministro da Educação, Renato
Janine Ribeiro, durante a apresentação do documento de referência para
discussão da base nacional curricular da educação básica, nesta
quarta-feira, 16. O documento, disponível para consulta pública,
apresenta os conteúdos para as áreas de linguagem, matemática, ciências
da natureza e ciências humanas em cada etapa escolar do estudante.
Para o ministro, a consulta pública é um importante instrumento de
participação democrática, que permitirá à sociedade brasileira
contribuir para a construção dos currículos dos ensinos fundamental e
médio. “É um documento de discussão, e é muito importante que cada
componente curricular seja amplamente discutido por todos que trabalham
com esses componentes, sejam professores, pesquisadores, mas também por
todos os membros da sociedade”, disse Janine Ribeiro.
Para a secretária de Educação do município baiano de Una, Leninha
Cavalcante, vice-presidente, na Bahia, da União Nacional dos Dirigentes
Municipais de Educação (Undime), a participação das redes de educação é o
caminho para superar divergências e estreitar as relações. “Nós nos
sentimos próximos do Ministério da Educação para construir algo do qual
somos os atores principais”, disse. “A expectativa da participação
social é fantástica; é importante que o documento tenha a identidade da
educação pública que a gente defende.”
As contribuições podem ser enviadas a partir do dia 25 próximo, até
15 de dezembro de 2015, de forma individual; por meio das redes, que
sistematizam discussões e propostas de professores, comunidade e demais
profissionais da educação; e a partir de organizações como instituições
de educação superior e grupos da sociedade civil.
A Base Nacional Comum Curricular está prevista no Plano Nacional de
Educação (PNE) para 2014-2023, aprovado em 2014, por unanimidade, pelo
Congresso Nacional e sancionado sem vetos (Lei nº 13.005, de 25 de junho de 2014) pela presidenta da República, Dilma Rousseff.
Princípios — O documento de referência reúne
direitos e objetivos de aprendizagem relacionados às áreas do
conhecimento e seus respectivos componentes curriculares para todas as
etapas da educação básica. A Base Nacional Comum é constituída pelos
conhecimentos fundamentais aos quais todos os estudantes brasileiros
devem ter acesso em todas as escolas do país. Uma parte será comum a
todas as escolas; outra, regionalizada, deve ser construída em diálogo
com a primeira e de acordo com a realidade de cada escola, em atenção
não apenas à cultura local, mas a escolhas de cada sistema educacional
sobre as experiências e conhecimentos a serem oferecidos aos estudantes
ao longo do processo de escolarização.
Para o ministro Janine Ribeiro, a Base Nacional Comum abre também a
discussão sobre a parte específica, regionalizada, que diz respeito a
cada rede de ensino. “É importante que essa discussão não atrase para
que as redes pensem na parte específica”, disse. “Precisamos discutir
também essas partes específicas e de que maneira elas respeitam a
regionalidade.”
Etapas — Na educação infantil, os objetivos de
aprendizagem são apresentados a partir das quatro áreas do conhecimento,
tendo como referência campos de experiências que potencializam as
relações das crianças com múltiplas linguagens e conhecimentos. A
integração entre a etapa da educação infantil e a do ensino fundamental é
estabelecida pelo modo como as experiências propostas na primeira etapa
se desdobram e se articulam com as propostas de cada componente
curricular nos anos iniciais da segunda.
Para o ensino fundamental e para o ensino médio, os objetivos de
aprendizagem dos diferentes componentes curriculares são apresentados
ano a ano, de forma a oferecer uma orientação mais precisa aos sistemas
de ensino, escolas e professores com relação à progressão desses
objetivos ao longo do processo de escolarização. Tal orientação não
dever ser entendida, entretanto, como uma prescrição da progressão.
Importa muito mais observar o alcance do conjunto de objetivos nos anos
que demarcam a transição entre as diferentes etapas — da educação
infantil ao ensino fundamental, dos anos iniciais aos anos finais, e até
o ensino médio e a conclusão deste.
O documento de referência e mais informações são encontrados na página da Base Nacional Comum Curricular na internet.
Assessoria de Comunicação Social
http://portal.mec.gov.br/component/content/article?id=30731
quinta-feira, 17 de setembro de 2015
Prefeitura lança este mês edital do concurso para 3,3 mil; salário chega a R$ 2,7 mil
Da Redação - Patrícia Neves
Um concurso para 3.394 vagas para área da educação será lançado pela Prefeitura de Cuiabá ainda este mês. Segundo a assessoria da Prefeitura de Cuiabá, o edital está sendo finalizado pela Secretaria Municipal de Educação e deve ser publicado até o final do mês. Os salários variam de R$ 910,42 a R$ 2.709,02.
Conforme o secretário municipal de Educação, Gilberto Figueiredo, todas as etapas do concurso, incluindo a elaboração e aplicação das provas, serão de responsabilidade da Fundação Getúlio Vargas, instituição de renome e credibilidade nacional, que foi contratada para esse fim.
“Serão mais de três mil vagas, o que torna esse o maior concurso da história do município de Cuiabá para a área da educação. Essa iniciativa atende aos anseios dos profissionais da educação, representados pelo Sintep – Sindicato dos trabalhadores do Ensino Público, subsede Cuiabá”, disse o secretário municipal de educação, Gilberto Figueiredo.
Segundo a assessoria, as vagas serão para Técnicos de Nível Superior (TNS), Nível Médio, professor e Técnico em Desenvolvimento Infantil (TDI).
As vagas para TNS serão para as habilitações em arquitetura (7 vagas), engenharia civil (4 vagas), engenharia sanitária e ambiental (4), fonoaudiologia (6), gastronomia (2), nutrição (12), contabilidade (2); administração de empresas (10) e bacharel em direito (3). Para o ensino médio as vagas serão para técnicos em administração escolar (38 vagas), técnico em nutrição escolar (264), técnico em manutenção e infraestrutura - auxiliar de serviços gerais (362), vigilante (667) e motorista (40); e técnico de multimeios didáticos (63).
Para professor as vagas serão para pedagogia (408 vagas), licenciatura em educação física (88), licenciatura em artes e educação artística (250). Para os técnicos em desenvolvimento infantil será necessário ter habilitação em magistério ou pedagogia (1.164 vagas). O concurso também terá reserva de vagas para deficientes, negros e indígenas, conforme determina a legislação.
A taxa de inscrição será de R$ 75,00 para TNS, R$ 53,00 para cargo de nível médio e R$ 66,00 para os cargos de professor e TDI.
A remuneração inicial para professor será de R$ 1.998,45 para 20 horas semanais; técnico em nível superior será de R$ 2.709,02 para 30 horas semanais; o salário dos técnicos em desenvolvimento infantil será de R$ 1.398,91 para jornada de trabalho de 30 horas semanais; para os demais cargos os salários serão de R$ 910,42 para trabalhar 30 horas semanais.
http://olhardireto.com.br/noticias/exibir.asp?noticia=Prefeitura_de_Cuiaba_lanca_este_mes_edital_do_concurso_para_33_mil_vagas&id=406848
Um concurso para 3.394 vagas para área da educação será lançado pela Prefeitura de Cuiabá ainda este mês. Segundo a assessoria da Prefeitura de Cuiabá, o edital está sendo finalizado pela Secretaria Municipal de Educação e deve ser publicado até o final do mês. Os salários variam de R$ 910,42 a R$ 2.709,02.
Conforme o secretário municipal de Educação, Gilberto Figueiredo, todas as etapas do concurso, incluindo a elaboração e aplicação das provas, serão de responsabilidade da Fundação Getúlio Vargas, instituição de renome e credibilidade nacional, que foi contratada para esse fim.
“Serão mais de três mil vagas, o que torna esse o maior concurso da história do município de Cuiabá para a área da educação. Essa iniciativa atende aos anseios dos profissionais da educação, representados pelo Sintep – Sindicato dos trabalhadores do Ensino Público, subsede Cuiabá”, disse o secretário municipal de educação, Gilberto Figueiredo.
Segundo a assessoria, as vagas serão para Técnicos de Nível Superior (TNS), Nível Médio, professor e Técnico em Desenvolvimento Infantil (TDI).
As vagas para TNS serão para as habilitações em arquitetura (7 vagas), engenharia civil (4 vagas), engenharia sanitária e ambiental (4), fonoaudiologia (6), gastronomia (2), nutrição (12), contabilidade (2); administração de empresas (10) e bacharel em direito (3). Para o ensino médio as vagas serão para técnicos em administração escolar (38 vagas), técnico em nutrição escolar (264), técnico em manutenção e infraestrutura - auxiliar de serviços gerais (362), vigilante (667) e motorista (40); e técnico de multimeios didáticos (63).
Para professor as vagas serão para pedagogia (408 vagas), licenciatura em educação física (88), licenciatura em artes e educação artística (250). Para os técnicos em desenvolvimento infantil será necessário ter habilitação em magistério ou pedagogia (1.164 vagas). O concurso também terá reserva de vagas para deficientes, negros e indígenas, conforme determina a legislação.
A taxa de inscrição será de R$ 75,00 para TNS, R$ 53,00 para cargo de nível médio e R$ 66,00 para os cargos de professor e TDI.
A remuneração inicial para professor será de R$ 1.998,45 para 20 horas semanais; técnico em nível superior será de R$ 2.709,02 para 30 horas semanais; o salário dos técnicos em desenvolvimento infantil será de R$ 1.398,91 para jornada de trabalho de 30 horas semanais; para os demais cargos os salários serão de R$ 910,42 para trabalhar 30 horas semanais.
http://olhardireto.com.br/noticias/exibir.asp?noticia=Prefeitura_de_Cuiaba_lanca_este_mes_edital_do_concurso_para_33_mil_vagas&id=406848
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