quinta-feira, 3 de novembro de 2016

PNAIC: FNDE publica resolução sobre o pagamento de bolsas de estudo e pesquisa

O Diário Oficial da União (DOU) desta quinta-feira (3) torna pública a Resolução nº 6, de 1º de novembro de 2016 que estabelece normas e procedimentos para o pagamento de bolsas de estudo e pesquisa aos participantes da Formação Continuada no âmbito do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa (Pnaic).
A Resolução é do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE). De acordo com a publicação, está previsto pagamento de bolsas a participantes que, durante o período efetivo da Formação Continuada se encaixem em uma das 11 categorias estabelecidas (coordenador-geral; coordenador-adjunto; supervisor; formador; coordenador estadual das ações do Pacto; coordenador da Undime; coordenador regional das ações do Pacto; coordenador local das ações do Pacto; orientador de estudo; coordenador pedagógico; e professor alfabetizador).
As bolsas serão pagas pelo FNDE mediante e durante a atuação na Formação Continuada, de acordo com os valores estabelecidos em portaria do MEC e conforme procedimentos definidos na resolução.

Para acessar a Resolução e conhecer os detalhes, acesse: https://goo.gl/B4zOYi ou Resolução nº 6/2016
Fonte: Undime
https://undime.org.br/noticia/03-11-2016-09-11-fnde-publica-resolucao-sobre-o-pagamento-de-bolsas-de-estudo-e-pesquisa-aos-participantes-da-formacao-continuada-no-ambito-do-pnaic

LÍNGUA BRASILEIRA DE SINAIS: Primeiro telejornal voltado para surdos já está no ar


Em funcionamento desde março de 2013, a TV INES, plataforma nacional de vídeos voltados para surdos, lançou na última quinta-feira, 27, o Programa  Primeira Mão, o primeiro telejornal nacional na língua brasileira de sinais (libras) e em português. O vídeo, que conta com mais de 13 mil acessos, tratou de temas relevantes da semana, como a PEC 241, o segundo turno das eleições municipais e a crise dos refugiados na Europa.
O programa vai ao ar todas as quintas-feiras, e é feito em parceria com as redes SBT, RedeTV! e Agence France-Presse, que encaminham imagens e informações para a TV Ines. “Como o surdo perde muita informação no dia a dia, a gente acaba explicando mais coisa no telejornal, como o que é uma PEC, o que é a Faixa de Gaza... Acabamos contextualizando para que eles tenham uma autonomia que não conseguem no telejornal tradicional. As chamadas ‘legendas ocultas’ ajudam, mas muita informação se perde no processo”, comenta a diretora da plataforma, Joana Peregrino.
A intenção é ter a libras como primeiro idioma, com conteúdo voltado para surdos, mas ter ouvintes vendo os vídeos também. “O conteúdo é em libras, os apresentadores são surdos, mas temos legendas e áudio. Se o ouvinte tiver um familiar surdo, por exemplo, os dois podem se informar pelos vídeos da plataforma”, explica Joana. O formato é um contraponto à famosa janelinha com a tradução para libras, comum em redes estatais. “O surdo tem dificuldade porque a imagem é muito pequena, perde-se muita informação. A legenda também não ajuda muito, porque o primeiro idioma do surdo é libras, eles têm dificuldade com o português”, completa.
A TV Ines é multiplataforma desde seu lançamento. Além do acesso pela internet, via navegador, o projeto também conta com versões para todos os sistemas operacionais de smartphones. “Temos muito retorno do público, recebemos várias mensagens nas redes sociais. Desenvolvemos o aplicativo para o windows phone depois de sermos cobrados pela audiência”, lembra Joana.
Crianças – A plataforma conta, atualmente, com 14 programas diferentes, que chegam a obter mais de 20 mil visualizações. Por enquanto, a programação infantil se resume a desenhos animados que não dependem de som ou diálogo, que a organização da TV Ines compra de outras empresas. Uma série infantil, no entanto, está sendo desenvolvida na empresa. O programa, batizado de Baú do Tito, terá como proposta ensinar libras para meninos e meninas na faixa etária de 4 a 8 anos. A apresentação do programa será feita por crianças surdas.
Outro caminho que poderá ser trilhado pela plataforma é o da inclusão de deficientes visuais. Uma primeira tentativa já está no ar: todo o conteúdo especial sobre os 10 anos da Lei Maria da Penha foi feito também com audiodescrição.
Assessoria de Comunicação Social

tv ines

Seminário Internacional: Desafios curriculares do Ensino Médio


Quais são as apostas para construir uma escola conectada às culturas, experiências e percursos de aprendizagem dos jovens? 
De que maneira o Ensino Médio responde ao desafio da garantia do direito de aprender? 
Quais são os desafios enfrentados pelo Ensino Médio no Brasil hoje e como temos construído políticas públicas e programas para sua reestruturação? 
O que a experiência internacional pode trazer para inspirar a construção das soluções para os desafios enfrentados pelo nosso país? 
Como o debate sobre Educação Profissional pode contribuir com a discussão sobre as diferentes trajetórias do Ensino Médio?
Essas e outras questões serão debatidas por especialistas convidados durante o Seminário Internacional Desafios Curriculares do Ensino Médio, que será realizado pelo Instituto Unibanco nos dias 9 e 10 de novembro de 2016 em São Paulo (SP).
Estão confirmadas a presença de especialistas internacionais como Dave Peck (Curriculum Foundation), Tiina Tahka (Conselho Nacional de Educação da Finlândia) e Richard Franz (Ministério da Educação de Ontario/Canadá). 
Também integram a programação especialistas Brasileiros como Antônio Carlos Ronca (PUC-SP), Carlos Artexes (Sesc), Cida Bento (CEERT), Denise Carreira (Ação Educativa), Frederico Amancio (SEE-PE), o psicólogo e ativista Gabriel Medina e Sofia Lerche (Universidade Estadual do Ceará), entre outros.
Confira a programação e inscreva-se em:
http://www.seminariocurriculo.org.br

Declaração para um novo ano

20 para 21  Certamente tivemos que fazer muitas mudanças naquilo que planejamos em 2019. Iniciamos 2020 e uma pandemia nos assolou, fazendo-...