quarta-feira, 29 de abril de 2015

Secretário recebe cônsul do Canadá para discutir parcerias


 
A Secretaria de Estado de Educação (Seduc) iniciou as tratativas para promover o intercâmbio de alunos do ensino médio da rede pública para o Canadá. Nesta terça-feira (27.02), o secretário Permínio Pinto recebeu o cônsul-geral canadense sem São Paulo, Stéphane Larue, para discutir a futura cooperação.
 
Eles também avançaram na questão para trazer para o Estado o conhecimento que o Canadá detém sobre a educação à distância. "O país tem esta especialidade e experiência e nós precisamos aqui em Mato Grosso pela nossa extensão territorial", acrescentou Permínio.
 
O secretário informou que são mais de 250 estaduais que atendem as comunidades indígenas, quilombolas e de campo.  O cônsul explicou que no seu país foi desenvolvida a tecnologia de educação à distância. "Da maneira que foi formada é interessante e o sistema tem uma interação muito ativa entre professor e estudante", disse Larue.
 
Ele esclareceu que os professores fazem curso para levar esta plataforma de ensino aos alunos, captando a sua necessidade. Segundo o cônsul, este programa ganhou o mundo e, no Brasil, o Estado de Pernambuco é o já tem uma parceria com o Canadá.
 
O secretário-adjunto de Políticas Educacionais, Gilberto Melo, a superintendente de Educação Básica, Márcia Carvalho, e o segundo secretários de Assuntos Políticos do Consulado, Christian Gour, participaram da reunião no gabinete do secretário. 
 
Assessoria
Seduc/MT
 



http://www.seduc.mt.gov.br/Paginas/Secret%C3%A1rio-recebe-c%C3%B4nsul-do-Canad%C3%A1-para-discutir-parcerias.aspx

Secretaria apresenta metas para o Conselho Estadual de Educação


 
A política estadual de educação foi apresentada, nesta terça-feira (28.04), para os novos membros do Conselho Estadual de Educação de Mato Grosso (CEE). A explanação ocorreu durante a 5ª Reunião Plenária 2015, realizada na sede do CEE, em Cuiabá.

Assuntos como Ciclo de Formação Humana, Projeto Político Pedagógico (PPP), Diversidade, Educação Infantil e Educação Especial, além da estrutura organizacional da Secretaria de Estado de Educação (Seduc), foram expostos pelo secretário-adjunto de Políticas Educacionais, Gilberto Fraga. “As políticas e práticas educacionais buscam atender às novas necessidades da contemporaneidade. O desafio é propiciar a todos uma educação pública com qualidade social, como expressão do compromisso com a inclusão social”, afirmou.

O secretário ressaltou que a Seduc, por meio de portaria, formou uma comissão que irá discutir o Sistema de Ensino Ciclado, com profissionais da educação e entidades ligadas à área educacional em Mato Grosso. “Nosso foco é o aluno e vamos trabalhar o pedagógico. Precisamos avançar no ensino para que os estudantes possam melhorar a proficiência”.

Além de técnicos da secretaria, a banca conta com membros do (CEE), da União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime-MT), União dos Conselhos Municipais de Educação de Mato Grosso (UNCME), Sindicato dos Trabalhadores do Ensino Público de Mato Grosso (Sintep), Universidade Estadual de Mato Grosso (Unemat), Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) e Assembleia Legislativa (as três últimas ainda sem indicação de representantes). A primeira reunião da comissão está prevista para o dia 07 de maio próximo.

Sobre Educação Especial, o secretário informou que a Seduc se dispôs a definir uma política pautada nas variações, que vão desde o ingresso da pessoa com deficiência, e a longo prazo, à perspectiva de inclusão. “O Brasil começou a pensar em inclusão há pouco tempo, e a escola também. Damos acesso, mas não integração”, declarou, acrescentando que aquele que está incluído tem mobilidade por si só, o que não acontece atualmente.

Fraga declarou ainda que o acesso à aprendizagem se constitui o maior desafio para a Seduc e que o órgão não tem a menor condição de superá-lo sozinho. “A superação requer que ação governamental ganhe credibilidade na sociedade, para que juntos possamos conquistar nossos objetivos”, falou, solicitando o apoio do CEE-MT na empreitada.

O presidente da CEE-MT, Carlos Alberto Caetano, agradeceu a participação da Seduc e a presença do secretário adjunto, e colocou o Conselho à disposição para a discussão de qualquer assunto pertinente à educação na plenária. “Somos parceiros para enfrentar os desafios colocados para a nova gestão da secretaria. Estamos abertos para colaborar na construção das políticas educacionais, para que juntos possamos alcançar o direito de aprendizagem de todos os alunos”, finalizou. 

Viviane Saggin
Assessoria Seduc/MT
 



http://www.seduc.mt.gov.br/Paginas/Secretaria-apresenta-metas-para-o-Conselho-Estadual-de-Educa%C3%A7%C3%A3o.aspx

Seduc discute intercâmbio com consulados americano e neozelandês




O desenvolvimento de projetos de intercâmbio para alunos e professores da rede estadual de ensino e a construção de uma escola bilíngue foram pauta de reunião entre gestores da Secretaria de Estado de Educação (Seduc-MT) e representantes do consulado dos Estados Unidos da América (EUA) e do governo da Nova Zelândia. Os encontros ocorreram durante a 27ª Conferência Anual da Associação Brasileira de Educação Internacional (Faubai) 2015, que será encerrada​ hoje (29.04), em Cuiabá.

A equipe da Education New Zealand (um órgão do governo que tem como objetivo principal promover a divulgação da educação no exterior), composta pelo CEO, Grant McPherson, e pelas gerentes de Desenvolvimento de Mercado Cecily Lin e Ana Azevedo, apresentou alguns dos programas de intercâmbio desenvolvidos no país, e também em parceria com o Brasil, entre eles o Ganhe o Mundo, iniciativa desenvolvida com o governo estadual de Pernambuco.

Segundo informações do órgão, com mais de 4 milhões de habitantes, a Nova Zelândia é um país reconhecido por sua atitude positiva e pensamento criativo, sempre aberta a uma nova maneira de ver o mundo, e por isso, tem se tornado um dos principais destinos para estudo e lazer no mundo. São mais de 97 mil estudantes estrangeiros por ano e o Brasil é uma fonte crescente de intercambistas. Dentre as principais vantagens aos estudantes interessados em estudar no país, são destaques a qualidade de vida e de ensino, inovação e ambiente internacional.

De acordo com McPherson, a equipe está contende em poder pensar e oferecer um programa que possa atender aos anseios do governo do Estado. “Nosso intuito é proporcionar mais oportunidades e excelentes experiências para os alunos mato-grossenses e brasileiros. Queremos estreitar laços acadêmicos e culturais entre os dois países.”

Estados Unidos
Os gestores da Seduc se encontraram ainda com o diretor do Escritório de Ensino de Língua Inglesa, do Consulado Geral dos Estados Unidos da América (EUA), em São Paulo, Rick P. Rosenberg, e com a diretora do Departamento de Cultura, Educação e Imprensa, da Embaixada dos EUA, Abigail L. Dressel.

A intenção foi discutir o desenvolvimento profissional e programas de intercâmbio para professores e instrutores da língua inglesa, além do de um projeto piloto de escola bilíngue. “Nosso trabalho no Brasil é focado em fornecer ao professor ferramentas que possam incorporar ao currículo estratégias que induzam à reflexão sobre o aprendizado de Língua Estrangeira. Contamos com workshops, cursos presenciais e cursos online (gratuitos) focados na pedagogia, com profissionais treinados para atender os docentes”, explicou Rosenberg.

O secretário adjunto de Políticas Públicas da Secretaria Estadual de Educação (Seduc-MT), Gilberto Fraga, ressaltou que a parceria entre secretaria e governo americano já vinha sendo realizada, mas que agora será institucionalizada. “O desenvolvimento de ações que contemplem o estudo de línguas e a formação do professor é uma preocupação da gestão”, afirmou, acrescentando que a Embaixada e o Consulado são importantes aliados nesta tarefa. 

VIVIANE SAGGIN
Assessoria/Seduc-MT


http://www.seduc.mt.gov.br/Paginas/Seduc-discute-interc%C3%A2mbio-com-consulados-americanos-e-neozeland%C3%AAs.aspx

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