terça-feira, 25 de março de 2014

Após 37 dias, professores decidem suspender greve em Várzea Grande

Categoria aceitou termo de conciliação e suspendeu paralisação.

Sintep-VG estima que 50% das escolas e creches aderiram à greve.


Denise SoaresDo G1 MT
Os professores da rede municipal de ensino de Várzea Grande, região metropolitana de Cuiabá, decidiram na manhã desta terça-feira (25) suspender a greve da categoria. Cerca de 300 educadores participaram de uma assembleia para discutir se continuavam ou não com a paralisação, que começou no dia 17 de fevereiro. Eles pediam a reestruturação do Plano de Cargo, Carreira e Salários (PCCS), revisão salarial, pagamento de férias e a concessão de licença-prêmio.
Na mesma assembleia, os professores também avaliaram as condições de um termo de conciliação, que foi criado na semana passada após audiência com a Prefeitura Municipal de Várzea Grande. Ao G1, o presidente do Sindicato dos Trabalhadores do Ensino Público de Várzea Grande (Sintep-VG), Gilmar Soares, informou que os profissionais decidiram suspender a greve.
“A assembleia suspendeu a paralisação e acatou o documento [o termo de conciliação], mesmo considerando que ele tem limites para nossas reivindicações. Se até maio os direitos que foram firmados nesse termo não forem garantidos, voltaremos com a greve”, disse Gilmar.
O documento, intermediado pelo Tribunal de Justiça de Mato Grosso, previa que os professores recebam, a partir de maio, um aumento salarial de 16,32%. No mesmo acordo, a prefeitura se comprometeu a fazer um cálculo das perdas financeiras da categoria desde 2010, além de apresentar um plano que compense o prejuízo.
O Sintep-VG estima que 36 escolas e creches aderiram à paralisação da categoria, o que representaria 50% das unidades em Várzea Grande. "Cada escola vai decidir se retoma as aulas nessa semana. Se tiverem condições e estiveram preparados, os educadores já podem voltar a partir desta quarta-feira (26)", completou o presidente.

http://www.sintepcba.org.br//arqs/materia/639_a.pdf

Lei Complementar permite o parcelamento de férias

O prefeito Mauro Mendes sancionou a alteração na Lei Complementar de nº 093, que discorre sobre as regras das férias dos servidores municipais. A partir de março deste ano, fica legitimado que os funcionários da Prefeitura de Cuiabá podem tirar suas férias de forma fracionada e não serão mais obrigados a pedir dispensa por 30 dias seguidos.
A alteração, que permite o parcelamento das férias em até três vezes, foi publicada no Diário Eletrônico de Contas - vinculado ao Tribunal de Contas do Estado (TCE) -, no último dia 18.
A nova medida foi proposta pela Controladoria-Geral do Município e aprovada pela Câmara de Cuiabá no início do ano legislativo. O fracionamento, no entanto, deverá ser autorizado conforme os interesses da administração.
Para o controlador-geral do município, Marcelo Bussiki, a medida é uma forma de evitar que funcionários cometam irregularidades. “Anteriormente a essa alteração na lei, os servidores e chefes das unidades que autorizavam as férias fracionadas estavam cometendo uma ilegalidade, por uma questão técnica. Essa mudança serve como um ajuste”, afirmou.
Quanto à remuneração financeira que cabe ao servidor em férias, caso haja o parcelamento do período ela é paga na primeira etapa, de forma integral.

Veja a Lei Complementar n° 336/2014 que dispõe sobre o parcelamento de férias.

Veja a Lei Complementar n° 220/2010, que trata dos profissionais da educação.

http://www.cuiaba.mt.gov.br/controladoria/servidores-ja-podem-tirar-ferias-de-forma-parcelada/8519

Seduc inicia processo para concurso público

Letícia Kathucia, especial para o GD
A Secretaria Estadual de Educação de Mato Grosso (Seduc) inicia processo de levantamento para abertura de concurso público, que contratará novos servidores para a educação. A previsão é de a realização do concurso aconteça ainda no primeiro semestre de 2014.
A comissão que inicia os trabalhos da Seduc ficará responsável pelo levantamento de vagas e composição dos critérios que definirão as normas do Edital, como a capacidade do número de vagas que será disponibilizada, prioridades e o grau de necessidade de cada município do estado. O concurso deve ser realizado até junho desse ano.
O objetivo da Seduc é de que a cada dois anos, seja realizado um concurso público para a contratação de novos professores na rede estadual, para que o Governo consiga no período de 10 anos, alcançar a meta ideal de número de profissionais da educação em sala de aula.(Com Assessoria)   
Veja a composição da Comissão Especial de Concurso Público

http://www.gazetadigital.com.br/conteudo/show/secao/9/materia/416642/t/seduc-inicia-processo-para-concurso-publico-

Prefeitura define a programação do Aniversário de Cuiabá


Secom Cuiabá
Para celebrar os 295 anos da Capital, a Prefeitura de Cuiabá preparou uma programação especial que atenderá a diversos públicos.
Na comemoração haverá atrações como exposições de fotografia, exibição de curta-metragens, apresentações de siriri e cururu, bandas de rock, festivais de lambadão e rasqueado, lançamento do livro “Cuiabá”, do fotógrafo Rai Reis, contação de história e sarais. 
As atividades foram montadas pela Secretaria Municipal de Cultura e serão realizadas na Praça da Mandioca, CPA II, Pedra 90, Parque Cuiabá, e espaços como Palácio da Instrução e Museu da Imagem e do Som (Misc). 
Os eventos serão realizados entre os dias 3 a 8 de abril, sendo iniciada sempre entre às 8h da manhã ou 19h e 20h da noite. O acesso da população será gratuito.
Segundo o secretário municipal de Cultura, Alberto Machado, este ano a programação levou um pouco mais de tempo para que fosse definida, mas tudo foi organizado com muito cuidado para que atendesse aos gostos diferenciados dos cuiabanos. 
“Pensamos em algo que tivesse a cultura como carro-chefe da programação, porém de forma que não fosse algo repetitivo. Esta é uma prévia do que pretendemos fazer no período da Copa da Mundo”, explicou o secretário.
Também integram a programação, o lançamento de dos projetos “Arena Cultural” e Aplicativo Cuiabá Cultural, no dia 8 de abril.
Ambos os projetos estão voltados para a recepção e orientação aos turistas que virão para Cuiabá acompanhar os jogos da Copa do Mundo da Fifa 2014. A Arena Cultural deverá funcionar entre os dias 12 e 27 de junho e a estrutura será montada no Sesi Papa, na Morada do Ouro.
No local serão realizados shows regionais, exposições de artesanato e feira gastronômica, com os pratos típicos locais e também dos oito países cujas seleções jogarão em Cuiabá: Rússia, Coreia do Sul, Japão, Bósnia-Herzegovina, Nigéria, Colômbia, Chile e Austrália.
Já o aplicativo irá auxiliar os turistas, disponibilizando informações sobre hotelaria, gastronomia, costumes, eventos culturais e até mesmo sobre serviços de polícia e atendimento médico. 

 Clique no link abaixo para acessar a Programação


http://www.cuiaba.mt.gov.br/cultura/prefeitura-define-a-programacao-do-aniversario-de-cuiaba/8524

Câmara abre inscrições para o programa Missão Pedagógica no Parlamento

Começaram nessa segunda (24) as inscrições para o programa Missão Pedagógica no Parlamento. O programa, que está na quarta edição, é uma capacitação em educação para democracia exclusiva para professores de escolas públicas, conduzido pela Câmara dos Deputados.
Para ingressar no programa, o professor terá de participar do curso “Educação para Democracia e o Parlamento”. Serão disponibilizadas oito vagas por estado, totalizando as 216 vagas.
inscrição deverá ser feita até 16 de maio, por formulário eletrônico, e as vagas serão preenchidas por sorteio eletrônico. Caso não haja inscritos de determinado estado, a vaga será remanejada para outros estados da mesma região, priorizando aqueles com maior número de habitantes. A participação no programa será possibilitada aos 54 professores com melhores desempenhos no curso.
Requisitos 
Podem participar do curso “Educação para Democracia e o Parlamento”, professores regente de ensino fundamental e médio de escola pública; recomendado pela escola e que não tenha participado de nenhuma edição do Programa Missão Pedagógica no Parlamento.
O programa está dividido em duas partes: uma presencial e outra a distância.
A parte presencial  será realizado entre 31 de agosto e 6 de setembro e terá 40 horas-aula sobre os seguintes temas:
• Noções sobre democracia, representação e confiança.
• Introdução e problematização sobre o processo legislativo
• Introdução ao tema participação do cidadão
• Desenvolvimento e problematização sobre conceitos de educação para democracia e letramento político.
• Desenvolvimento e problematização sobre papel da escola para a formação democrática e cidadã
• Conceitos e experiências de projetos pedagógicos de intervenção.
Já o módulo de educação a distância terá 50 horas para construção e aplicação de projetos pedagógicos de intervenção em educação para democracia.
Da Redação - ND





http://www2.camara.leg.br/camaranoticias/noticias/EDUCACAO-E-CULTURA/464327-CAMARA-ABRE-INSCRICOES-PARA-O-PROGRAMA-MISSAO-PEDAGOGICA-NO-PARLAMENTO.html

Plataforma do Letramento oferece material de apoio a educadores

Plataforma Letramento é um espaço virtual onde educadores podem ter acesso a materiais de formação, disseminação e produção de conhecimento sobre o letramento. E o melhor, o conteúdo oferecido é totalmente gratuito. Para acessar os materiais referentes aos projetos – “Aceleração da aprendizagem”, “Brincar” e “Entre na Roda” – é preciso apenas fazer um cadastro no portal da Plataforma. O acesso é livre para todos os outros recursos oferecidos pela plataforma.
Idealizada pela Fundação Volkswagen e o Centro de Estudos e Pesquisa em Educação, Cultura e Ação Comunitária (Cenpec), a Plataforma Letramento pretende criar uma comunidade de referência para educadores, professores, gestores e demais profissionais.
No portal existe um ícone denominado “Acervo” (Figura 1). Basta passar o cursor em cima dele e escolher uma das seguintes abas (Figura 2): Dicas Letradas, Entrevistas, Especial, Experimente, Materiais dos Projetos e Para Aprofundar. Nessa seção, os usuários têm acesso a vários materiais interessantes.

Explorando o “Acervo” da Plataforma Letramento
Dicas Letradas: Nesta parte o usuário encontra indicação de sites, livros, animações, games e outros recursos de diversos autores que podem incrementar o trabalho em sala de aula ou serem usados em diferentes ações educativas relacionadas a práticas de leitura e escrita. Esta seção também tem por objetivo apresentar novos produtos culturais que possam interessar e ampliar o repertório de educadores.
Entrevistas: Nesta parte os usuários têm acesso a várias entrevistas sobre temas diversificados relacionados à educação. Frequentemente são inseridas novas entrevistas.
Especiais: A questão da alfabetização e do letramento é abordada em diferentes dimensões e formatos. Os interessados encontram infográficos interativos e conteúdos multimídia que possibilitam uma imersão do educador por temáticas relacionadas a práticas de leitura e escrita. Os materiais são produzidos por pedagogos e especialistas da área de Língua Portuguesa a fim de propiciar uma nova maneira de ler e conhecer o tema abordado.
Experimente: Nessa parte é possível encontrar diversos recursos didáticos para usar com os alunos. São sugestões de atividades de leitura, escrita, brincadeiras para incorporar ao plano de aula ou usar separadamente.
Materiais dos projetosSão materiais pedagógicos produzidos pelos projetos realizados no âmbito da parceria entre Fundação Volkswagen e Cenpec. As publicações trazem propostas de oficinas, jogos, entre outras atividades, assim como sistematização de metodologias e conhecimentos.
Para aprofundar: Nessa parte, os interessados encontram  artigos diferenciados.
Clique aqui para acessar a Plataforma letramento.
Autor: Undime
http://undime.org.br/plataforma-letramento-oferece-material-de-apoio-a-educadores/

Com posse marcada para esta terça, novo imortal da AML é "Cuiabano" de corpo, alma e nome

Da Redação - Stéfanie Medeiros


Escritor Ivens Cuiabano Scaff. Foto: Stéfanie Medeiros
A tarde era típica da época de chuva de Mato Grosso: até as 16h, calor. Daí em diante, as nuvens resolvem voltar para Cuiabá e aliviar o calor com uma enxurrada passageira. O quintal era amplo e de tijolinhos. Havia plantas e árvores por todos os lados e o gesso da porta dupla de entrada era trabalhado como se fosse o nascer do sol. Um guarda-chuva vermelho decorado com flores brancas esquecido por uma paciente completava aquele ambiente, dando-lhe o aspecto de descuido, mas um descuido poético. O cenário abandonado já refletia o espírito daquele que estava por chegar: O consultório de Ivens Cuiabano Scaff era antigamente a casa de seus avós, e apesar de seu uso moderno para a prática da medicina, ainda guardava entre suas paredes toda a herança cultural que desabrochava no escritor e novo membro da Academia Mato-Grossense de Letras (AML).
E então, em um carro Fiat UNO vermelho, combinando com o guarda-chuva esquecido, chegou Ivens, sempre sorrindo, sempre solícito. Desceu do carro e foi abrindo as portas por onde passava, trazendo sua vivacidade de volta ao local antes adormecido. A casa mantinha todos os móveis, incluindo um piano, sofás com design antigo, piso com desenhos, quadros e, em um canto, os livros escritos pelo novo imortal. E ao entrar, percebi que, quando criança, já havia lido “Uma maneira simples de voar”, sem nunca ligar o nome do autor a pessoa. E então se percebe que Ivens, mais que apenas um nome, é um escritor enraizado na cultura cuiabana.

Sentado em seu escritório, Ivens mostra um pouco do médico e do escritor. Entre uma fala e outra, atende o telefone e cita nomes de diversos antibióticos, pergunta a temperatura do paciente e recomenda repouso. E em seguida, volta a falar na sua paixão pela literatura infato-juvenil, especialmente nos contos de Hans Christian Andersen. Tímido, fala com um sorriso no rosto que, se ele ainda tem um sonho nesta vida, além de escrever muito mais livros, é ganhar o prêmio homônimo de seu escritor favorito.

Ainda quando adolescente, Ivens mudou-se para o Rio de Janeiro, onde fez o científico, equivalente ao atual ensino médio, e depois a faculdade de medicina. Nesta época, como muitos jovens que são leitores ávidos, Ivens rabiscava no fundo de seus cadernos alguns versos, muitos deles de saudade de sua terra natal. Lendo o querido Hans e também os irmãos Grimm, os poetas Fernando Pessoa, Carlos Drummond de Andrade, Manoel Bandeira, Manoel de Barros, Ivens transferia todas estas histórias, situações e belos versos para Cuiabá. Ele criava todo um imaginário com ambientação cuiabana, que mais tarde desabrocharam nos seus próprios livros.


Continue lendo:
http://www.olhardireto.com.br/conceito/noticias/exibir.asp?noticia=Com_posse_marcada_para_esta_terca_novo_imortal_da_AML_e_Cuiabano_de_corpo_alma_e_nome&id=4315

Declaração para um novo ano

20 para 21  Certamente tivemos que fazer muitas mudanças naquilo que planejamos em 2019. Iniciamos 2020 e uma pandemia nos assolou, fazendo-...