segunda-feira, 9 de dezembro de 2013

Mudanças na merenda

Aumento dos custos com as novas regras da alimentação preocupa gestores; normas limitam açúcar, sódio e gordura das refeições e alteram relação com a agricultura familiar

Marina Almeida

No meu município não há recursos para fazer todas as mudanças propostas na alimentação escolar, pois já gastamos toda a verba disponível para a área e não temos arrecadação própria. O que posso fazer? Pedir exoneração do meu cargo?"

A nutricionista preocupada com a merenda dos estudantes é Luciana Cristina Ferreira, de Itariri, cidade de 15 mil habitantes no litoral sul paulista. Ela e outras cerca de 500 pessoas, entre secretários, supervisores e nutricionistas de diversos municípios, lotavam um auditório da Secretaria de Educação do Estado de São Paulo, onde técnicos do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) explicavam as recentes mudanças nas normas da alimentação escolar. 

A resolução nº 26 do FNDE proíbe e restringe o uso de alguns alimentos, considerados pouco saudáveis. Assim, está proibido servir refrigerantes e refrescos artificiais aos estudantes. Já na lista dos alimentos restritos, que não podem ultrapassar 30% das aquisições, estão os enlatados, embutidos, doces, os alimentos concentrados e as preparações semiprontas ou prontas para o consumo. Também foi definido um limite para a quantidade de gorduras e sódio proveniente das refeições e uma quantia mínima de frutas e hortaliças que devem ser oferecidas para os alunos. 

Continue lendo:
http://revistaescolapublica.uol.com.br/textos/35/mudancas-na-merenda-300069-1.asp

Escolas produzem vídeos e ganham prêmio de curtas do MEC; confira

Os vídeos produzidos por três escolas públicas ganharam a primeira edição do prêmio Curta Histórias, promovido pela Secadi (Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização, Diversidade e Inclusão), do Ministério da Educação. Os vencedores foram "Lenda de Oxumaré", "Igualdade" e "Ilumine-se".
Sob o tema "Africanidades Brasileiras", 233 equipes de estudantes e professores de escolas públicas de todo o país participaram da seleção.
Criado por estudantes e educadores da Escola de Ensino Médio Dragão do Mar, de Fortaleza, "Lenda de Oxumaré" foi o vencedor do júri popular, com 3.353 votos. A comissão julgadora escolheu "Igualdade", produzido na Escola Municipal Florestan Fernandes, de Belo Horizonte, e "Ilumine-se", da Escola Municipal Vicente Licínio Cardoso, do Rio de Janeiro.
"Bom pra quê?" foi o segundo colocado na votação pela internet e ganhou menção honrosa. O vídeo foi criado por estudantes da Escola Municipal Gracy Vianna Lage, de Belo Horizonte.
Cada vencedor ganhou um tablet e um smartphone. Os estudantes e professores premiados também participam de uma oficina de formação em cinema e empreendedorismo nesta semana em Brasília. As escolas dos vencedores receberam aparelhos data show, DVD, filmadora digital e câmera fotográfica semiprofissional.

Acesse o link abaixo para ver os filmes:
http://educacao.uol.com.br/noticias/2013/12/04/escolas-produzem-videos-e-ganham-premio-de-curtas-do-mec-confira.htm

Declaração para um novo ano

20 para 21  Certamente tivemos que fazer muitas mudanças naquilo que planejamos em 2019. Iniciamos 2020 e uma pandemia nos assolou, fazendo-...