No
primeiro momento, em julho, o objetivo era elaborar oficinas de
formação com os professores e coordenadores pedagógicos para trabalhar a
qualidade do desenvolvimento da Prova Brasil. Ou seja, as decisões
estavam centradas nos encaminhamentos que deveriam nortear as
atividades. "Agora os coordenadores já estão apresentando resultados. É
uma troca de experiências e estamos felizes com o que nos trouxeram
porque houve 100% de engajamento não só dos professores de Língua
Portuguesa e Matemática, mas dos docentes de todas as disciplinas e
estão surgindo novas ideias", avaliou a Superintendência de Formação da
Secretaria de Estado de Educação (Seduc), Lúcia Ida Oliveira Fortes
Pereira.
Além de apresentarem o que estão executando, também debatem no encontro as dificuldades. "O evento é uma oportunidade de aprendizado para o próprio coordenador pedagógico. Ele precisa se fortalecer e saber que não está sozinho, tem suporte no desenvolvimento de suas atividades de melhorias na qualidade do ensino", completou Lúcia.
Simulações de provas foram algumas das iniciativas, como também dedicação à leitura. Algumas escolas definiram 2h por semana para leitura, independente da disciplina que for naquele horário. Driblar a falta de interesse pela leitura, por exemplo, ainda é um desafio que precisa da habilidade dos educadores para ser vencido.
Uma das participantes relatou que os alunos são motivados a ir para a biblioteca, escolher o livro de sua preferência e levar para casa, como quiserem. Depois, relatam aos colegas a história. "Não ficará apenas pontuado como Prova Brasil, mas ações que serão levadas adiante em situações que a escola julgar necessário", frisou Lúcia.
Pela manhã estiveram reunidos no Cefapro 33 dos 76 participantes representando escolas estaduais da região Sul e Leste de Cuiabá. Os demais, das regiões Norte e Oeste, ficaram para o período da tarde.
Eliana Bess
Assessoria/ Seduc-MT
Assessoria/ Seduc-MT
http://www.seduc.mt.gov.br/Paginas/Coordenadores-pedag%C3%B3gicos-debatem-resultado-de-a%C3%A7%C3%B5es.aspx