quarta-feira, 23 de janeiro de 2019

SEMANA PEDAGÓGICA, CUIABÁ: Secretários escolares participam de reunião gerencial da Educação em 2019

Planejamento administrativo e financeiro, o Plano Municipal de Educação, e atividades pedagógicas serão alguns dos temas abordados na reunião

Foto: Jorge Pinho
A secretária adjunta de Educação, Edilene Machado, abriu na manhã desta quarta-feira (23), no auditório Maestro China, da Secretaria de Educação, a primeira das reuniões com a equipe gestora das unidades educacionais, na  programação da Semana Pedagógica da Escola Cuiabana 2019, falando sobre os desafios e prioridades da área para este ano. Nos próximos dias, cerca de seis mil profissionais da Educação estarão participando do evento, de caráter formativo e preparatório para o ano letivo 2019.
A primeira agenda reuniu 111 secretários escolares para debater e tirar dúvidas sobre questões ligadas à gestão e administração das unidades educacionais, o plano estratégico da Educação para 2019, processos internos de gestão e legislação, prestação de contas, manutenção física das unidades educacionais, planejamento, campanhas de imunização, projetos e metas.
A secretaria adjunta falou sobre a importância da Semana Pedagógica da Escola Cuiabana, para a formação continuada dos profissionais e o alinhamento das ações e destacou o  trabalho dos secretários escolares, na busca pela inclusão, humanização e qualidade do ensino.
Durante a reunião, Edilene enumerou algumas  das ações que estão sendo implementadas pela gestão Emanuel Pinheiro, que representarão um marco para a rede pública municipal de Educação. “Durante 2019 estaremos consolidando e implementando uma série de ações voltadas ao pedagógico, à estrutura física e à formação dos profissionais. No aniversário de Cuiabá estaremos publicando, a nossa Política Municipal de Educação, que sem dúvida será um marco. Teremos ainda a nova Lei Orgânica com avanços significativos, na questão salarial e de valorização do profissional, além de outras medidas que implicam na melhoria da qualidade de ensino, como as reformas, entregas e construções de unidades educacionais, que irão ampliar o número de vagas na rede, a  Escola em Tempo Integral e a implantação dos Centros de Educação Infantil Cuiabana (CEICS), todas ações visando os nossos alunos”, disse ela.
Participaram da reunião diretores, coordenadores e gestores da Diretoria Geral de Gestão Escolar (DGGE), Comissão Permanente da Organização da Demanda Escolar (CPODE), Plano de Ações Articuladas (PAR), Coordenadoria de Informação e Estatística (DPO) e Diretoria de Ensino.
A reunião prossegue nesta tarde com a abordagem de temas ligados à demanda de vagas, Programa de Ações Articuladas (PAR) e o Plano de Desenvolvimento da Educação (PDE), ambos do Ministério da Educação.
Nesta quinta-feira (24) as reuniões gerenciais prosseguem no auditório das Faculdades Evangélicas Integradas Cantares de Salomão (FEICS), das 08 às 12h e das 14h às 18h, com 163 diretores escolares, da rede pública municipal de Educação, com o tema A gestão administrativa, financeira e pedagógica – Desafios da Escola Cuiabana.

Programação
Reuniões de orientação: A gestão administrativa, financeira e pedagógica: desafios da Escola Cuiabana

Dia 23/01
Horário: das 8h às 12h e das 14h às 18h
Local: Auditório Maestro China, da Secretaria Municipal de Educação (SME)
Público: secretários das unidades educacionais

Dia 24/01
Horário: das 08h às 12h
Local: Auditório das Faculdades Evangélicas Integradas Cantares de Salomão (FEICS)
Público: diretores das unidades educacionais

Dia 25/01
Horário: 14h às 18h
Local: Hotel Fazenda Mato Grosso
Público: coordenadores das unidades educacionais

Semana Pedagógica da Escola Cuiabana 2019
Data: 23 de janeiro a 8 de fevereiro
Locais: Auditório Maestro China da Secretaria Municipal de Educação (SME), Hotel Fazenda Mato Grosso, Auditório das Faculdades Evangélicas Integradas Cantares de Salomão (FEICS), EMEB Madre Marta Cerutti

Solenidade de início do ano letivo 2019 - Aula Inaugural
Palestra: Pedagogia Afetiva na Escola
Data: 8 de fevereiro
Horário: das 8h às 12h e das 14h às 18h

Local: Hotel Fazenda Mato Grosso - R. Antônio Dorileo, 1100 - Coxipó, Cuiabá
http://www.cuiaba.mt.gov.br/

Declaração para um novo ano

20 para 21  Certamente tivemos que fazer muitas mudanças naquilo que planejamos em 2019. Iniciamos 2020 e uma pandemia nos assolou, fazendo-...