quinta-feira, 3 de abril de 2014

Adiada, MAIS UMA VEZ, votação do PNE

Após intenso debate hoje, relator recua e diz que vai retomar o texto originalmente aprovado pela Câmara em dispositivo que trata da promoção da igualdade de gênero e de orientação sexual como uma das estratégias para superar disparidades educacionais.
Gabriela Korossy / Câmara dos Deputados
Discussão e votação do parecer do relator, deputado Angelo Vanhoni (PT-PR)
Inciso sobre diversidade de gênero gerou polêmica em audiência na Câmara.
A votação do relatório do deputado Angelo Vanhoni (PT-PR) sobre o Plano Nacional da Educação (PNE - PL 8035/10) foi adiada novamente na comissão especial da Câmara dos Deputados que analisa a proposta.
O PNE define metas para o ensino nos próximos dez anos. Um dos objetivos é aumentar a escolaridade dos brasileiros. O projeto, que já havia sidoaprovado pelos deputados em 2012, voltou para exame na Câmara porque foi modificado pelos senadores.
Nesta quarta-feira (3), discussões acaloradas por causa da questão de gênero e de orientação sexual prevista em um dos artigos do PNE ocuparam o espaço dos debates, e a votação da proposta teve de ser adiada para a próxima semana, por causa do início daOrdem do Dia no Plenário.
Polêmica
Em um plenário repleto de manifestantes, o foco maior das discussões foi o inciso do artigo 2º do projeto que inclui, entre as diretrizes do PNE, a superação das desigualdades educacionais. O texto que havia sido aprovado na Câmara definia que a superação dessas disparidades ocorreria "com ênfase na promoção da igualdade racial, regional, de gênero e de orientação sexual".
Os senadores mudaram o dispositivo e definiram que, na superação das desigualdades educacionais, teriam ênfase a promoção da cidadania e a erradicação de todas as formas de discriminação.
Por sua vez, Angelo Vanhoni alterou os dois textos, criando uma nova redação, o que gerou indignação do deputado Marcos Rogério (PDT-RO): "O relator criou uma situação jurídica nova, contrariando o Regimento Interno. Manteve a promoção da igualdade nos quatro eixos (racial, regional, gênero e orientação sexual), excluiu a palavra ‘cidadania’ que o Senado acrescentou, e colocou, como meta, a erradicação de todas as formas de discriminação. O que é a promoção da orientação sexual? Como se promove isso?"
Gabriela Korossy / Câmara dos Deputados
Discussão e votação do parecer do relator, deputado Angelo Vanhoni (PT-PR). Dep. Jean Wyllys (PSOL-RJ)
Para Jean Wyllys, PNE deve contemplar conteúdos de identidade de gênero.
Por outro lado, o deputado Jean Wyllys (Psol-RJ) defendeu as modificações feitas pelo relator, afirmando que as críticas ao texto tinham por fundo "argumentos religiosos". "O Brasil é um Estado laico. É fundamental que o PNE contemple, nas diretrizes do ensino, conteúdos de gênero e identidade de gênero, porque a própria Constituição diz que é objetivo da República promover o bem de todos, sem discriminação de origem, raça, sexo e quaisquer outras formas de discriminação", argumentou.
Relator recua
Em razão das divergências, Vanhoni informou que vai retomar o texto originalmente aprovado pela Câmara. Ele também anunciou que retirará a meta prevista no substitutivodo Senado que estabelece a adoção de políticas de estímulo às escolas que melhorem seu desempenho no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb). O relator não acha adequado incluir esse tipo de premiação no texto do PNE.
A comissão especial do Plano Nacional da Educação volta a se reunir para debater e votar o projeto na próxima terça-feira (8), às 14h30.
http://www2.camara.leg.br/camaranoticias/noticias/EDUCACAO-E-CULTURA/465190-ADIADA-PARA-TERCA-VOTACAO-DE-PARECER-DO-PLANO-NACIONAL-DE-EDUCACAO.html

Prefeitura inaugura mais um Centro de Educação Infantil nesta quinta


Secom Cuiabá
A Prefeitura de Cuiabá inaugura nesta quinta-feira (03), às 19h20, mais um Centro Municipal de Educação Infantil (CMEI). Desta vez a unidade beneficiará o bairro Passaredo, região do Coxipó, e levará o nome do Jornalista Auro Ida.
O CMEI terá capacidade para atender 240 crianças com idade entre 0 a 5 anos, com atendimento de creche e pré-escola. Do total de vagas 140 serão destinadas para crianças de 0 a 3 anos e 11 meses, as demais vagas serão para alunos de 4 e 5 anos.
As unidades são compostas por seis salas pedagógicas e dois berçários, cozinha, lactário, sala de leitura e informática, refeitório, playground, além da área administrativa, totalizando 1,2 mil metros quadrados de área construída.
Os CMEIs estão sendo construídos com recursos do Governo Federal, por meio do Programa Nacional de Reestruturação e Aquisição de Equipamentos para a Rede Escolar Pública de Educação Infantil (Proinfância), e com contrapartida da Prefeitura de Cuiabá.
Ao todo serão 30 unidades como essas construídas em Cuiabá até 2016 para atender crianças de 0 a 5 anos de idade. Com essa iniciativa a Prefeitura pretende abrir pelo menos 7,2 mil novas vagas na creche e pré-escola nos próximos 30 meses.
A primeira unidade entregue foi a do bairro Pedra 90 que levou o nome da professora Ady de Figueiredo Mattos. Ainda este ano serão mais 10 unidades inauguradas.
Homenagem – o nome do CMEI será uma homenagem ao jornalista Auro Ida, assassinado em julho de 2011 no bairro jardim Fortaleza, aos 53 anos de idade.
Formado pela Universidade Federal do Paraná, Auro Ida era um dos jornalistas mais experientes de cobertura política de Mato Grosso.
Há 30 anos atuava em Cuiabá. Auro Ida foi secretário de Comunicação da Prefeitura de Cuiabá na gestão do prefeito Roberto França, diretor de Comunicação da Câmara de Vereadores, trabalhou em vários veículos de comunicação, entre eles no jornal A Gazeta, onde atuou como repórter de política por oito anos.

http://www.cuiaba.mt.gov.br/educacao/prefeitura-inaugura-mais-um-centro-de-educacao-infantil-nesta-quinta/8586

Os tradicionais mercados e feiras livres de Cuiabá

Quem vai às compras hoje nem pode imaginar que esse singular comércio cuiabano já foi uma bagunça que faltava gente pra ver

NELSON SEVERINO 

Quem vai às compras nos dias atuais nos dois principais terminais atacadistas de Cuiabá – o do Porto e o do Verdão – e vê aquela abundância de produtos que são ofertados à clientela, sem contar as feiras livres domingueiras que se espalham pela capital mato-grossense, nem de longe pode imaginar que esse singular comércio cuiabano já foi uma bagunça que faltava gente pra ver. Como toda feira livre que se preza...

Hoje, todo tipo de mercadorias chega a Cuiabá em grandes containers, caminhões frigoríficos e ate de avião, tudo isso sob rigorosa fiscalização da saúde pública. Em tempos bem remotos, não tinha nada disso! Os gêneros alimentícios, incluindo peixes, naturalmente, chegavam na primeira feira livre de Cuiabá, a do Largo da Cruz das Almas, hoje Praça Ipiranga, de canoas ou pequenos botes, impulsionados a remo, através do córrego da Prainha.

Feira da Avenida General Ponce, além de ser o centro comercial nos finais de semana, era palco
das batalhas de confetes nos períodos carnavalescos


O transporte dos produtos que a população consumia era feito pelos próprios chacareiros e sitiantes que subiam ou desciam o Rio Cuiabá até a “Boca do Valo”, que é onde o córrego da Prainha se encontra com o grande rio que banha a capital. Na época, o córrego da Prainha, com um grande volume de água, era totalmente navegável, facilitando o trabalho dos remadores, que iam vender diariamente ou de vez em quando seus produtos aos cuiabanos.

Geógrafo, historiador e professor universitário aposentado, o escritor Aníbal Alencastro dá um mergulho no passado e relembra detalhes interessantes dos mercados e feiras livres de Cuiabá. A confusão que caracteriza as feiras era uma diversão para os seus frequentadores habituais. O texto que se segue é de sua autoria. As fotos que ilustram o material jornalístico são de Laércio Ojeda.  Alencastro é autor de vários livros, entre os quais Cuyabá histórias, crônicas e lendas (já esgotado) e colaborador do HiperNotícias. 

Continue lendo:
http://www.hipernoticias.com.br/TNX/conteudo.php?sid=180&cid=34089

Biblioteca comunitária é instalada em ponto de ônibus em bairro de Cuiabá

Espaço disponibiliza 1.000 livros em ponto no bairro Morada do Ouro.
Idealizadores dizem que a intenção é estimular a leitura na capital.


Do G1 MT

Ponto de ônibus passou por reparos antes da instalação de biblioteca (Foto: Rayane Alves/ G1)
Uma biblioteca comunitária foi instalada em um ponto de ônibus no Bairro Morada do Ouro, em Cuiabá. A ideia faz parte de um projeto que tem como objetivo estimular a leitura. Uma das idealizadoras do projeto, Letícia Moraes, acredita que pequenos gestos como esse podem ajudar a melhorar a educação na capital. Ela e outras pessoas pesquisaram sobre diferentes ações sociais e resolveram colocar o projeto em prática.
Durante a pesquisa, foi encontrado um programa desenvolvido no Japão que incentiva a leitura a partir da doação de livros. Os exemplares são inseridos nos principais pontos de ônibus daquele país. “Depois que vimos no Japão, ficamos sabendo que Brasília também implantou bibliotecas em alguns pontos. Isso nos chamou a atenção porque em Cuiabá não existe nenhum projeto como esse”, disse Letícia ao G1.
Conforme Letícia, quando ela e a amiga Josane Fortes pensaram em implantar o projeto na capital, várias pessoas começaram a rir e a fazer comentários negativos, dizendo que a ideia não iria dar certo nunca. "As pessoas não estão acostumadas com esse tipo de ação, e por isso, me falavam que depois de inaugurado o espaço, não iria ter nenhum livro porque seriam todos roubados", comentou. Mesmo com dúvida, ela e a colega resolveram decidiram seguir em frente.
A biblioteca funciona durante o dia todo. Ao todo, 1.000 exemplares já foram doados pela comunidade para compor o acervo. Os livros estão divididos nas categorias de enciclopédias, literatura, gibis, dicionário e marketing. Também livros construtivos que auxiliam na formação de um acadêmico de direito e administração.
De acordo com Letícia, como a biblioteca foi inaugurada há apenas três dias, o pedido de doação de livros foi em diferentes categorias. Mas, com o passar do tempo, o projeto vai buscar personalizar o espaço para livros de literatura e história de Cuiabá. Por enquanto, os livros serão trocados semanalmente, mas depois eles deverão ser trocados a cada dois dias com outros temas e revistas atualizadas.
Para implantar a biblioteca no ponto, foi necessário fazer alguns reparos. Além de pintura, o ponto de ônibus recebeu uma manutenção completa em toda a estrutura. Depois de instalado, também foi realizado um teste para verificar se com a nova estrutura os livros não molhariam com a chuva.
Para o empréstimo dos livros não existe regra. Todos os moradores do bairr, ou até mesmo de outro podem pegar o livro para ler no local, ou levar para casa. Porém, a única determinação é que os livros que forem utilizados pelo leitor seja devolvido no mesmo local ou até mesmo trocado por outro que a pessoa desejar.
“Caso a pessoa goste do livro e não tiver tido tempo de terminar de ler, pode levar para casa", explicou. Ainda conforme Letícia, para fazer doação basta ir na biblioteca comunitária que fica localizada na Avenida Milton Figueiredo, no Bairro Morada do Ouro, na capital.

http://g1.globo.com/mato-grosso/noticia/2014/04/biblioteca-comunitaria-e-instalada-em-ponto-de-onibus-em-bairro-de-cuiaba.html

Declaração para um novo ano

20 para 21  Certamente tivemos que fazer muitas mudanças naquilo que planejamos em 2019. Iniciamos 2020 e uma pandemia nos assolou, fazendo-...