terça-feira, 17 de abril de 2018

Semana dos Povos Indígenas valoriza a diversidade étnica

Evento, que ocorre entre os dias 16 e 21 de abril, discute os aspectos da cultura, da culinária e da língua indígena.
Rosane Brandão Seduc-MT 


Valorizar a diversidade étnica, linguística e cultural dos povos indígenas de Mato Grosso, reconhecendo a sua contribuição para a sociedade. É com esse objetivo que a Secretaria de Estado de Educação, Esporte e Lazer (Seduc) realiza de 16 a 21 de abril, em Barra do Garças (509 quilômetros a leste de Cuiabá), a Semana dos Povos Indígenas.
O evento é promovido em parceria com a Coordenação Regional Xavante da Fundação Nacional do Índio (Funai); Escola Estadual Nossa Senhora da Guia; e Núcleo de Produção Digital da UFMT – Câmpus Araguaia.
O evento contará com 10 atividades, que serão realizadas nas escolas, na sede do Centro de Formação e Atualização dos Profissionais da Educação Básica (Cefapro), na Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) Câmpus Araguaia e na subsede do Sindicato dos Trabalhadores no Ensino Público de Mato Grosso (Sintep).
As atividades serão abertas e gratuitas para todos os públicos e idades. Durante os seis dias, serão apresentados e debatidos com professores, alunos e comunidade, os aspectos da cultura, da culinária e da língua indígena.
A programação inclue a exposição fotográfica “Hoimanadzé Duré Uiwede – Cultura e Buriti”; oficinas de vivência da Cultura Xavante; palestras nas escolas; sessão de curtas e filmes indígenas; corrida de tora; e apresentações musicais.
Conforme explica a diretora Cefapro de Barra do Garças, Mary Carneiro Rezende, o evento atende aos dispositivos da Lei 11.645/2008, que determina a obrigatoriedade da temática História Indígena no currículo oficial da rede de Ensinos Fundamental e Médio nas escolas.
“Considerando que a instituição escolar é um espaço de formação de cidadãos, tal medida é de suma importância para valorizar e respeitar a diversidade étnica e cultural da história dos povos indígenas”.
Ainda segundo a diretora, o evento visa divulgar e produzir conhecimentos, atitudes, posturas e valores que garantam o respeito à história e cultura dos povos indígenas e refletir de forma crítica a respeito da sua condição sócio histórica.
Tem ainda o apoio do Conselho Municipal de Cultura de Barra do Garças, Sintep e Fórum Tshirorirã.

Veja a programação:






















seduc

Declaração para um novo ano

20 para 21  Certamente tivemos que fazer muitas mudanças naquilo que planejamos em 2019. Iniciamos 2020 e uma pandemia nos assolou, fazendo-...