Recentemente, a revista especializada em educação Edweek, levantou uma discussão sobre o crescimento de escolas que oferecem aulas on-line para crianças do ensino fundamental. Exemplo disso está no programaConnections Education, da Pearson, que, desde 2002, oferece esse tipo de metodologia onde de casa, os meninos acompanham videoaulas e fazem exercícios. Modelo que, segundo seus criadores, tem um crescimento anual de matrículas em torno de 25%. Em entrevista a revista, Steven Guttentag, co-fundador e chefe da criação de currículo on-line da instituição, explica que, no início do desenvolvimento do programa, a pergunta mais frequente era: por que colocar crianças na frente do computador o dia todo? E a resposta é que elas não ficam todo on-line o tempo todo, e sim, apenas 20% do tempo.
http://porvir.org/porpensar/jardim-da-infancia-virtual-e-uma-boa-ideia/20130711sexta-feira, 2 de agosto de 2013
Jogos infantis dever ser compartilhados com pais
Crianças aprendem muito cedo – e quase sozinhas – a interagir com telas sensíveis ao toque. Mas essa habilidade motora tão natural não é suficiente para que elas também se apropriem individualmente de tudo o que celulares, tablets e seus aplicativos têm capacidade de ensinar. Segundo Daniel Danahoo, um pesquisador sobre o aprendizado infantil e de tecnologias aplicadas à educação australiano, elas precisam do apoio de pais ou professores para se engajarem nas atividades e tirarem o melhor proveito dessas experiências.
“Nós costumamos pensar nessas ferramentas como jogos para as crianças brincarem sozinhas. Mas não deveria ser assim”, sentencia Danahoo. Para ele, a melhor atitude que os pais podem tomar para incentivar o uso datecnologia de modo adequado é fazer perguntas, como ‘o que você está fazendo com esse aplicativo e por quê?’, mesmo a crianças de apenas dois ou três anos. “Não basta passar o celular a elas e deixar que joguem Angry Birds. Há muita coisa além de Angry Birds no mundo dos aplicativos”, afirmou o pesquisador ao Porvir.
http://porvir.org/porcriar/aplicativos-infantis-devem-ser-usados-por-pais-filhos/20130730
Avaliação de Diretores de escolas
O governo de São Paulo decidiu criar um sistema de avaliação que vai retirar do cargo diretores de escola que tiverem baixo desempenho.
A iniciativa, à qual a Folha teve acesso, é considerada pela Secretaria da Educação como inédita no país. Atualmente, vigora a ideia de que o dirigente tem estabilidade ao ser aprovado em concurso --ele perde o posto apenas por desvio de conduta.
Pela proposta desenhada pela gestão Geraldo Alckmin (PSDB), os novos diretores serão avaliados por três anos.
Após o período, os que não alcançarem desempenho satisfatório terão mais três anos para se recuperar. Os que falharem perderão o posto.
Unicamp disponibiliza conteúdo gratuitamente
Vídeo aulas, artigos históricos e minicursos são parte do material aberto
Grandes universidades já aderiram ao compartilhamento de conteúdo na internet. Com isso, passaram a contribuir efetivamente para a melhoria da educação no país. Engajada com esta iniciativa, a Unicamp também reuniu parte de seu acervo e o disponibilizou gratuitamente na rede.
São diversas áreas divididas em categorias que vão desde vídeo aulas, passando por acervo com foco em educação, até minicursos de tecnologia XML, conceitos básicos de videoconferência etc.
O material foi selecionado por professores da instituição e está em português.
acesse: http://www.prg.unicamp.br/aulas/
Assinar:
Postagens (Atom)
Declaração para um novo ano
20 para 21 Certamente tivemos que fazer muitas mudanças naquilo que planejamos em 2019. Iniciamos 2020 e uma pandemia nos assolou, fazendo-...
-
Confira a lista: Pixton A ferramenta permite criar e compartilhar histórias com diferentes opções de cenários, personagens e expressõe...
-
Cidade verde [1] Dom Aquino Corrêa Sob os flabelos reais de mil palmeiras, Tão verdes, sombrance...
-
Um de seus objetivos é criar um vestibular específico para os indígenas. Ubiratã Awá Baretédju, de 37 anos, mora em aldeia de Peruíbe, SP....