quarta-feira, 27 de março de 2019

Ex-secretário de Educação de Sobral se reúne em Cuiabá com gestores da SME

Julio Cesar conheceu a estrutura da Secretaria de Educação e disse que o município será uma referência no Brasil

Foto: Jorge Pinho
Há 16 anos participando de um dos projetos educacionais de maior sucesso no Brasil, o ex-secretário de Educação e atual secretário de Direitos Humanos, Habitação e Assistência Social do município de Sobral, Julio Cesar da Costa Alexandre esteve em Cuiabá nesta semana e se reuniu com o secretário Alex Vieira Passos, a secretária-adjunta, Edilene Machado e técnicos da secretaria.
Em Cuiabá, conheceu a proposta do município para o Programa de Alfabetização Cuiabana – ProAc, elogiou a decisão política do prefeito Emanuel Pinheiro, de querer fazer algo nobre pela Educação e contou um pouco sobre a experiência de Sobral.
Para Julio Cesar, uma política de excelência precisa observar  princípios que devem caminhar em paralelo, o primeiro é saber o que fazer e o segundo, construir procedimentos de gestão. “Cuiabá já sabe exatamente o que fazer, e está avançando na construção de fluxos, metodologias e procedimentos de gestão buscando as experiências que já deram certo, trazendo essas informações para a realidade local”, disse o secretário durante o encontro na segunda-feira (25). 
Julio César elogiou a estruturação da Educação no município. Disse que os profissionais são competentes, que conhecem a história e o desenvolvimento da Política Educacional do Município e que Cuiabá está no caminho certo. “Com o ProAc, Cuiabá cria a plataforma de uma política de Alfabetização eficiente que irá desenvolver a Educação Básica, onde as crianças aprendem a ler, escrever e interpretar o que leem e o que escrevem, dando sustentação as series que irão cursar posteriormente. Tenho certeza que Cuiabá terá grandes avanços e será um referencial na Educação do Brasil”, salientou Julio César.
O secretário de Educação do Município, Alex Vieira Passos disse que as mudanças que estão ocorrendo vão além da reestruturação física da rede. Hoje os alunos tem um material didático de qualidade, desde a alfabetização como base, estendendo para os 2º e 3º Ciclos, garantindo o processo de ensino aprendizagem de forma integral. Além disso, a secretaria investe na formação dos professores. “Nossa meta é ousada, e acreditamos que com o ProAc, aliado ao método de alfabetização que colocou 77 escolas públicas do Ceará entre as 100 melhores do país, no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) de 2016, teremos resultados expressivos. A nossa expectativa é de que num futuro próximo, os alunos da rede pública municipal saiam do 2º ano da educação básica, aos 7 anos de idade, sabendo ler e escrever perfeitamente”, salientou Alex Vieira Passos.
Hoje, segundo diagnóstico contratado pelo município, 30% dos alunos chegam ao 2º ano sabendo aquilo que se espera deles nessa fase e a meta é avançar nesse percentual. “O ProAc - Programa de Alfabetização Cuiabana e outros que vem sendo adotados como o Inteligência Emocional e a Escola em Tempo Integral, são medidas que além de assegurarem o direito de aprendizagem buscam melhorar a Educação em todos os aspectos para que nossos alunos alcancem a proficiência. O prefeito Emanuel Pinheiro, quando priorizou a alfabetização, determinou que adotássemos medidas que impactassem positivamente a Educação. Nosso objetivo é claro, buscar uma Educação de excelência”, destacou o secretário de Educação de Cuiabá, Alex Vieira Passos.
Revolução
Sobral já viveu momentos difíceis quando 48% das crianças até os 7 anos não eram de fato alfabetizadas. Para contornar o problema, a cidade apostou em um plano de gestão diferenciado, focado na erradicação do analfabetismo, na diminuição da evasão escolar e na valorização do professor. O modelo educacional proposto foi tão bem-sucedido que Sobral virou base para o projeto nacional de ensino.
Em 2017, o município alcançou o melhor Ideb do Brasil nos anos iniciais e finais do ensino fundamental, com nota 9,1 e 7,2, respectivamente, entre os mais de 5 mil municípios avaliados no País.
http://www.cuiaba.mt.gov.br/

Declaração para um novo ano

20 para 21  Certamente tivemos que fazer muitas mudanças naquilo que planejamos em 2019. Iniciamos 2020 e uma pandemia nos assolou, fazendo-...