quinta-feira, 29 de agosto de 2013

Técnicos administrativos da UFMT entram em greve

Os técnicos administrativos da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMTparalisaram as atividades em todos os campi do estado nessa quinta-feira (29). Entre as reivindicações está a implantação de um plano de carreira, atualização de índices de reajustes salariais, regulamentação de vale alimentação e uma data base para que o governo apresente uma proposta às pautas. Eles também exigem que 10% do orçamento da União sejam destinados à educação.
Um dos coordenadores do Sindicato dos Trabalhadores em Educação na Universidade Federal de Mato Grosso (Sintuf),Vicente Alves de Souza, esclarece que essa iniciativa se trata apenas de um alerta ao governo sobre a possibilidade da ocorrência de uma greve, caso as solicitações da categoria não sejam atendidas. “Existem três poderes com salários diferentes. Nós não queremos aumento, queremos apenas uma equiparação”, argumentou.
Vicente explicou que essa paralisação é organizada pela Federação de Sindicatos de Trabalhadores Técnico Administrativos em Instituições de Ensino Superior Públicas do Brasil (Fusabra). “A Fusabra é quem fica ao lado do governo e determina as ações das bases. Nós apenas contribuímos com a decisão que ela nos encaminha”, disse ao G1.
http://g1.globo.com/mato-grosso/noticia/2013/08/servidores-paralisam-atividades-na-ufmt-para-apresentar-reivindicacoes.html

Passe livre. Quem vai pagar a conta?

Para universalizar o passe livre estudantil, o governo brasileiro gastaria pelo menos R$ 16,165 bilhões em subsídios para custear o transporte em 44 cidades (capitais ou com mais de 500 mil habitantes). Este é o resultado de um estudo sobre as propostas de ampliação do acesso ao transporte público urbano apresentado pelo Ipea (Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada) na manhã desta quinta-feira (29).
O estudo do Ipea analisou três projetos que propõem formas de diminuição do preço das tarifas no Brasil. Para ser feita a pesquisa, foram analisadas 44 cidades e 44 viagens por mês. Nesse cenário, o passe livre estudantil beneficiaria 13,78 milhões de estudantes.
leia mais:
http://educacao.uol.com.br/noticias/2013/08/29/ipea-passe-livre-estudantil-custaria-ao-governo-pelo-menos-r-16-bi.htm

Residência pedagógica

Residência pedagógica para professores das séries iniciais não ajudará a reduzir as falhas da formação de educadores se não considerar a educação básica como um todo. Essa foi a conclusão dos debatedores na audiência pública da Comissão de Educação (CE) sobre o Projeto de Lei do Senado (PLS) 284/2012, ontem.

Autor do pedido de audiência, Randolfe Rodrigues (PSOL-AP) pediu aos participantes da reunião que enviem sugestões ao relator, Cyro Miranda (PSDB-GO). Para Roberto Requião (PMDB-PR), o problema não será enfrentado de verdade enquanto a formação dos professores não for continuada, vista como política de Estado.

— A intenção dessa proposta é maravilhosa; a consequência é nula — afirmou Requião.

leia mais:
http://www12.senado.gov.br/jornal/edicoes/2013/08/29/educadores-querem-ampla-residencia-pedagogica

Silval X Profissionais da Educação

Da Redação
Governador Silval Barbosa (PMDB) apela ao bom senso dos trabalhadores da educação, em cenário em que aponta a impossibilidade de atender, nesse momento, as reivindicações da classe. A pressão da categoria, em novas manifestações na quarta-feira, na Assembleia Legislativa, levou o governador a convocar reunião urgente no Palácio Paiaguás, com secretários do núcleo econômico e na presença do gestor da Educação, Ságuas Moraes. Após verificar o quadro, Silval foi claro sobre impedimentos de ordem econômica: “cumprimos todos os acordos com a classe da educação. Para atender novas reivindicações seria preciso mais R$ 282 milhões no orçamento para 2014. E não temos esses recursos. Portanto, peço aos professores que entendam a situação, porque esse é o governo que mais assegurou avanços para a área em Mato Grosso”.

leia mais:
http://www.odocumento.com.br/materia.php?id=437421

Lei da Palmada em discussão

A Câmara promove, a partir desta quinta-feira, uma enquete sobre o uso de castigos físicos na educação de crianças e adolescentes.

Este é o tema do Projeto de Lei 7672/10, do Poder Executivo, conhecido como “Lei da Palmada”, que estabelece o direito de crianças e adolescentes serem educados sem o uso de castigos físicos.

O projeto foi aprovado por unanimidade em comissão especial em dezembro de 2011. O passo seguinte seria a aprovação da redação final pela Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania (CCJ), para que a proposta, que tramita em caráter conclusivo, fosse encaminhada à análise do Senado Federal.

leia mais e participe da enquete:
http://www2.camara.leg.br/camaranoticias/noticias/DIREITOS-HUMANOS/450044-CAMARA-PROMOVE-ENQUETE-SOBRE-USO-DE-CASTIGOS-FISICOS-NA-EDUCACAO-INFANTIL.html

Deputadas Mirins, parabéns Vitória Beatriz e Maria Beatriz

Foto: Jorge Pinho
As duas alunas da rede municipal de ensino, que representam Cuiabá na 5ª legislatura do Projeto Parlamento Mirim, participaram nesta terça-feira (27) da primeira sessão ordinária da Assembleia Legislativa de Mato Grosso. Após a eleição da Mesa Diretora, as alunas Vitória Beatriz Ribeiro e Maria Beatriz Macedo de Barros, ambas com 13 anos de idade, apresentaram seus primeiros projetos de lei, que foram aprovados por unanimidade pelos demais deputados mirins.

Vitória Beatriz e Maria Beatriz, alunas do 8° e 7° ano do ensino fundamental das escolas Ulisses Silveira Guimarães, bairro Ouro Fino, e Lenine de Campos Póvoas, bairro Jardim União, dividem o posto de deputadas mirins com outros 22 estudantes da rede pública e particular de Mato Grosso.

leia mais:
http://www.cuiaba.mt.gov.br/noticias?id=7366

VERGONHA!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

Meus caros,

como vocês tem acompanhado, esse Blog tem se dedicado a assuntos relacionados com a educação. Entretanto, não conseguirei deixar passar essa VERGONHA de atitude da Câmara dos Deputados, esse descaso com a sociedade, esse fechar de olhos e ouvidos para o que apontam e dizem os cidadãos de bem desse país. Um senhor, que é Deputado, está preso, condenado pela Suprema Corte, o STF, mas, por casuísmo, corporativismo e safadeza os Deputados resolvem, numa votação secreta manterem o mandato desse réu. Penso que essa indignação que temos deve servir para nos mostrar que não há como acreditar nesses políticos e que não há como obscurecer a visão.  Que essa atitude vexamitosa seja pedagógica e nos ensine a enfrentar a bancada dos condenados, a bancada da Papuda (o presídio de Brasília) e de outros mais presídios. Enfim, é preciso estar em constante vigília.

PNE: tramitação trancada pelo Governo

Situação do PNE - Após sua aprovação na Câmara dos Deputados, o PNE chegou à Comissão de Assuntos Econômicos (CAE), na qual sofreu alterações que prejudicam os propósitos defendidos pela Conferência Nacional de Educação de 2010, espaço dedicado a subsidiar sua formulação. Atualmente, o texto do plano passa pela análise do relator na Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ), o senador Vital do Rego (PMDB - PB). 

Favoráveis, em termos gerais, à redação definida pelos deputados em detrimento daquela aprovada na CAE do Senado Federal, os Comitês Regionais da Campanha redigiram a carta que solicita aos senadores a revisão das alterações às metas 5 - que trata do ano e idade limite para a alfabetização; 11 - que visa triplicar as matrículas em educação profissional técnica em nível médio; 12 - expansão de matrículas no ensino superior; e 20 - que trata do financiamento do novo Plano Nacional de Educação. 
(...)
Sobre o andamento do Plano Nacional de Educação, Renan Calheiros declarou que a tramitação da pauta está congelada porque o governo é contrário à vinculação dos 10% do PIB para a educação pública, defendendo um texto mais aberto, diferente daquele definido na meta 20 do projeto aprovado na Câmara dos Deputados. 

Leia:
http://www.campanhaeducacao.org.br/?idn=1180

Colóquio Internacional Paulo Freire, 19 a 21 de setembro

Um beijo de Darcy Ribeiro

VIII Colóquio

O VIII Colóquio Internacional Paulo Freire acontecerá de 19 a 21 de Setembro de 2013, no Campus da Universidade Federal de Pernambuco – UFPE. Será promovido pelo Centro Paulo Freire – Estudos e Pesquisas em parceria com a UFPE, a Farias & Denton e outras Instituições.

Inscreva-se

As inscrições já estão abertas em nosso site. Acesse! Participe do VIII Colóquio Internacional Paulo Freire.

http://coloquio.paulofreire.org.br/

Declaração para um novo ano

20 para 21  Certamente tivemos que fazer muitas mudanças naquilo que planejamos em 2019. Iniciamos 2020 e uma pandemia nos assolou, fazendo-...