quarta-feira, 21 de janeiro de 2015

Matrículas na rede pública estadual continuam com modelo convencional

ASSESSORIA
Seduc-MT
Encerrado o prazo para as matrículas pela internet na rede estadual de ensino, a Secretaria de Estado de Educação (Seduc) continua a partir desta quinta-feira (22.01) com as matrículas convencionais nas 746 unidades escolares.

Durante três dias, novos alunos puderam fazer a solicitação da matrícula, via internet, em 500 escolas da rede. O levantamento realizado na tarde desta quarta-feira (21.01) apontou que 36.662 estudantes fizeram o cadastro pela web para ingressar na rede estadual.

A partir desta quinta, os alunos ou responsáveis poderão confirmar a matrícula na unidade escolar solicitada por meio do sistema web. Este processo continua até o próximo dia 27. Até lá, as unidades com vagas disponíveis farão novas matrículas utilizando o método convencional, com os estudantes ou responsáveis tendo que se dirigir ao colégio.

O secretário de Estado de Educação, Perminio Pinto, reforça que ainda existem centenas de vagas em dezenas de unidades escolares. A orientação é para o estudante procurar uma escola mais próxima da sua residência.

As escolas estaduais da zona rural, indígenas, quilombolas, os Centro Educacionais de Jovens e Adultos (Cejas) e as salas de aula que atendem alunos do sistema prisional e socioeducativo continuam usando o processo tradicional de matrículas.

Para efetuar a matrícula, o aluno precisa dirigir-se diretamente até a unidade escolar para verificar a disponibilidade de vagas e, consequentemente, efetuar sua matrícula. No site da Secretaria de Educação (www.seduc.mt.gov.br), o cidadão pode tirar as suas dúvidas.

Semana Pedagógica marca o início do ano letivo da Secretaria de Educação

O ano de 2015 teve seu início oficial nesta quarta-feira (21) para a Secretaria Municipal de Educação, que retoma suas atividades com a Semana Pedagógica. Ao longo de 10 dias, cerca de oito mil profissionais da rede municipal de ensino passarão por formação, preparação e planejamento das atividades que serão desenvolvidas durante o ano letivo.
De 21 a 30 de janeiro, todos os servidores que atuam nas unidades de ensino debaterão questões pontuais sobre as diversas modalidades de educação, além dos grandes desafios que virão em 2015.
“A Semana Pedagógica é o momento que marca a abertura do nosso ano letivo e aqui vamos traçar metas, rever as ações que fizemos em 2014 e dar todo subsídio necessário para nossos coordenadores e demais profissionais para que façamos deste um ano exemplar”, afirma Vanilda Carvalho Mendes, diretora de ensino da Secretaria Municipal de Educação.
Esta capacitação é a primeira do programa Revitalizando a Formação, que abrange todos os cursos de aprimoramento realizados durante o ano.
Para o secretário municipal de Educação, Gilberto Figueiredo, a semana tem papel fundamental e os assuntos tratados são essenciais para o alinhamento do trabalho de cada um.
“É importante frisar que o que acontece aqui tem alinhamento com o plano estratégico da secretaria. Daqui saem decisões e posicionamentos que vão aprimorar a qualidade do nosso ensino e a forma como lidamos com os alunos e seu aprendizado”, conta.
O encontro foi dividido por modalidades: Educação Infantil; Ensino Fundamental 1° Ciclo, Ensino Fundamental 2° e 3° ciclo, e Educação de Jovens e Adultos (EJA).
De acordo com Gilberto, a setorização do encontro é fundamental para que os assuntos que competem a cada modalidade possam ser abordados com eficácia e sua devida importância.
“Todos os nossos profissionais passam por essa dinâmica de formação e optamos por dividir cada grupo para que eles possam ter a liberdade necessária para discutir e alinhar ideias e projetos. Por exemplo, a escola Maria Dimpina reúne apenas os professores de proficiência das disciplinas de Português e Matemática”, revela.
Para a secretária-adjunta de Educação, Marioneide Klimaschesk, a pasta quer conquistar grandes coisas e isso só será possível com o empenho de cada servidor atuante nas unidades.
“Em 2016 queremos colher os frutos de um ensino de qualidade ainda maior e para isso contamos com o trabalho de toda nossa equipe”, conclui.
Os encontros da Semana Pedagógica acontecem nas Faculdades Evangélicas Integradas Cantares de Salomão (Feics), localizada na Avenida Historiador Rubens de Mendonça; na Escola Municipal Maria Dimpina, localizada na Avenida Fernando Corrêa da Costa; na escola estadual Presidente Médici, na Avenida Mato Grosso; e na escola estadual Nilo Póvoas, no bairro Bandeirantes.
As atividades serão realizadas das 7h30 às 11h e das 13h30 às 17h, e das 19h às 21h para os profissionais da EJA.

Cuiabá: calendário de pagamentos dos servidores


A Prefeitura de Cuiabá divulgou no Diário Oficial de Contas, que circula nesta quarta-feira (21), o cronograma com as datas de pagamento dos salários dos servidores e, também, das aposentadorias e pensões.
Conforme estabelecido pelo prefeito Mauro Mendes desde o início da gestão, os salários dos funcionários municipais serão pagos no último dia útil do mês trabalhado. Já os pagamentos de pensões e aposentadorias serão feitos no dia 25 dos meses de janeiro a novembro e no dia 23, em dezembro. O 13º salário será pago no dia 18 de dezembro para os servidores ativos e no dia 20, para aposentados e pensionistas.
Confira abaixo as datas de pagamento:
CRONOGRAMA DE FOLHA DE PAGAMENTO DA PREFEITURA MUNICIPAL DE CUIABÁ - ANO 2015
JANEIRO – 30
FEVEREIRO – 27
MARÇO – 31
ABRIL – 30
MAIO – 29
JUNHO – 30
JULHO – 31
AGOSTO – 31
SETEMBRO – 30
OUTUBRO – 30
NOVEMBRO – 30
DEZEMBRO – 30
13º SALÁRIO – 18
http://www.cuiaba.mt.gov.br/gestao/prefeitura-divulga-datas-de-pagamentos-de-salarios-de-servidores-e-aposentados/10176

Declaração para um novo ano

20 para 21  Certamente tivemos que fazer muitas mudanças naquilo que planejamos em 2019. Iniciamos 2020 e uma pandemia nos assolou, fazendo-...