segunda-feira, 28 de novembro de 2016

Pedagogia Intercultural: Mato Grosso tem 43 novos professores indígenas formados pela Unemat

Lygia Lima Unemat
Formandos fazem o Juramento.             Foto: Deivid S. Fontes - Assessoria Unemat

O Estado de Mato Grosso tem 43 novos professores indígenas com nível superior formados pela Universidade do Estado de Mato Grosso (Unemat). A cerimônia de conferência de grau da turma de Pedagogia Intercultural foi realizada no sábado (26.11) no ginásio Arlindo Buck em Barra do Bugres com a presença da reitora Ana Di Renzo e diversas lideranças indígenas.
A instituição começou a ofertar cursos específicos e diferenciados para os povos indígenas há mais de 15 anos e hoje já são cerca de 500 índios com formação em licenciatura em Pedagogia Intercultural; Línguas, Artes e Literatura; Ciências Matemáticas e da Natureza e Ciências Sociais. Nesse caminho, outros 140 professores também já se especializaram em Educação Escolar Indígena, também ofertado pela Unemat.  Atualmente, 120 acadêmicos iniciam sua formação no Câmpus René Barbour, em Barra do Bugres.   
A cerimônia de conferência de grau dos indígenas segue um rito diferenciado com apresentações culturais em que é possível conhecer um pouco mais das tradições e propiciar o intercâmbio entre as comunidades existentes em Mato Grosso. O formando Saturnino Wapotow destacou a alegria de concluir o nível superior e agradeceu a Universidade pela oportunidade e também aos professores e envolvidos no processo de formação.
A oradora da turma, a formanda Saturnina Urupé Chué, lembrou o quanto a formação oferecida pela Unemat fez a diferença na sua vida e na vida de tantos alunos nas aldeias de Mato Grosso. Ela lembrou o educador Paulo Freire que defendeu a pedagogia dos oprimidos.
A reitora Ana Di Renzo, destacou o compromisso da Unemat com os povos indígenas de Mato Grosso, sendo pioneira na oferta de cursos específicos e diferenciados na América Latina. A experiência da Unemat com a formação indígena é exemplo para diversos países. Segundo ela, é fundamental a parceria com outros órgãos como o Governo Estadual por meio da Secretaria de Estado de Educação (Seduc) e Fundação Nacional do Índio para ampliar e garantir a formação de professores indígenas.
Desde que a Unemat iniciou a formação muitos indígenas já conquistaram o diploma de licenciados, especialização, mestrado e doutorado, tanto pela Instituição como por outras universidades do Brasil. A partir de 2017, além dos cursos específicos, a Unemat também reservará 5% de todas as vagas oferecidas nos cursos de graduação da Instituição para indígenas.
Nos cursos interculturais da Unemat, povos de 30 etnias convivem de forma harmônica, apesar das diferentes línguas indígenas faladas, propiciando uma troca de saberes entre os povos.

http://www.mt.gov.br/-/5332921-mato-grosso-tem-43-novos-professores-indigenas-formados-pela-unemat

ENEM: 20% dos futuros professores no Brasil têm 'nota vermelha'

Com 
Com baixos índices de qualidade na educação, o Brasil está recrutando professores entre os piores alunos do Ensino Médio.

Os dados do INEP revelam que 19,1% dos candidatos do ENEM 2014 que ingressaram em uma graduação de pedagogia no ano seguinte não conseguiriam sequer um certificado do Ensino Médio com a nota do ENEM.

Veja mais:
 http://www1.folha.uol.com.br/educacao/2016/11/1836190-20-dos-futuros-professores-no-brasil-tem-nota-vermelha.shtml

Comissão sobre MP do Ensino Médio ouve ministros e ex-ministros

 Comissão Mista que analisa a MP 746/16, que reforma o currículo do ensino médio, promove duas audiências públicas nesta segunda-feira (28) para debater a proposta. Foram convidados ex-ministros da Educação e ministros do atual governo.

Na terça-feira (29), o colegiado realiza a primeira reunião para analisar o relatório que será apresentado pelo senador Pedro Chaves (PSC-MS).

Debates
Para a audiência da manhã foram convidados:
- o prefeito de São Paulo e ex-ministro da Educação Fernando Haddad;
- o ex-ministro da Educação Renato Janine Ribeiro; e
- o ex-ministro da Educação Aloizio Mercadante.
Para a audiência da tarde, foram convidados:
- o ministro de Estado da Educação, José Mendonça Filho;
- o ministro de Estado do Planejamento, Desenvolvimento e Gestão, Dyogo Oliveira.
Serviço
Na segunda-feira, pela manhã, o debate começa às 10 horas; à tarde às 14h30. As audiências serão realizadas no plenário 6, da ala Nilo Coelho, no Senado.
Já a análise do relatório começa na terça-feira, às 10 horas, no plenário 2 da ala Nilo Coelho.
Da Redação - RL

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'

http://www2.camara.leg.br/camaranoticias/noticias/EDUCACAO-E-CULTURA/520064-COMISSAO-SOBRE-MP-DO-ENSINO-MEDIO-OUVE-MINISTROS-E-EX-MINISTROS-E-PODE-VOTAR-RELATORIO-NA-PROXIMA-SEMANA.html

Ministro decide por desobrigar Governo de MT a destinar 35% do orçamento à Educação

Airton Marques O governador Mauro Mendes (DEM) conseguiu, no Supremo Tribunal Federal (STF), suspender artigo da Constituição Estadual q...