Escrito por Carolina Mainardes
Realizar uma ação com sucesso, na escola ou em sala de aula, pode ser um passo relevante para a motivação de educadores da rede pública de ensino. Para que isso ocorra, a tutoria é uma das ferramentas indicadas. Segundo Patricia Mota Guedes, gerente de Educação da Fundação Itaú Social, o que se pode aprender com reformas educacionais de sucesso mundo afora é que a motivação dos profissionais da Educação é um componente relevante. “Costumamos falar somente em mudanças estruturais, plano de carreira, salário. Essas questões são importantes, mas o apoio à prática profissional é fundamental para que o educador se sinta fortalecido para atuar”, afirma. Fundamentada na observação da prática, a tutoria traz resultados que impactam o dia a dia da escola. Acompanhe a seguir as explicações de Patricia sobre o funcionamento desse método e os resultados que ele pode trazer.
O que é tutoria
Segundo Patricia Mota Guedes, da Fundação Itaú Social, a tutoria é uma metodologia de formação feita no dia a dia da escola, em que se acompanha a prática do profissional. “É uma metodologia de formação continuada e de serviço que se apoia na observação da prática, em ações modelares realizadas pelo tutor, em seções customizadas de planejamento e de feedback sobre as ações realizadas”, explica a especialista. Patricia ressalta que o tutor é um parceiro do profissional tutorado, um par que tem uma experiência prática significativa e que irá contribuir, colaborar e pensar com o tutorado para aprimorar a prática dele.
Motivação
Reformas educacionais de sucesso em todo o mundo mostram que a motivação do profissional da Educação é componente fundamental de um sistema de ensino de qualidade. O apoio à prática é essencial para que o educador sinta-se fortalecido para atuar, capaz de realizar estratégias e de colocar ações em prática. “O medo do novo e a resistência à mudança são vencidos quando o profissional consegue realizar uma ação com sucesso”, afirma Patricia. Um dos grandes desafios da educação, para a especialista, é fazer com que os reflexos da política pública educacional cheguem à escola, à sala de aula e ao dia a dia do diretor e do professor. Ela acredita que a tutoria ajuda muito nessa aproximação.
Tutoria pedagógica
A tutoria pedagógica tem foco no gestor pedagógico da escola: o diretor ou o coordenador pedagógico. “Nesse caso, o tutor atuará observando e fazendo junto em alguns momentos, dependendo dos desafios que o tutorado traz, as rotinas de gestão pedagógica, as quais podem incluir desde planejamento com a equipe de coordenadores pedagógicos, planejamento e condução das reuniões de equipes de professores, até observação de sala de aula e feedback para professores, em uma perspectiva de colaborar para pensar junto e desenvolver estratégias para avançar em relação à aprendizagem dos alunos”, explica Patricia. O tutor também acompanhará a análise das avaliações externas e internas da escola, a leitura de dados, a observação de tendências e a identificação de grupos de alunos com dificuldades e estará atento para articular a proposta curricular e o projeto político-pedagógico da escola.
Tutoria de área
A tutoria de área tem foco no professor. Ela é realizada por um tutor com formação na área do tutorado ou, ainda, em áreas afins de conhecimento. Primeiramente, é feito um diagnóstico e, em seguida, um plano de formação. De acordo com Patricia, o tutor participará de seções individuais com o professor para planejamento de aula e práticas de ensino na sala de aula, em que o fator a ser observado será combinado previamente. “O tutor sempre entra na sala de aula como um parceiro do professor, para colaborar e, às vezes, realizar uma atividade com o professor e conhecer mais de perto os desafios daquela aula ou daquela turma”, ressalta a especialista. Serão abordados a gestão da sala de aula, o planejamento, os problemas de indisciplina, as dificuldades de concretizar a proposta curricular, as ações devolutivas etc.
Feedback
Depois de observar, sempre há uma seção de feedback, em que tutor e tutorado conversam sobre pontos de sucesso, problemas e possíveis estratégias para reverter dificuldades de aprendizagem, além de acompanhamento específico dos alunos em determinados conteúdos ou competências. Também é possível solicitar ao tutor sua participação para modelar uma atividade para a qual o tutorado ainda não tem confiança para aplicar. “Todas essas estratégias são combinadas e têm uma corresponsabilização para avançar. Isso porque se parte do princípio de que o tutor irá trabalhar para a autonomia do tutorado”, afirma Patricia.
Identificar pontos fortes
O tutor, por meio da observação das rotinas da escola, ajudará a identificar os avanços, os pontos fortes, as potencialidades muitas vezes não percebidas pelo tutorado. “Quando o tutor consegue mostrar, com evidências, os avanços, seja da sala de aula, seja de estratégias que o professor ou o gestor passou a dominar, o próprio tutorado se sente mais motivado”, destaca Patricia. Ela comenta que, por se pensar nas prioridades e nas urgências do dia a dia da escola, essas questões podem passar despercebidas. “Esse tipo de segundo olhar é muito importante”, frisa.
Eixo estratégico
A tutoria é considerada um eixo estratégico em reformas educacionais realizadas com sucesso em todo o mundo: Estados Unidos, Inglaterra e Canadá, bem como sistemas educacionais de países menos desenvolvidos, como África do Sul, Índia e Cingapura, que têm avançado nas últimas avaliações educacionais internacionais. No Brasil, programas de tutoria são desenvolvidos pela Fundação Itaú Social em parceria com redes estaduais de ensino em São Paulo, Goiás e, mais recentemente, Ceará. Ainda em Goiás, os municípios de Catalão, Goianésia e Trindade também estão adotando a tutoria. Patricia lembra que o programa possibilita a identificação de profissionais com incrível potencial formador, para atuarem como tutores nas próprias redes de ensino, nas escolas ou nos órgãos regionais. “É uma forma interessante de ampliar a excelência, em que se pode compartilhar conhecimento com seus colegas, mas de forma estruturada, com base em uma metodologia e com apoio da rede de ensino”, observa.
Resultados
“O primeiro resultado da tutoria é a mudança na prática”, afirma Patrícia. Ela ressalta que esse é o foco da tutoria: trabalhar para gerar reflexão e ação na prática da escola e da sala de aula. “São observadas mudanças nas rotinas do diretor, do coordenador pedagógico e do professor, tanto na sala de aula como no planejamento, na capacidade de avaliação da aprendizagem dos alunos, entre outros aspectos”, elenca. Além da excelência, a tutoria atua em questões como a equidade na própria escola, com possibilidade de articular melhor os esforços para a redução do número de alunos que estão com baixo desempenho. Patricia alerta que a tutoria precisa ser aplicada em conjunto com outras estratégias que envolvam proposta curricular, avaliações, padrões básicos, suporte de gestão etc.
+Na Web
http://www.gestaoeducacional.com.br/index.php/especiais/gestao-ensino-publico/781-tutoria-para-gestores-coordenadores-e-professores