quinta-feira, 8 de agosto de 2013

Pesquisa: Alunos e professores têm visões distintas da internet

Estudo desenvolvido na FFCLRP (Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto) da USP evidencia a distância de compreensão que estudantes, com idade entre 15 e 18 anos, e professores da rede pública têm das finalidades do uso da internet.
O autor da pesquisa, o psicólogo Fabiano Simões Corrêa, concluiu em maio o mestrado "Um estudo qualitativo sobre as representações utilizadas por professores e alunos para significar o uso da internet", que levou três anos para ser desenvolvido. Mas, para o pesquisador, se o levantamento fosse feito nos dias atuais, o resultado poderia ser outro. A constatação é o reflexo da velocidade e do impacto que esse "meio de comunicação" vem causando nas relações da sociedade.

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http://educacao.uol.com.br/noticias/2013/08/08/pesquisa-alunos-e-professores-tem-visoes-distintas-da-internet.htm

Educação deve ficar sem recursos do pré-sal este ano

O discurso da presidente Dilma Rousseff de usar recursos do pré-sal para áreas prioritárias, como educação, deve ficar apenas na promessa para este ano. Principal forma de destinar dinheiro para objetivos sociais, o Fundo Social do Pré-Sal ainda não foi regulamentado e não há previsão de que seja contemplado com recursos do bônus de assinatura do megacampo de Libra, fixado em R$ 15 bilhões.
A situação estimula parlamentares a tentar carimbar os recursos. Um projeto do líder do PDT na Câmara dos Deputados, André Figueiredo (CE), prevê repasse de pelo menos 80% do bônus de assinatura de contratos no modelo de partilha para o Fundo Social. Ele já coleta assinaturas para dar urgência à proposta e votá-la nas próximas semanas.
http://atarde.uol.com.br/economia/materias/1524303-educacao-deve-ficar-sem-o-pre-sal-este-ano

Professor reúne apelidos racistas e cria projeto contra preconceito

RIO - Mais de 125 anos depois da Lei Áurea, o racismo entre alunos do ensino fundamental chamou a atenção de Luiz Henrique Rosa, professor de biologia da Escola Municipal Herbert Moses, no Jardim América, Zona Norte do Rio. Assustado com a agressividade das crianças, Rosa pediu para que todos colassem no papel os apelidos que já tinham ouvido na escola. O resultado? Das mais de 400 terminologias catalogadas, cerca de 360 continham conteúdo racista, como “macaco”, “galinha de macumba” e “asfalto”.
No mesmo período dessa pesquisa, Rosa, entusiasta da história dos negros no Brasil, ficou impressionado com a falta de curiosidade pelo aniversário da Revolta de Vassouras, rebelião escrava ocorrida em 1838. Pressionado pelo racismo em sala de aula, de um lado, e o desconhecimento da cultura negra, de outro, o professor resolveu agir. Assim nasceu, no fim de 2009, o projeto “Qual é a Graça?”.


Leia mais sobre esse assunto em http://oglobo.globo.com/educacao/professor-reune-apelidos-racistas-cria-projeto-contra-preconceito-9412251#ixzz2bNhmk45k 


Professores têm até 12 de agosto para escolha do livro didático

Professores, diretores e coordenadores pedagógicos têm até o dia 12 de agosto para efetuarem a escolha dos livros didáticos a serem utilizados por alunos dos anos finais do ensino fundamental a partir de 2014.
Para ajudar na escolha, está disponível no Portal Eletrônico do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) o Guia de Livros Didáticos 2014, que contém resumos e informações de cada uma das obras selecionadas para o Programa Nacional do Livro Didático (PNLD). Ao analisar o guia, os professores podem indicar os livros mais adequados ao projeto de ensino de cada escola. O FNDE disponibiliza ainda uma série de documentos de apoio, como orientações para a escolha, compromissos da escola e normas de conduta.
http://www.fnde.gov.br/fnde/sala-de-imprensa/noticias/item/4750-professores-t%C3%AAm-at%C3%A9-12-de-agosto-para-escolha-do-livro-did%C3%A1tico

CNM luta por mudança no critério de reajuste do piso do magistério



O critério de reajuste do piso nacional do magistério foi tema de reunião nesta segunda-feira, 5 de agosto, entre a Confederação Nacional de Municípios (CNM) e o Conselho Nacional de Secretários de Educação (Consed).
(...)
CNM quer aprovação do ProjetoA CNM defende a aprovação do Projeto de Lei 3.776/2008, por ser o mais viável para as finanças municipais. A Confederação entende que os aumentos reais nos vencimentos devem ser negociados entre o governo de cada ente federado e o respectivo magistério.
Para o presidente da CNM, Paulo Ziulkoski, é imprescindível resolver essa questão ainda neste semestre, para que o reajuste do piso não ocorra em janeiro de 2014 pelo critério atual. “Na audiência com a presidente Dilma Rousseff, no dia 12 de julho, ao final da XVI Marcha, conversamos sobre a necessidade de encontrar, até novembro deste ano, uma solução para a fórmula de correção do piso dos professores”, informou.

http://www.cnm.org.br/index.php?option=com_content&view=article&id=23719:cnm-mantem-luta-pela-mudanca-no-criterio-de-reajuste-do-piso-do-magisterio&catid=44:educacao&Itemid=140

Declaração para um novo ano

20 para 21  Certamente tivemos que fazer muitas mudanças naquilo que planejamos em 2019. Iniciamos 2020 e uma pandemia nos assolou, fazendo-...