segunda-feira, 9 de janeiro de 2017

Várzea Grande: Diretores e Coordenadores Pedagógicos tomam posse nesta terça-feira (10)


A prefeita Lucimar Sacre de Campos dará posse nesta terça-feira (10) aos diretores eleitos para administrarem as Escola Municipais de Educação Básica (EMBs), e os coordenadores pedagógicos para o triênio 2017/2019. A cerimônia acontecerá nesta terça-feira (10) a partir das 19h30, na Escola Municipal de Educação Básica (EMEB) “Tenente Abílio da Silva Moraes”, no bairro 15 de Maio.
Foram 59 escolas que passaram pelo processo eleitoral para a escolha dos gestores escolares das 79 existentes da Rede Pública de Ensino de Várzea Grande. 20 escolas não tiveram representantes para as eleições e a Comissão Especial fez a indicação conforme requisitos legais nomeando um professor para ocupar o cargo, com formação superior obedecendo aos critérios dos eleitos pelo processo democrático. Durante a solenidade também serão apresentados e empossados os 19 diretores dos Centros Municipais de Educação Infantil (CMEIs) e 40 coordenadores.
A realização de eleição direta nas escolas ocorreu de acordo com o dispositivo da Lei Municipal 2380/2001, que trata da gestão democrática nas unidades de ensino. Desde agosto de 2016 a comunidade escolar esteve mobilizada para a escolha dos novos gestores. Foram eleitos 59 diretores e  40  coordenadores, já para os Centros Municipais de Educação Infantil 19 e 12 para as escolas do Campo.
De acordo com o Secretário de Educação, Cultura, Esporte e Lazer, Silvio Aparecido Fidelis, as eleições transcorreram de forma democrática e transparente e dentro dos critérios estabelecidos pela Lei. “Escolhemos dar posse na EMEB “Tenente Abílio Moraes” para integrar todos os novos dirigentes e mostrar os novos espaços, cuja escola foi totalmente reconstruída e entregue em setembro do ano passado, após receber obras de reforma geral e ampliação, com investimentos de mais de R$ 1 milhão,  por meio de recursos próprios da Prefeitura Municipal. A nossa política é a de também dotar as unidades escolares de infraestrutura adequada visando o bem estar dos professores o que consequentemente interfere na qualidade do ensino aprendizagem. Vamos promover vários encontros e trocar experiências exitosas. O que for bem sucedido será aplicado nas unidades,  como exemplo na criatividade de ensinar”, disse ele.
Para o secretário Fidelis, a participação crescente de alunos, professores, coordenadores e comunidade reforça a gestão democrática proposta pela Prefeitura nas escolas da Rede Municipal de Várzea Grande que é formada por 79 unidades educacionais.

Reporter
Fred Nogueira
Foto
Robson Silva/ Secom-VG
Fonte
Secom/VG

http://www.varzeagrande.mt.gov.br/conteudo/16287

AVALIAÇÕES DIGITAIS E DESCOMPLICADAS PARA A SUA REDE: QEdu Provas


O que é o QEdu Provas?
Uma ferramenta que torna as avaliações mais rápidas, baratas e descomplicadas.
Para isso, é oferecido às Secretarias de Educação uma plataforma que digitaliza as avaliações somativas (i.e., as provas bimestrais ou trimestrais), substituindo o papel e caneta por dispositivos digitais no processo de avaliação. Além disso, o QEdu Provas oferece também relatórios de devolutivas, permitindo acompanhar o desempenho de escolas, turmas e estudantes de forma simples e prática. Assim, o QEdu Provas busca auxiliar as Secretarias de Educação no processo de diagnosticar e atuar nos pontos críticos do aprendizado de seus estudantes ao reduzir o tempo, a complexidade e o custo de todo o processo avaliativo. Isso permite que mais e melhores avaliações sejam feitas, aumentando a probabilidade de que os estudantes obtenham o aprendizado adequado.

O QEdu Provas nasceu da necessidade das Secretarias de Educação de otimizar seus processos de avaliação, fazendo com que os professores e gestores pedagógicos usem o computador como um aliado na aprendizagem.
Neste primeiro momento, por meio de um edital, iremos selecionar algumas Secretarias para serem nossas parceiras nessa empreitada. Para saber mais detalhes acesse a página do QEdu Provas:

Declaração para um novo ano

20 para 21  Certamente tivemos que fazer muitas mudanças naquilo que planejamos em 2019. Iniciamos 2020 e uma pandemia nos assolou, fazendo-...