A prefeita Lucimar Sacre de Campos dará posse nesta terça-feira (10) aos diretores eleitos para administrarem as Escola Municipais de Educação Básica (EMBs), e os coordenadores pedagógicos para o triênio 2017/2019. A cerimônia acontecerá nesta terça-feira (10) a partir das 19h30, na Escola Municipal de Educação Básica (EMEB) “Tenente Abílio da Silva Moraes”, no bairro 15 de Maio.
Foram 59 escolas que passaram pelo processo eleitoral para a escolha dos gestores escolares das 79 existentes da Rede Pública de Ensino de Várzea Grande. 20 escolas não tiveram representantes para as eleições e a Comissão Especial fez a indicação conforme requisitos legais nomeando um professor para ocupar o cargo, com formação superior obedecendo aos critérios dos eleitos pelo processo democrático. Durante a solenidade também serão apresentados e empossados os 19 diretores dos Centros Municipais de Educação Infantil (CMEIs) e 40 coordenadores.
A realização de eleição direta nas escolas ocorreu de acordo com o dispositivo da Lei Municipal 2380/2001, que trata da gestão democrática nas unidades de ensino. Desde agosto de 2016 a comunidade escolar esteve mobilizada para a escolha dos novos gestores. Foram eleitos 59 diretores e 40 coordenadores, já para os Centros Municipais de Educação Infantil 19 e 12 para as escolas do Campo.
De acordo com o Secretário de Educação, Cultura, Esporte e Lazer, Silvio Aparecido Fidelis, as eleições transcorreram de forma democrática e transparente e dentro dos critérios estabelecidos pela Lei. “Escolhemos dar posse na EMEB “Tenente Abílio Moraes” para integrar todos os novos dirigentes e mostrar os novos espaços, cuja escola foi totalmente reconstruída e entregue em setembro do ano passado, após receber obras de reforma geral e ampliação, com investimentos de mais de R$ 1 milhão, por meio de recursos próprios da Prefeitura Municipal. A nossa política é a de também dotar as unidades escolares de infraestrutura adequada visando o bem estar dos professores o que consequentemente interfere na qualidade do ensino aprendizagem. Vamos promover vários encontros e trocar experiências exitosas. O que for bem sucedido será aplicado nas unidades, como exemplo na criatividade de ensinar”, disse ele.
Para o secretário Fidelis, a participação crescente de alunos, professores, coordenadores e comunidade reforça a gestão democrática proposta pela Prefeitura nas escolas da Rede Municipal de Várzea Grande que é formada por 79 unidades educacionais.
Reporter
Fred Nogueira
Foto
Robson Silva/ Secom-VG
Fonte
Secom/VG
http://www.varzeagrande.mt.gov.br/conteudo/16287