terça-feira, 5 de setembro de 2017

Jogos Mundiais dos Povos Indígenas, Brasil, 2015: o importante é celebrar!

O Ministério do Esporte, o Comitê Intertribal (ITC), o Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD) e a Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO) têm o prazer de apresentar a publicação-síntese dos Jogos Mundiais dos Povos Indígenas, realizados na cidade de Palmas, estado do Tocantins, entre 22 e 31 de outubro de 2015. Esta foi uma oportunidade especial para reunir mais de 2 mil atletas, representantes de 30 nacionalidades e 24 etnias.



A realização desse evento reforça ainda mais o preconizado por importantes marcos internacionais na área, como a Declaração das Nações Unidas sobre os Direitos dos Povos Indígenas (2007) e a Declaração de Punta del Este (1999), que instam os países a valorizar os jogos indígenas e tradicionais, incluindo a elaboração de uma “lista mundial de esportes e jogos” e a promoção de “festivais mundiais e regionais”.

Brasília: PNUD, 2017. 104 p., il.
Download gratuito (PDF):
UNESCO

Declaração para um novo ano

20 para 21  Certamente tivemos que fazer muitas mudanças naquilo que planejamos em 2019. Iniciamos 2020 e uma pandemia nos assolou, fazendo-...