segunda-feira, 7 de abril de 2014

Dicionário cuiabano

Sr. Dalmir e D. Alice (S. Gonçalo Beira Rio)
Ah! Uuum - Expressão que indica indignação, concordância ou não. É aplicada dependendo da situação E a entonação da voz muda.
Ex: ‘Ah! Uuum. Pára cô isso.”
Agora quãndo!? – Interjeição de duvida.
Ex: ‘Maria teve três namorado… hummm.. agora quando!?”
Agora o quequeesse! – Espanto
Ex: ‘Agora o quequeesse, mas que cabelo mais tchum tchum…”
Aguacêro – Bastante chuva, poças de água.
Ex: ‘Não deu pra ir lá, tava o maior aguacero na estrada.”
Arroz-de-festa – Denominação de quem não perde nenhuma festa . Está sempre em festa. Ex: ‘Ele vai em casamento, batizado, 1a comunhão, crisma, formatura,.. . é um arroz de festa.”
Atarracado (a) – Abraçado, juntos.
Ex: ‘Os dois tão atarracado ali no escuro.”
Até na orêia – Repleto, cheio, demais.
Ex: ‘Zé Bico comeu tanto peixe, que tá até na orêia.”
Bejô, bejô, quem não bejô, não beja mais – Fim da festa.
Ex: ‘Acabou o baile… bejô, bejô, quem não bejô, não beja mais.”
Bocó de fivela – Pessoa boba, burra, ignorante.
Ex: ‘Por mais que ocê explica, ela não entende, é uma bocó de fivela.”
Bonito prô cê - Expressão que indica quando a atitude tomada, não foi boa.
Ex: ‘Chegô em casa bêbado, bonito prô cê.”
Catcho – Namoro, paquera, amante.
Ex: ‘Aquele cara tá de catcho cô Maria.”
Cânháem – Latido de cachorro. Expressão usada para discordar.
Ex: ‘Você namora Maria Taquara? Canháem.”
Cêpo – Bom, ótimo, grande, admirável.
Ex: ‘O atlético Mato-Grossense era um cêpo de time.’
Chialá – Espia lá – Olhe lá.
Ex.: Maria, tchialá Mané, cêpo de burro veio fazeno quiném criancinha!
Coloiado (a) – Junto, próximo em grupo.
Ex: ‘Saldanha Derzi tá coloiado cô Garcia Neto.”
Cordero (a) – Denominação de quem gosta de dar corda nas pessoas.
Ex: ‘Não vai no papo dele, ele é cordero.”
Corre Duro – Andar mais rapido
Ex: ‘Vamos chegar atrasado vamos, corre duro.”
Cotxá – Relação sexual.
Ex: ‘Os dos devem ta cotxando, ta demorano demas.”
Tchá por Deus – Expressão de espanto, admiração, dúvida.
Ex: Chá por Deus, esse ônibus tá muito cheio. ‘
De jápa – Grátis, o que vem a mais.
Ex: Quando se compra uma dúzia de bananas, e recebe treze unidades. ‘Esse adicional é a de jápa.’
Digoreste – Ótimo, bom, exímio.
Ex: ‘O guri é digoreste pá pega manga.’
Ê aaah! – Indagação.
Ex: ‘Oia o tamanho do short? Ê aaah!’
Espia lá – Olha lá, veja.
Ex: ‘Espia lá, uma batida de carro.”
Futxicaiada – Muito fuxico. Excesso Excesso de mixirico.
Ex: ‘O ambiente ali não tá bom, é só futxicaiada. ”
Festá – Festar, participar de festa.
Ex: ‘Maria foi festá.”
Foló – Folgado, largo.
Ex: ‘Maciel usa calça foló.”
Garrô – Pegou, começou, realizou.
Ex: ‘Ele garrô cedo no trabaio.”
Grocotchó – Pessoa mole, doente, desanimado.
Ex: ‘Tchico tá grocotchó.”
Jururú – Triste, quieto.
Ex: Padre Luiz Ghisoni tá jururú na porta da igreja de Várzea Grande.’
Leva-e-tráz – fofoqueiro.
Ex: ‘Kitú é um grande leva-e-tráz.”
Londjura – Distância. Longe, muito distante.
Ex: ‘Nessa lonjura não dá pá ir a pé.”
Malemá – Popular de ‘mal e mal’. Mais ou menos.
Ex: ‘E aí cumpadre como vai? Vou indo malemá tenteano.”
Mea orêa – Minha orelha. Expressão usada para indicar quem está sem lado, sem falar o nome da pessoa.
Ex: ‘Mea orêa aqui, tá a fim do cê.’
Micaje – Ato de fazer imitação de alguém, fazer caretas.
Ex: ‘Ela faz micaje de todo mundo que passa por aqui.”
Moage – Frescura. Enrolação.
Ex: ‘Você não quer ir com a gente? Larga de moage!”
Na txintxa – Levar uma ação com seriedade. Sob controle.
Ex: ‘Professora leva a turma na txintxa.”
Não tá nem aí pá paçoca – Não liga para nada. Não quer saber das conseqüências.
Ex: Tchá Bina, não ta nem aí pá paçoca. ‘
Nariz furado – Veio na vontade, veio na certeza.
Ex: ‘Chegou de nariz furado, certo que iria ganhar na conversa.’
Negatófi – Negativo. Não, nunca.
Ex: ‘Negatófi, hodje não tem televisão.’
O quá – Duvidar, não acreditar.
Ex: ‘Ele vem aqui? O quá!’
Pá terra – cair.
Ex: “Ele vinha correndo, e pá terra”! ‘
Podre de chique – Bonito, elegante, bem vestido.
Ex: ‘Jejé tá podre de chique.”
Pongó - Bobo, tolo, idiota.
Ex: ‘Gente Pongó não serve.’
Por essa luz que me alomea – ‘Por essa luz que me ilumina’ Pra dizer que está falando sério, que não está mentindo.
Ex: ‘Por essa luz que me lomea, ele tá falando a verdade.’
Quinco – Denominação carinhosa de Joaquim.
Ex: ‘Quinco Lobo era vereador em Cuiabá.’
Que, que esse? – O que é isso.
Ex: ‘Que, que esse? Como você apareceu aqui?’
Quá! – Expressão de espanto, indignação.
Ex: ‘Quá! Pode esquecer ele não volta mais.”
Quebra-torto – Comer no desjejum comida reforçada como carne com arroz farofa, etc…
Ex: ‘No sítio de manhã, sem quebra-torto é impossível.’
Rufar – Bater.
Ex: ‘Se aparecer aqui , o povo rufa ele.’
Refestelá – Sorrir, rir.
Ex: ‘Nico Padero é bom pra refestelá.’
Ribuça – Cobrir o corpo com lençol ou cobertor.
Ex:’Tá esfriando, rebuça menino.’
Rebuça e Chuça – Baile.
Ex: ‘Na guarita vai tê hoje uma chuça e rebuça.’
Rino no tchá cara – Rindo na presença de alguém.
Ex: ‘Ocê fala, ele fica rino no tchá cara.’ (rindo na sua cara)
Sucedeu - Aconteceu.
Ex: ‘Quando sucedeu isso?’
Tá de tchico – Está menstruada.
Ex: ‘Hoje ela não pode tá de tchico.”
Tchá mãe - Expressão características para xingar alguém.
Ex: ‘Tchá mãe, rapaz, vá tomá na tampa.’
Tóma corno(a) – Expressão usada quando alguma coisa não acontece de forma correta.
Ex: ‘Toma, corno. Marimbondo pegô na cara dele.”
Verte água – Urinar (educadamente) .
Ex: ‘Vidona foi verte água.’


http://www.cuiaba.mt.gov.br/secretarias/cultura/dicionario-cuiabano/

Centro de Memória Viva digitaliza documentação da EJA em MT

O Centro de Memória Viva da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), representado pela professora e pesquisadora Elizabeth Madureira e equipe,  entregou nesta sexta-feira (4), à secretária de Estado de Educação, Rosa Neide Sande de Almeida, o arquivo digitalizado da Educação de Jovens e Adultos na rede estadual no período de  1935 a 2007. 


O material -  compilado a partir de manuscritos arquivados no centro de documentação da rede estadual -  foi catalogado e digitalizado. O acervo entregue subsidiará pesquisas a todos os interessados em conhecer a história da EJA no Estado. Nesse compêndio digital,  o pesquisador terá acesso documentos sobre os exames supletivos com filtragem para vários sublinks, com tipos executados, escolas, período, e outros.

Centro de Memória
O Centro Memória Viva-MT tem como principal finalidade desenvolver atividades investigativas e extensionistas que contribuam na formação de sujeitos nas áreas da educação de jovens e adultos, da educação popular e dos movimentos sociais em Mato Grosso.

Instalado em julho de 2010, o Centro faz parte do projeto regional e interinstitucional de criação do Centro de Memória, Documentação e Referência em EJA, Educação Popular e Movimentos Sociais para a Região Centro Oeste. O Programa de Pesquisa e Extensão se desenvolve articulando levantamento e registro de experiências realizadas em Mato Grosso no campo da Educação de Jovens e Adultos, Educação Popular e Movimentos Sociais, ao processo de formação de profissionais vinculados a programas oficiais e não-oficiais de educação. (colaborou Centro de Memória)

Patricia NevesAssessoria/Seduc-MT
http://www.seduc.mt.gov.br/conteudo.php?sid=20&cid=14242&parent=20

Adir Sodré e Zied Coutinho e Grupo de Serenata são destaques de hoje na Feira da Mandioca


As performances do pintor e desenhista Adir Sodré e o som de Zied Coutinho e Grupo de Serenatas são dois dos principais destaques da programação de comemoração do aniversário de Cuiabá realizada hoje, na Feira da Mandioca, no centro da capital. 

Para homenagear Cuiabá, Rai Rei lança livro com nome da cidade na Casa Barão de Melgaço
Poesia de Ivens Cuiabano Scaff foge dos livros e desabrocha em bordados para Copa

O seresteiro Zied Coutinho se apresenta após mais de cinco anos parado. Ele conta que irá tocar com amigos, como sempre fez, inclusive em sua primeira gravação, no CD “Zied Coutinho & Amigos – Com o melhor da Seresta”, lançado em 2002. 

A apresentação de Zied será após o Happening Adir Sodré, às 21h. O artista plástico irá pintar ao vivo, sob trilha sonora escolhida para aguçar as sensações que o desenvolver pinceladas provoca naturalmente. 

A programação do aniversário de Cuiabá começou hoje 9h, na Praça Alencastro, com apresentação de Cururue Siriri, com o Coral Municipal. Também terá o lançamento do livro Cuiabá por Rai Reis, na Academia Mato-gossense de Letras, às 20h. 

O Sarau Cuiabano da Praça da Mandioca, que começa às 21h terá além de Sodré e Coutinho, a performance da Poeta Luciene Carvalho.
http://www.olhardireto.com.br/conceito/noticias/exibir.asp?noticia=Adir_Sodre_e_Zied_Coutinho_e_Grupo_de_Serenata_sao_destaques_de_hoje_na_Feira_da_Mandioca&id=4418

Frente pela federalização da educação básica será lançada na terça

Será lançada, nesta terça-feira (8), a Frente Parlamentar Mista pela Federação da Educação Básica. O objetivo do grupo é propor instrumentos legislativos que elevem a qualidade do ensino no País, reduzindo as desigualdades regionais.
Entre as propostas da frente, estão a ampliação do número de escolas federais; a criação de uma carreira nacional de Estado para professores; e a fixação de um cronograma para substituição dos sistemas municipal e estadual de educação por um modelo federal.
Segundo cálculos dos parlamentares defensores da ideia, a federalização da educação de base pode gerar uma economia de R$ 200 bilhões para prefeituras e governos estaduais.
O evento será realizado no Auditório Freitas Nobre, na Câmara, às 15 horas.
Da Redação – MO


http://www2.camara.leg.br/camaranoticias/noticias/EDUCACAO-E-CULTURA/465372-FRENTE-PELA-FEDERALIZACAO-DA-EDUCACAO-BASICA-SERA-LANCADA-NA-TERCA.html

Hino de Cuiabá


Hino de Cuiabá



O Hino foi oficializado pela Lei N.º 633, de 10 de Abril de 1962.

O seu artigo segundo, que nem sempre é cumprido, diz: "Será obrigatório em todas as solenidades da Prefeitura Municipal que houver participação musical, quando o encerramento se der com o toque do Hino de Cuiabá".



Hino de Cuiaba
Letra: Prof. Esequiel P. R. Siqueira
Música: Luiz Cândido da Silva


Cuiabá, és nosso encanto
Teu céu da fé tem a cor
Da aurora o lindo rubor
Tens estelifero manto.

Estribilho

Cuiabá, és rica de ouro;
És do Senhor Bom Jesus;
Do Estado, a Cidade-luz;
És, enfim, nosso tesouro.

Recendes qual um rosal,
Enterneces corações
Ergues a Deus orações
Para venceres o mal.

Tens beleza sem rival,
Cultuas sempre o valor
Do bravo descobridor
Pascoal Moreira Cabral.


Maestro Luiz Cândido da Silva


Fragmentos da entrevista com António Nóvoa


Programa Mais Educação recebe inscrições de escolas da rede pública até final de maio

Está aberto o período de cadastramento de novas escolas públicas que pretendam integrar o Programa Mais Educação, da Secretaria de Educação Básica (SEB) do Ministério da Educação. O cadastramento deve ser feito por meio do acesso ao sistema do Programa Dinheiro Direto na Escola (PDDE) interativo e o cadastramento pode ser feito até o final de maio.
A oferta da educação integral é realizada por meio da diversificação de atividades educacionais. As escolas passam a oferecer orientação de estudos e leitura, com acompanhamento pedagógico, obrigatória para todas as escolas, com monitoria, preferencialmente, de estudante de licenciaturas vinculadas ao Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID), ou estudante de graduação com estágio supervisionado.
Além do acompanhamento, os participantes podem optar por ações nas áreas de educação ambiental; esporte e lazer; direitos humanos em educação; cultura e artes; cultura digital; promoção da saúde; comunicação e uso de mídias; investigação no campo das ciências da natureza e educação econômica.
A meta para 2014 é alcançar a adesão de 60 mil escolas. Escolas que se apresentam com 50% ou mais de estudantes participantes do Programa Bolsa Família mantêm-se prioritárias para o atendimento, considerando a intersetorialidade do programa com o Ministério do Desenvolvimento Social (MDS), por meio do Programa Brasil Sem Miséria.
O Programa Mais Educação tem a finalidade de contribuir para a melhoria da aprendizagem, com o estímulo à ampliação do tempo de permanência de crianças, adolescentes e jovens matriculados em escola pública. É a estratégia indutora da educação em tempo integral no Brasil, instituída pela Portaria Interministerial n.º 17/2007 e regulamentado pelo Decreto 7083/2010.
Acesse a página do PDDE Interativo para cadastrar a escola

Confira o passo a passo para o cadastramento de novas escolas

Assessoria de Comunicação Social

http://portal.mec.gov.br/index.php?option=com_content&view=article&id=20355

Professor doa rim para salvar vida de aluna em Londres

Do UOL, em São Paulo


O professor Ray Coe, 53, da escola Royal Docks Community em Londres (Inglaterra), decidiu doar um de seus rins para tentar salvar a vida de sua aluna. As informações são do portal do tabloide britânico "Daily Mail".
A estudante Alya Ahmed Ali, 13, foi diagnosticada com hidrocefalia (popularmente conhecida como água no cérebro) e sofria de insuficiência renal. A primeira doença resultou em sérias dificuldades de aprendizagem.
Preocupada com a saúde da filha, a mãe já havia informado ao professor Coe que possivelmente a aluna não poderia frequentar normalmente suas aulas.
Ao saber da doença da estudante, o docente, que atua como coordenador de educação especial, perguntou como poderia ajudá-la. "Eu disse: posso sugerir meu nome como doador?", explicou Coe.
Alya recebeu a notícia com um grande abraço. A dupla passou por exames de sangue e o professor Coe foi considerado compatível.
O transplante foi realizado em fevereiro e ambos devem voltar para a escola depois da Páscoa. "É como se eu fosse outro membro da família agora", disse Coe.
Para o pai de Alya, Ahmed Ali, 47, o professor é um herói. "Ele é um homem incrível, nós devemos muito a ele".


Declaração para um novo ano

20 para 21  Certamente tivemos que fazer muitas mudanças naquilo que planejamos em 2019. Iniciamos 2020 e uma pandemia nos assolou, fazendo-...