quinta-feira, 30 de março de 2017

SEDUC: Governo institui Prêmio da Gestão Escolar

Viviane Saggin Seduc-MT 

O Governo do Estado lançou nesta quinta-feira (30.03), no Palácio Paiaguás, em Cuiabá, o Pró-Escolas, maior programa de ações e investimentos da história da educação pública de Mato Grosso. Dividida nos eixos ensino, inovação, estrutura e esporte e lazer, a iniciativa prevê investimentos de R$ 360 milhões em estrutura escolar até o final de 2018.
(...)
Prêmio
O Pró-Escolas institui ainda o Prêmio da Gestão Escolar, com o objetivo de valorizar as escolas que apresentarem experiências exitosas nos resultados pedagógicos. Nosso propósito é estimular o processo de ensino e aprendizagem, através do alinhamento entre currículo, formação e avaliação, propiciando a melhoria da proficiência, do fluxo escolar dos alunos e, consequentemente, os resultados do IDEB.
Os critérios para a escolha das escolas serão aquelas com melhor IDEB e as que apresentarem maior crescimento no IDEB. A premiação será destinada à escola, aos alunos e aos profissionais da educação


Leia a matéria na íntegra

Educação divulga programação para semana de aniversário de Cuiabá

A Secretaria Municipal de Educação (SME), por meio de seus setores de Diretoria e Coordenadoria, desenvolveu uma série de eventos internos em virtude da comemoração semanal de aniversário do município de Cuiabá, comemorado no dia 08 de abril.  
A programação ocorre entre os dias 03 e 12 de abril nas dependências do órgão. A abertura oficial da semana de aniversário, marcada para próxima segunda-feira (03), terá o pontapé no auditório da secretaria com a apresentação do coral Educanto formado pelos servidores da SME.
Outros eventos como o concurso de culinária, dança e o lançamento do projeto Mais Saberes estão previstos dentro da diversificada programação. A disputa gastronômica cuiabana acontece na Escola Municipal de Educação Básica (Emeb) Maria Dimpina, no bairro Coxipó.
Já a inauguração do ponto de leitura Mais Saberes, especificamente voltado ao público da pasta de Educação, será montado no espaço Lounge da própria secretaria. De acordo com a coordenadora da Biblioteca Saber Com Sabor, Edvair Pereira, o projeto possui o reconhecimento do Ministério da Educação do Governo Federal.
“Esse projeto, inclusive, é reconhecido pelo MEC. Ele [espaço de leitura] está autorizado à abertura em pontos públicos onde as pessoas possam escolher o livro, neste caso o público alvo que passa pela secretaria, para que efetuem sua leitura diária de modo desburocratizado, diferente das bibliotecas municipais que possuem todo o procedimento de cadastro e etc”, explicou.
Outras programações acontecerão ao longo de oito dias em comemoração aos 298 anos da capital mato-grossense. “Vamos desenvolver essas atividades na semana de aniversário já pensando na data dos 300 anos da capital que é um dos focos da gestão do prefeito Emanuel Pinheiro”, ressaltou a secretária Adjunta, Edilene Machado.
Confira a programação:
30 e 31 de março
Entrega de Poemas e Desenhos alusivos ao aniversário de Cuiabá
Autoria: Alunos da rede municipal de Educação
Abertura – 03 de abril
Local: Saguão Lounge
Horário: 09h30
Entrada das Bandeira/Hino de Cuiabá
Apresentação do Coral Educanto
Palestra do Historiador e Escritor Pedro Felix
Inauguração do Projeto “Mais Saberes” (Biblioteca Consciente)
Exposição de Livros de escritores cuiabanos
03 a 07 de abril
Exposição de obras literárias de escritores mato-grossenses
Local: Unidades de leituras das bibliotecas Saber com Sabor
Horário: Matutino e Vespertino
04 a 05 de abril
Projeto Educando para a Cuiabania III – Concurso de danças para alunos das unidades educacionais
Local: Saguão Lounge
Horário: Matutino (04) e Vespertino (05)
06 de abril
Exposição de Artes Plásticas
Local: Saguão Lounge
Horário: Período Integral
Projeto Educando para a Cuiabania III – Concurso de Culinária Cuiabana
Local: Emeb Profª Maria Dimpina Lobo Duarte
Horário: 18h


07 de abril
Projeto Educando para a Cuiabania III – Final do Concurso de Dança e premiações
Local: Teatro Maestro China
Horário: 08h
10, 11 e 12 de abril
Projeto Educando para a Cuiabania III – (City Tour) Um olhar cultural para nossa capital

Horário: Matutino e Vespertino  

SME

Declaração para um novo ano

20 para 21  Certamente tivemos que fazer muitas mudanças naquilo que planejamos em 2019. Iniciamos 2020 e uma pandemia nos assolou, fazendo-...