quarta-feira, 21 de agosto de 2019

Profissionais da Educação de 43 municípios participam de seminário sobre diversidade étnico-racial

Mais de 500 pessoas já estão inscritas no evento que vai reunir profissionais da Educação da rede municipal de Cuiabá e de 43 municípios

 
A Prefeitura de Cuiabá, por meio da Secretaria Municipal de Educação, em parceria com o Ministério da Educação, promove de quarta a sexta-feira (21 a 23), no Hotel Fazenda Mato Grosso, o Seminário “Educação Étnico-Racial: Perspectiva Inclusiva, Diversificada Intercultural”.
Mais de 500 pessoas já estão inscritas no evento que vai reunir profissionais da Educação da rede municipal de Cuiabá e de 43 municípios convidados, além de representantes de instituições e organizações da sociedade civil, ligadas ao tema.
As discussões estarão focadas em temas como a educação inclusiva e o direito à educação e ao ensino de forma igualitária, que respeite a individualidade e acredite nas potencialidades humanas, explicou a diretora geral de Gestão Educacional, Mabel Strobell.
“Nosso objetivo é promover a formação dos gestores dos municípios para que possamos implementar as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação das Relações Étnico-raciais e para o Ensino da História e Cultura Afro-brasileira, Africana e Indígena, na perspectiva da Educação Inclusiva e do currículo diversificado”, explicou a diretora geral.
Nesse sentido, as oito conferências, vivências e uma mesa redonda programadas para o evento vão abordar temas como direitos Humanos, Educação Inclusiva, Memória e Esquecimento Social, Curriculum em Interface com as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação das Relações Étnico-Raciais, o Ensino da História e Cultura Afro-Brasileira, Africana e Indígena e a Base Nacional Comum Curricular (BNCC).
Na abertura do encontro, na quarta-feira (21), às 19 horas, acontecerá a primeira conferência sobre tema, “A Educação em Direitos Humanos e Cidadania”, com o Prof. Dr. Luiz Augusto Passos.
Participarão do Seminário Educação Étnico-Racial profissionais de municípios do Araguaia, Norte, Médio Norte, e Vale do Rio Cuiabá. Também já confirmaram presenças representantes de unidades filantrópicas, Conselhos Estaduais de Promoção e Igualdade Racial, da Educação Escolar Indígena, da Pessoa com Deficiência, Municipal de Defesa dos Direitos da Pessoa Idosa, Grupo de União e Consciência Negra Nacional (GRUCON/MT), Fórum Estadual de Mulheres Negra entre outros.

Cuiabá_SME

Declaração para um novo ano

20 para 21  Certamente tivemos que fazer muitas mudanças naquilo que planejamos em 2019. Iniciamos 2020 e uma pandemia nos assolou, fazendo-...