terça-feira, 10 de setembro de 2013

Edital para eleição de gestores da rede municipal de Cuiabá

A Secretaria Municipal de Educação de Cuiabá iniciou esta semana o processo de eleição 2013 para gestores das escolas e creches da rede pública de ensino. O edital N° 013/2013 convoca a comunidade escolar (pais, alunos e profissionais da educação) a participar do processo de eleição geral para escolha de diretor de escola e de creche, coordenador pedagógico e secretário escolar.
As inscrições para os cargos de diretor, coordenador pedagógico e secretário escolar serão realizadas de 16 a 18 de setembro, das 8h às 11h e das 14 às 18h, no auditório Maestro China, na Secretaria Municipal de Educação.
A eleição para diretor escolar e de creche, coordenador pedagógico e secretário escolar serão realizadas no dia 29 de novembro, das 6h30 às 18h30 nas creches e das 8h às 18h, para escolas com dois turnos de funcionamento, e das 8h às 20h nas escolas com três turnos.
A escolha para diretor escolar será feita por profissionais de educação em exercício na escola; alunos regularmente matriculados e com frequência comprovada e que estejam na faixa-etária de 12 anos em diante; pai ou mãe ou responsável legal dos alunos com até 16 anos.
O resultado final da eleição será divulgado no dia 6 de dezembro, no mural do saguão de entrada da Secretaria Municipal de Educação.
Confira o edital e a portaria aqui
Fonte:  Rosane Brandão
http://www.cuiaba.mt.gov.br/noticias?id=7436

UNDIME cobra cumprimento da lei que estabelece Piso Salarial

A União Nacional dos Dirigente Municipais de Educação (Undime) comemorou a sanção da Lei dos Royalties pela presidente Dilma Roussef, mas diz que ainda é preciso buscar mais fontes de financiamento. "Como a própria presidente Dilma Rousseff enumerou, são inúmeros os desafios para oferecermos uma educação de qualidade a todas as crianças, jovens, adultos e idosos deste país", diz em nota. Um dos desafios é o pagamento do piso salarial dos professores, atualmente em R$ 1.567.
A Undime não tem um levantamento atualizado de quantos são os municípios que não conseguem pagar o piso salarial. Um dos problemas apontados pelo próprio ministro da Educação, Aloizio Mercadante, é que a arrecadação das cidades não consegue acompanhar o reajuste do piso, que aumentou 64% nos últimos anos.
A presidente Dilma Rousseff e o ministro da Educação disseram nessa segunda-feira que uma das destinações dos royalties será a carreira de docente. "É ali que eles [os recursos do pré-sal] têm que estar se quisermos ter uma nação desenvolvida", disse Mercadante, referindo-se ao pagamento do piso salarial e à carreira de docente. A lei sancionada ainda deverá ser regulamentada para que as destinações sejam especificadas.
leia mais e veja infográfico com os salários pagos nas capitais:
http://noticias.terra.com.br/educacao/undime-comemora-lei-dos-royalties-mas-pede-mais-fontes-de-financiamento,2d5471ea15ef0410VgnCLD2000000dc6eb0aRCRD.html

UNIC: um resultado que gera reflexão

ISA SOUSA
DA REDAÇÃO
A Universidade de Cuiabá (Unic) ficou em 192° lugar no indicador “Ensino”, do Ranking Universitário Folha 2013 (RUF), elaborado pelo jornal Folha de S. Paulo e publicado nesta segunda-feira (9). A posição é a última do ranking. Na classificação geral, a Unic ficou em 141º.

Segundo o levantamento, a nota alcançada pela instituição privada foi de 0,35. Em comparação, a Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), primeira colocada na categoria, obteve 30,51 pontos. 

No Estado, a Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) obteve a melhor colocação: 47º lugar no indicador "ensino", com 19,95. Na classificação geral, ficou em 37º.

A Universidade do Estado de Mato Grosso (Unemat) está em 122º lugar, com 4,48 pontos - no geral, em 140º. 

leia mais:
http://www.midianews.com.br/conteudo.php?sid=3&cid=172008

PNE: Educação Especial em discussão

Depois de ser aprovado pela Comissão de Assuntos Econômicos (CAE), o Plano Nacional de Educação (PNE) deverá ser debatido e votado, nesta quarta-feira (11), pela Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ). O relator, senador Vital do Rêgo (PMDB-PB), ainda busca superar o impasse em torno da Meta 4 da proposta (PLC 103/2012), que pretende universalizar o atendimento a alunos especiais, de quatro a 17 anos, na rede regular de ensino.
Em entrevista à Rádio Senado, Vital afirmou que o Ministério da Educação tem demonstrado “desinteresse” em negociar uma solução mediada com associações e profissionais de ensino especial. A Federação Nacional das Associações de Pais e Amigos dos Excepcionais (Fenapaes) teme que a prioridade de inclusão dos alunos especiais no ensino regular leve ao fim da educação especial nas escolas públicas.
leia mais: http://www12.senado.gov.br/noticias/materias/2013/09/09/vital-do-rego-busca-consenso-sobre-ensino-especial-no-pne

Declaração para um novo ano

20 para 21  Certamente tivemos que fazer muitas mudanças naquilo que planejamos em 2019. Iniciamos 2020 e uma pandemia nos assolou, fazendo-...