sexta-feira, 6 de janeiro de 2017

Governo do Estado de MT fará concurso para a Seduc, com 5,7 mil vagas

Cargos serão para professor, técnico administrativo e apoio administrativo
Helson França Seduc/MT  
Foto: Mayke Toscano

Governo do Estado vai abrir concurso público voltado aos profissionais da Educação de Mato Grosso com a oferta total de 5.748 vagas, entre todos os níveis de formação. Serão 2.617 vagas para professor (nível superior) da Educação Básica, 355 para técnico administrativo (nível médio) e 2.776 para apoio administrativo (nível fundamental).
Com a realização do concurso, a Secretaria de Estado de Educação, Esporte e Lazer (Seduc) cumpre o compromisso firmado com os trabalhadores da Educação, no ano passado.
Para o cargo de professor, a carga horária definida será de 30 horas semanais, atendendo a pedido do Sindicato dos Trabalhadores da Educação de Mato Grosso (Sintep-MT).
A Seduc aguarda apenas o parecer da Secretaria de Estado de Gestão (Seges) para dar andamento aos trabalhos e posterior divulgação do edital – o que deve ocorrer em breve.
No orçamento da Seduc para este ano já está assegurado o valor de R$ 5,9 milhões para contratação, por meio de licitação, da empresa que deverá realizar o concurso.
De acordo com o secretário de Estado de Educação, Esporte e Lazer, Marco Marrafon, a realização do concurso público faz parte do Pró-Escolas, programa desenvolvido pela Seduc que abrange o desenvolvimento de ações nas áreas de ensino, estrutura e inovação, com foco na qualidade do ensino e combate à evasão escolar.
“As transformações que visam à melhoria dos índices educacionais exigem a composição de um quadro fixo de docentes e consequente redução da alta rotatividade de professores contratados. A Seduc busca, desta forma, fortalecer e valorizar a formação continuada dos educadores e atender às demandas da comunidade escolar com mais eficiência”, disse Marrafon.
Conforme o secretário, a expectativa é de dar início à nomeação dos aprovados ainda no decorrer deste ano.
Hoje, a Seduc possui 40 mil servidores, sendo que 22,9 mil são professores. Destes, 9.231 são efetivos e 13.733 contratados.



http://www.mt.gov.br/-/5641227-governo-do-estado-fara-concurso-para-a-seduc-com-5-7-mil-vagas

"Me sinto desvalorizado pelo Brasil", diz professor premiado

Eleito educador do ano em 2016, capixaba de 26 anos concorre agora a prêmio considerado "Nobel da Educação". Em entrevista à DW, ele critica falta de investimentos nos professores e nas escolas públicas.


Wemerson está entre os 50 finalistas do Global Teacher Prize
O professor de ciências Wemerson da Silva Nogueira conhece bem os desafios enfrentados nas escolas públicas e os impactos que projetos polêmicos discutidos ao longo de 2016 em Brasília, como a PEC do teto dos gastos e a reforma do ensino médio, podem trazer para dentro da sala de aula.
Formado em uma faculdade à distancia, Nogueira pagava a mensalidade de 190 reais (valor da época) com o dinheiro que ganhava vendendo picolés e colhendo café na roça da família, em Nova Venécia, no norte do Espírito Santo. Hoje, aos 26 anos, e com apenas cinco anos de formado, ele já ganhou dez prêmios nacionais — incluindo o de "Educador do ano 2016".


Para ler a matéria completa, clique AQUI

Cuiabá: SME diz que não há mais aprovados em concurso a serem chamados

Por: JESSICA BACHEGA


Secretaria municipal de educação, Mabel Strobel
Após polêmica entre classificados no concurso da Prefeitura de Cuiabá, a Secretaria Municipal de Educação (SME) informou, por meio de nota, que o edital lançado nesta quinta-feira (6) para a contratação de profissionais temporários é necessária. Afirma também que não é possível empossar candidatos classificados em concurso anterior. Logo após a divulgação do Edital, pessoas que foram classificadas no Concurso de 2015, na Secretaria, denunciaram que ainda aguardavam serem chamadas e estavam indignadas com o processo para novas contratações na pasta. 

Conforme a nota encaminhada para assessoria de imprensa, o seletivo visa a a formação de banco de dados para eventuais substituições de servidores afastados por licença médica, designações, readaptação de função, afastamento sem ônus, afastamento para qualificação profissional e licença prêmio.

“Todas essas situações têm prazo determinado, de acordo com as perícias e documentos apresentados. Por isso, não é possível empossar classificados em concurso”, diz trecho da nota.

Na nota, a prefeitura ressalta ainda que todos os aprovados no concurso realizado pela secretária já assumiram seus cargos e que não há mais aprovados para serem chamados para preenchimento de vagas. 

Por fim explica que era previsto no edital do concurso realizado em 2015, que os candidatos aprovados não seriam chamados imediatamente, mas de acordo com a necessidade no decorrer do ano letivo.

O edital divulgado disponibiliza mais de cinco mil vagas e as inscrições ocorrem entre os dias 20 e 30 deste mês.

Confira nota na íntegra:
Considerando que candidatos classificados no último concurso questionam, por meio da imprensa e redes sociais que não foram chamados para tomar posse, enquanto a Secretaria promove contratação temporária, a Secretaria Municipal de Educação (SME) de Cuiabá esclarece que:

1)    o Processo Seletivo Simplificado para contratos temporários na educação/contagem de pontos de 2017 (Edital nº 1/2017/GS/SME) visa a formação de um banco de dados para possíveis substituições de servidores efetivos afastados por licença médica, designações, readaptação de função, afastamento sem ônus, afastamento para qualificação profissional e licença prêmio. Todas essas situações tem prazo determinado, de acordo com as perícias e documentos apresentados. Por isso, não é possível empossar classificados em concurso.

2)    Conforme levantamento da Diretoria de Recursos Humanos da SME, todos os Aprovados no último concurso foram convocados para tomar posse. Ou seja, não há mais candidatos aprovados para serem chamados para as vagas existentes.

3)    O próprio edital já prevê que será respeitado o concurso realizado no ano de 2015. O edital também esclarece que os candidatos classificados na contagem de pontos não serão chamados de imediato, mas sim de acordo com a necessidade durante o decorrer do ano letivo.


http://www.hipernoticias.com.br/cidades/sme-nao-ha-mais-aprovados-a-serem-chamados/68519

Declaração para um novo ano

20 para 21  Certamente tivemos que fazer muitas mudanças naquilo que planejamos em 2019. Iniciamos 2020 e uma pandemia nos assolou, fazendo-...