quinta-feira, 26 de setembro de 2013

Trabalhadores da educação fazem passeata nesta quinta-feira

Professores e trabalhadores da rede estadual realizam passeata nesta quinta-feira (26), a partir das 15 horas. O objetivo é pressionar para que o Governo apresente logo a contraproposta que foi enviada pela categoria, no que diz respeito ao reajuste salarial. A concentração do ato será no acampamento dos professores, instalado no CPA, no entorno do Tribunal Regional do Trabalho (TRT).

Na última negociação, o Governo propôs o reajuste salarial a partir de maio de 2014. Os professores reivindicam que esse aumento vigore ainda neste ano. 
O ato público marcará o 45º dia de greve na rede estadual. "

Na última segunda-feira (23) o Sindicato dos Trabalhadores do Ensino Público de Mato Grosso (Sintep/MT) protocolaram a contraproposta da categoria no Palácio Paiaguás. A redação de uma contraproposta foi aprovada em assembleia geral realizada na sexta-feira (20) e conforme deliberação acatou parcialmente o documento. 

Outro ponto contestado é o parcelamento da hora-atividade dos professores interinos, que não recebem pelo trabalho extra que realizam em casa, como a correção de provas e a preparação de aula. 

leia mais:
http://www.midianews.com.br/conteudo.php?sid=3&cid=173911

Advogado espalha faixas em Maringá para combater vícios de linguagem

Algumas ideias aparecem repentinamente, sem você esperar por elas. Foi assim que a proposta de corrigir vícios de linguagem por meio de faixas espalhadas nos semáforos de Maringá (PR) surgiu, conta o advogado Lutero de Paiva Pereira.
A iniciativa surgiu enquanto Pereira jogava uma partida de golfe. "[O golfe] é um esporte que possibilita alguns momentos de reflexão. Em um deles [dos jogos] fiquei pensando nos vícios de linguagem que existem no ambiente do jogo. Voltei pra casa e pensei mais sobre os vícios que estão presentes em nossa realidade", explica o advogado. "Logo tive a ideia. Conversei com um companheiro de equipe da minha empresa e em uma semana já estava circulando a primeira faixa com correções de algumas palavras."
O objetivo do projeto Sinal do Saber, segundo o autor, é contribuir com o "desenvolvimento cultural da cidade".

Cruzamentos

"Por que não usar o semáforo para divulgar o conhecimento melhor da nossa gramática?", diz o idealizador da iniciativa que faz parte das ruas da cidade desde julho deste ano. "O sinaleiro é utilizado muito por artistas para suas artes."
O critério para a escolha dos semáforos é o fluxo de pessoas, explica o também advogado Tobias Marini de Salles Luz, que ajuda a coordenar o projeto. "Fazemos um rodízio entre os principais cruzamentos da cidade. A divulgação varia entre 4h e 8h por dia, dependendo da data e da ocasião, como promoções no comércio, feriados etc", conclui.
Depois de exibidas nos semáforos, as faixas são expostas em parques e praças da cidade. O conteúdo delas é feito exclusivamente por Pereira. "Mas eu não me valho apenas dos meus conhecimentos. Consulto a gramática já produzida e também alguns sites especializados", diz o autor do projeto.
"A iniciativa está sendo bem aceita pela população. Já temos 12 faixas espalhadas pela cidade, mas não quero só ficar nos vícios de linguagem. O próximo passo será espalhar também conteúdos com informações etimológicas das palavras, contextos históricos, geopolíticos", destaca Pereira.
De acordo com o idealizador, outras cidades já mostraram interesse em replicar a ideia, como Curitiba (PR), Cuiabá (MT) e Presidente Prudente (SP).
veja os erros: http://educacao.uol.com.br/noticias/2013/09/25/advogado-espalha-faixas-em-maringa-para-combater-vicios-de-linguagem.htm#fotoNav=6

Programa Técnicas Didáticas: para assistir e aprender

O programa Técnicas Didáticas está com novos vídeos no ar. São aulas para apoiar os professores em pontos muito práticos do dia a dia da sala de aula. Os oito novos vídeos mostram situações reais nas quais a aplicação de determinadas técnicas facilitam o aprendizado dos alunos.
O Técnicas Didáticas é o programa de formação de professores oferecido pela Fundação Lemann, que tem foco na gestão e prática de sala de aula. O curso e workshops do programa já formaram mais de 1000 professores, gestores e diretores de São Paulo, Paraná, Rio de Janeiro e Minas Gerais, e agora com as vídeo aulas pretende chegar a um número muito maior de educadores.
clique abaixo e veja vários vídeos

Declaração para um novo ano

20 para 21  Certamente tivemos que fazer muitas mudanças naquilo que planejamos em 2019. Iniciamos 2020 e uma pandemia nos assolou, fazendo-...