sexta-feira, 12 de dezembro de 2014

Confirmado: Permínio Filho será o Secretário de Educação de Mato Grosso (atualizado)

O Governador eleito  Pedro Taques anunciou nesta quinta-feira  o Secretário de Educação. 


O Ex-Secretário de Educação de Cuiabá Permínio Pinto Filho é quem terá a responsabilidade de, nas palavras do futuro Governador, dar encaminhamento para a erradicação do analfabetismo no estado (são aproximadamente 200 mil pessoas analfabetas), além  de assegurar a melhoria dos indicadores educacionais. 


Mato Grosso tem, no melhor dos dados, 37,63% dos alunos proficientes (5º ano em Língua Portuguesa); no pior dos casos, no Ensino Fundamental, são apenas 7,96% (9º ano em Matemática), conforme dados da Prova Brasil 2013. 

Outro desafio colocado pelo Governador eleito para o Secretário Permínio Filho é o de melhorar os indicadores do Ensino Médio. Mato Grosso é o penúltimo colocado entre os estados da federação, de acordo com os dados do  IDEB, com índice de 2,6, ficando à frente apenas de Alagoas.

Estudantes de Poconé escrevem coletânea infantil


"Era uma vez .... O começo da maioria dos contos com essas três palavras têm o grande poder de aguçar a imaginação das crianças. Foi nesse sentido que a professora Neide da Silva Campos resolveu trabalhar com os alunos. Ao invés de somente contar as histórias, a professora decidiu que era a vez deles criarem os próprios contos. Assim nasceu o "Era uma vez...Contando história com a turma do 1° ciclo, 3ª Fase, da Escola Estadual General Caetano de Albuquerque". A unidade de Poconé editou uma coletânea reunindo a produção dos alunos, em que todos usaram a imaginação para escrever o próprio conto de fadas. Para a professora, o trabalho foi o resultado das atividades diárias da sala de aula, contribuindo para o aprimoramento da escrita, leitura e alfabetização.

Como exemplo do bom resultado desse trabalho, a educadora cita o caso do estudante Jorge Gomes. Ele ingressou na escola no 2° semestre de 2014, e com ajuda do projeto, conclui o 1° ciclo alfabetizado. "Este trabalho me permite compreender o processo de aprendizagem dos alunos. O que nós como alfabetizadores precisamos entender é que nossos alunos são capazes, ele podem aprender e temos que acreditar neles", diz.

Neide Campos relata que um dos subsídios para desenvolver o "Era uma vez...", veio exatamente da experiência em participar do Pacto Nacional da Alfabetização na Idade Certa (PNAIC). Para ela, os cadernos e os materiais trabalhados pelo PNAIC dão suporte para que o professor trabalhe cada caso e etapa da criança. Foi a partir do respeito a esses caminhos individuais que os estudantes elaboraram os próprios textos e ilustrações. A onça, o cachorro, a cavalhada, um menino que gostava de capoeira, são algumas das obras dos educandos.

Coordenadora pedagógica, Suzana Helena, descreveu o encantamento provocado nas narrativas. "Além de nos permitir conhecer seu mundo, seu cotidiano, sua história, também abre caminhos para uma interação surpreendente, despertando a magia do mundo da leitura e da escrita na vida de cada educando."



Assessoria/Seduc-MT
ALINE MARQUES

http://www.seduc.mt.gov.br/Paginas/Estudantes-de-Pocon%C3%A9-escrevem-colet%C3%A2nea-infantil.aspx

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