sexta-feira, 26 de dezembro de 2014

Cidade onde Cid foi prefeito inspirou programa nacional de alfabetização

Sobral tem uma das melhores avaliações do Ideb no Ceará e no Brasil.
Programa de alfabetização na idade certa começou em Sobral, no Ceará


Do G1 CE

A cidade natal do governador do Ceará, Cid Gomes, nomeado nesta terça-feira (23) como ministro da Educação, inspirou programas nacionais de educação. O Programa de Alfabetização na Idade Certa, desenvolvida inicialmente em Sobral, foi a base para a criação do Pacto Nacional de Alfabetização na Idade Certa, do Governo Federal. O programa foi criado quando Cid era prefeito de Sobral e executada a partir de 2007.
"Essas avaliações, tanto as feitas pelo Ministério, quanto as avaliações censitárias, mostram um quadro preocupante da distribuição regional da desigualdade. Por isso, é tão importante que lá em Sobral, um prefeito e hoje um governador tenham mostrado que encarar a alfabetização na idade certa, não só é possível, como foi realizado. Faz parte da realidade do Ceará", afirmou Dilma Rousseff, quando anunciou o lançamento do pacto nacional.
Durante discurso na Assembleia Legislativa do Ceará, antes do anúncio oficial de que ocuparia o cargo de ministro, Cid Gomes destacou ações voltadas para educação durante seu governo, de 2006 a 2014, e como prefeito de Sobral, de 1996 a 2004. "Essa experiência teve muito resultado e está sendo estendida desde o ano passado até o quinto ano no Ceará", afirmou.
A cidade de Sobral alcançou a meta estabelecida para 2021 do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb). Segundo o Ministério da Educação, o PNAIC envolverá 108 mil escolas, 400 mil turmas e 360 mil professores.
No Ceará, o Programa Alfabetização na Idade Certa capacitou cerca de 15 mil professores dos 184 municípios cearenses e beneficia mais de 300 mil alunos de 1º e 2º ano do ensino fundamental, de acordo com o governo do estado. O projeto recebeu investimento de R$ 20 milhões do governo estadual.
Polêmicas com professores
Cid Gomes também se envolveu em polêmicas que geraram protestos e greves de professores da rede pública estadual. Durante greve de professores das universidades públicas estaduais em 2011, Cid falou que a categoria deveria "trabalhar por amor". "Isso é uma opinião minha que governador, prefeito, presidente, deputado, senador, vereador, médico, professor e policial devem entrar, ter como motivação para entrar na vida pública, amor e espírito público", afirmou.
Ainda em decorrência da greve, os professores ocuparam a Assembleia Legislativa em protesto contra a aprovação do reajuste salarial da categoria, abaixo do que os profissionais reivindicavam. Professores e simpatizantes da greve acamparam na Assembleia e deixaram o local apenas com uma ação da Polícia Militar, que usou spray de pimenta, gás e cacetetes contra professores. Pelo menos duas pessoas ficaram feridas.

http://g1.globo.com/ceara/noticia/2014/12/cidade-natal-de-cid-gomes-inspirou-programa-nacional-de-alfabetizacao.html

Professora adota meios digitais para ajudar aluno a ler melhor


Professora de escola pública em Quixadá, Ceará, Maria de Nazaré Sousa Freire decidiu aproveitar o interesse dos alunos por novas tecnologias e transformá-las em elementos mediadores da relação entre professor, estudante e conteúdo. Ela tomou a iniciativa ao verificar que os alunos apresentavam déficit de aprendizagem em escrita, leitura e compreensão de textos.
“Os recursos tecnológicos fazem parte do universo dos alunos. Então, procuramos transformá-los em ferramentas facilitadoras do processo de ensino e aprendizagem para motivar e levar o estudante a aprender a aprender”, destaca a professora.
Surgia, assim, o projeto Plugado na Informação, Construindo Conhecimento, desenvolvido este ano com turmas do oitavo e do nono anos do ensino fundamental da Escola Municipal de Ensino Fundamental José Jucá. O trabalho, um dos vencedores da oitava edição do Prêmio Professores do Brasil, foi realizado em conjunto. Além de Nazaré, regente do laboratório de informática da escola, participaram as professoras Francinara Maira de Brito Lopes, Fabiana de Holanda Miranda, Patrícia Luzia Pinheiro Fernandes e Francisca Elizangela da Silva Pereira. “O projeto permitiu o avanço gradativo dos alunos na aprendizagem e na construção de novos saberes à medida que iam se envolvendo nas atividades, questionando sua realidade, expressando ideias, interagindo com os outros e tendo contato com a informação”, diz Nazaré.
De acordo com a professora, o projeto incentivou os estudantes a fazer novas leituras e os ajudou a melhorar na produção de textos. Além disso, passaram a compreender melhor o que liam e o contexto em que vivem. “Eles também desenvolveram o senso crítico, adquiriram habilidade no uso dos recursos tecnológicos e de ferramentas digitais e estão mais responsáveis no uso das redes sociais”, assegura.
Jornal — Durante a execução do projeto, os alunos participaram de atividades como leitura de obras literárias, apresentação de seminários, debates sobre temas culturais e oficinas sobre gênero textual, com destaque para o texto jornalístico. Também receberam orientações sobre a produção de um jornal escolar, entrevistaram pessoas da comunidade, produziram fotos e vídeos e criaram um site para a divulgação do jornal JJ News – A Nossa Voz.
Para Nazaré, o Prêmio Professores do Brasil representa o reconhecimento pelo trabalho desenvolvido em meio a uma série de dificuldades. “Mostra que, com determinação, superamos barreiras e que, na educação, o trabalho em equipe é imprescindível para êxito do processo de ensino-aprendizagem”, ressalta a educadora, que tem licenciatura plena em história e especialização em metodologia do ensino fundamental. Ela está no magistério há 28 anos.
Fátima Schenini
Saiba mais no Jornal do Professor
http://portal.mec.gov.br/index.php?option=com_content&view=article&id=20996

Taques encontrará escolas com infraestrutura precária e cenário preocupante já que MT é o 2º pior no Ideb

Da Redação - Wesley Santiago
Foto: Sintep

O estudo realizado pela equipe do governador eleito, Pedro Taques (PDT), apontou que o político irá encontrar uma situação alarmante nas escolas públicas estaduais. Segundo o diagnóstico, as unidades estão em condições precárias e há falta de salas devido a grande demanda. Mato Grosso, no ensino médio, é o segundo pior no índice do Ideb (Índice de Desenvolvimento da Educação Básica).
 
De acordo com o diagnóstico, menos de 40% dos alunos têm o conhecimento desejado para o ano de estudo, seja no quinto ou no nono ano do ensino fundamental. Além disto, Mato Grosso aparece como o segundo pior Estado, no ensino médio, no índice do Ideb. A meta projetada era de 3,1, porém, o governo de Silval Barbosa (PMDB) conseguiu apenas o índice de 2,7.
 
O estudo aponta ainda que as unidades escolares do Estado estão em condições precárias e que não há previsão do repasse de manutenção para as escolas iniciarem o ano letivo de 2015. A equipe do futuro governador elenca ainda que os contratos não têm monitoramento. As escolas estão com falta de salas devido a grande demanda.
 
Mato Grosso tem cerca de 440 mil estudantes matriculados nas escolas estaduais. São aproximadamente 750 unidades em todo o Estado. No ano passado, o Sindicato dos Trabalhadores no Ensino Público de Mato Grosso (Sintep) divulgou o "Dossiê das Escolas Públicas de Mato Grosso" relatando a precariedade do ensino.
 
O documento mostrou um cenário de precariedade na infraestrutura das unidades de ensino: "O Governo tem recursos para realizar as reformas. Ocorre que, muitas vezes, as empreiteiras fazem projetos mal executados, abandonam as obras, solicitam aditivos de verbas e não concluem o serviço. Falta fiscalização sobre o destino do dinheiro público", disse a professora Maria Celma Oliveira, presidente da subsede do Sintep.
 
O Governo do Estado foi procurado durante toda a semana para comentar o diagnóstico realizado pela equipe de Pedro Taques, porém, não se pronunciou.

http://www.olhardireto.com.br/noticias/exibir.asp?noticia=Taques_encontrara_escolas_precarias_e_cenario_preocupante_ja_que_MT_e_o_2_pior_no_Ideb&id=386060

Declaração para um novo ano

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