segunda-feira, 5 de setembro de 2016

Cuiabá e Cáceres recebem I Festival Internacional de Dança Folclore do Pantanal

O Centro de Recursos Didáticos de Espanhol (CRDE), o Grupo Parafolclórico Vitória Régia de Cáceres e Associação Mato-grossense de Espanhol (Ample), em parceria com a Secretaria de Estado de Educação, Esporte e Lazer (Seduc) realizam, entre os dias 8 e 10 de setembro, o I Festival Internacional de Dança Folclore do Pantanal (Fifopan). O evento, que conta com apresentações culturais de dança, colóquio e imersão linguística, tem como objetivo promover atividades que inter-relacionem educação, lazer e dança.
Participam do encontro grupos de danças de diversos países da América do Sul como os brasileiros Grupo Parafolclórico Vitória Régia (Mato Grosso) e Grupo De Dança Popular Vidart’s  (Rio Grande Do Norte); Ballet Folklorico Universitário Irpasiri (Trujillo/Peru); os colombinanos Asociación Artística Y Cultural Juventud 2000 (Cali), Maravillosa Colombia Internacional (Bogotá) e Los Paisas Corporación Cultural De Danzas (Medellín); o chileno Agrupación Los Areneros de Pirque Chile (Santiago) e o argentino Ma Küme Peñi, Ballet Juan Chelemin De Londres Argentina (Catamarca).
O festival tem início em Cáceres, no dia 07, com apresentações de dança de grupos convidados. No dia seguinte, a abertura do evento em Cuiabá ocorre às 19h no Sesc Arsenal. A programação é aberta ao público.
No dia 09, das 08h às 11h, será realizado no Sesc Arsenal o Colóquio sobre Arte e Dança com aproximadamente 50 professores de Artes. A ação conta com o apoio da Universidade Aberta do Brasil (UAB) e Centro de Formação e Atualização de Professores (Cefapro), polo Cuiabá.
No período da tarde, cerca de 300 estudantes da Escola Estadual Presidente Médici recebem os grupos de danças convidados. Às 19h, os artistas se apresentam no Sesc Arsenal, com espetáculo aberto ao público.
No dia 10, é a vez da comunidade escolar da EE Dione Augusta da Silva Souza receber a programação. As apresentações culturais ocorrem ao longo do dia para cerca de 500 estudantes. Às 19h a escola abre as portas à comunidade, que poderá conferir as manifestações artísticas.
De acordo com a coordenadora do projeto em Cuiabá, professora Cristiane Montes de Novais, também será realizada uma programação especial para os professores de espanhol das redes públicas e privadas. “O evento vai oferecer uma imersão linguística, cultural e colóquio com esses profissionais”, informa. Ao todo, são ofertadas 40 vagas.
Cristiane destaca que será um grande encontro de povos e culturas no Pantanal com a participação de diferentes setores sociais. “Temos a intenção também de promover a divulgação de Mato Grosso, do Pantanal, bem como sua preservação e valorização de manifestações folclóricas”, finaliza a educadora.
Mais informações: e-mail: cr.cuiaba@gmail.com ou pelo telefone (65) 3637-6001.

Viviane Saggin
Assessoria Seduc-MT

http://www.seduc.mt.gov.br/Paginas/Cuiab%C3%A1-e-C%C3%A1ceres-recebem-I-Festival-Internacional-de-Dan%C3%A7a-Folclore-do-Pantanal.aspx

Declaração para um novo ano

20 para 21  Certamente tivemos que fazer muitas mudanças naquilo que planejamos em 2019. Iniciamos 2020 e uma pandemia nos assolou, fazendo-...